Descrição
Sinopse
Este é um livro sobre literacia estatística que procura demonstrar que a estatística se encontra associada a todas as áreas do saber e que por isso faz parte do quotidiano, em particular, do quotidiano do jardim de infância, enriquecendo os projetos e sobretudo apoiando o desenvolvimento do raciocínio das crianças. O raciocínio é uma competência da mente, uma capacidade da pessoa, que lhe permite aprender disciplinas complexas ao longo da vida. No jardim de infância, o objetivo é, como sabemos, desenvolver atividades e projetos que promovam o desenvolvimento das competências das crianças. Não se trata portanto de ensinar pequenas unidades didáticas mas antes de abordar os temas ou conteúdos de tal forma que fortaleça as disposições, ou habits of mind necessários para aprender.
No primeiro capítulo, os autores clarificam o conceito de literacia estatística e aprofundam alguns conceitos relacionados com a disciplina e o seu cruzamento com a matemática. As ideias de co-construção do currículo, de criança investigadora e competente, de educador igualmente investigador e competente e de trabalho de projeto situam-nos na sua linha de pensamento pedagógico e estabelecem a relação com o contexto da educação pré-escolar numa visão integradora do currículo.
O segundo capítulo aprofunda o conceito de metodologia de projeto que apresenta através do relato de uma experiência prática de construção de uma planificação em teia. A narrativa ilustra clara e criteriosamente o modo como a planificação se vai construindo e reconstruindo e os conhecimentos são mobilizados, num percurso que ilustra as expetativas e necessidades das crianças quando crianças e adultos planificam juntos o(s) novo(s) percurso(s) a seguir.
O terceiro capítulo centra-se numa imagem de educador como profissional reflexivo, conceito que ilustra com a frase de Paulo Freire “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (pág.133). Efetivamente, ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, “envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o o fazer e o pensar sobre o fazer (Freire, 1996, p. 22).
in Prefácio, Lúcia Santos – Fundação Bissaya Barreto
ÍNDICE
AGRADECIMENTOS
PREFÁCIO
NOTAS PRÉVIAS – INTRODUÇÃO
PARTE I – GUIA DE LEITURA
Educação Pré-Escolar: A relação entre o ambiente, a criança e o(a) adulto(a)
O que se entende por literacia estatística
Pensamento estatístico e raciocínio estatístico
Matemática e estatística: diferenças e semelhanças
A literacia estatística em contexto de Educação Pré-Escolar
Práticas integradas na promoção da literacia estatística
PARTE II – CORPO E PENSAMENTO EM AÇÃO
Um relato em três fases
Rede de conhecimentos: Aprendendo a aprender
Planificação em teia: A construção diária da prática
Metodologia de trabalho de projeto: Algumas considerações
Fases do Projeto
Fase I: Uma questão, um ponto de partida
Escolha do tópico e planificação da ação
Fase II: À procura das respostas à questão inicial
As pesquisas, as partilhas e a construção do conhecimento
Fase III: Um olhar sobre as aprendizagens
O valor do que se aprendeu
PARTE III – UM OLHAR REFLEXIVO
Práticas reflexivas: pensar o amanhã, o agora e o depois
O conhecimento do(a) educador(a): um ato reflexivo que suporta as práticas educativas
O conhecimento do(a) educador(a): um constructo em constante construção
SOBRE OS AUTORES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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