Descrição
3ª Edição Disponível para Envios
Sinopse
O livro apresenta um Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica, com vista ao desenvolvimento de competências fonológicas em crianças de idade pré-escolar e 1ºCEB, contempla um conjunto diversificado de exercícios dos diferentes níveis de consciência fonológica, organizados por ordem crescente de dificuldades, com vista à estimulação de competências metafonológicas. O livro é composto por quatro tarefas – consciência da palavra, consciência da sílaba, consciência intersilábica e consciência fonémica. Cada tarefa é, por sua vez, constituída por diversos exercícios de treino, que prepara a criança para os exercícios que se seguem. O programa pode ser aplicado individualmente ou a pequenos grupos. Trata-se de um instrumento de intervenção apelativo, adequado e eficaz, sendo uma ferramenta de trabalho que pode ser utilizada no contexto clinico e/ou pedagógico.
Índice:
Símbolos do Alfabeto Fonético Internacional (AFI) usados nesta obra, para a transcrição dos sons do português europeu
Prefácio
Agradecimentos
Justificação do tema da presente publicação
Introdução
Parte I
1 – Enquadramento teórico do conceito de consciência fonológica
1.1 – Definição e Delimitação do Conceito de Consciência Fonológica
1.2 – Desenvolvimento Fonológico
1.3 – Desenvolvimento da Consciência Fonológica
1.4 – Tipos de Consciência Fonológica
1.4.1 – Consciência da Palavra
1.4.2 – Consciência Silábica
1.4.3 – Consciência Intrassilábica
1.4.4 – Consciência Fonémica
2 – A Consciência Fonológica e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Parte II
1 – Apresentação do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica
1.1 – Seleção das imagens, das tarefas e dos estímulos linguísticos
1.2 – Organização dos conteúdos
2 – Considerações prévias à utilização do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica
3 – Estrutura do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica
Parte III – Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica
1 – Consciência da Palavra
1.1 – Consciência da Palavra: Identificação de Frases Curtas e Compridas
1.2 – Consciência da Palavra: Segmentação Frásica
1.3 – Consciência da Palavra: Contagem de Palavras
1.4 – Consciência da Palavra: Omissão de Palavras na Frase
1.5 – Consciência da Palavra: Adição de Palavras na Frase
1.6 – Consciência da Palavra: Produção de Frases com Igual Número de Palavras
1.7 – Consciência da Palavra: Ordenação de Palavras na Frase
2 – Consciência Silábica
2.1 – Consciência Silábica: Identificação de Palavras com Igual Sílaba Inicial
2.2 – Consciência Silábica: Produção de Palavras com Igual Sílaba Inicial
2.3 – Consciência Silábica: Identificação de Palavras com Igual Sílaba Final
2.4 – Consciência Silábica: Produção de Palavras com Igual Sílaba Final
2.5 – Consciência Silábica: Identificação da Sílaba Tónica
2.6 – Consciência Silábica: Reconstrução Silábica (Dissílabos e Trissílabos)
2.7 – Consciência Silábica: Segmentação Silábica
2.8 – Consciência Silábica: Contagem de Sílabas
2.9 – Consciência Silábica: Omissão de Sílabas (Finais, Iniciais e Mediais)
2.10 – Consciência Silábica: Adição de Sílabas Iniciais
2.11 – Consciência Silábica: Inversão de Sílabas
3 – Consciência Intrassilábica
3.1 – Consciência Intrassilábica: Identificação de Palavras que Rimam
3.2 – Consciência Intrassilábica: Produção de Palavras que Rimam
3.3 – Consciência Intrassilábica: Identificação de Palavras que Não Rimam
3.4 – Consciência Intrassilábica: Divisão da Sílaba em Ataque e Rima
4 – Consciência Fonémica
4.1 – Consciência Fonémica: Identificação de Fonemas na Palavra
4.2 – Consciência Fonémica: Identificação de Palavras com Igual Fonema Inicial
4.3 – Consciência Fonémica: Produção de Palavras com Igual Fonema Inicial
4.4 – Consciência Fonémica: Identificação de Palavras que Não Partilham o Mesmo Fonema Inicial
4.5 – Consciência Fonémica: Identificação de de Palavras com Igual Fonema Final
4.6 – Consciência Fonémica: Reconstrução Fonémica
4.7 – Consciência Fonémica: Segmentação Fonémica
4.8 – Consciência Fonémica: Contagem de Fonemas
4.9 – Consciência Fonémica: Omissão de Fonemas (Finais, Iniciais e Mediais)
4.10 – Consciência Fonémica: Adição de Fonemas (Iniciais e Mediais)
4.11 – Consciência Fonémica: Substituição de Fonemas (Iniciais e Mediais)
Bibliografia
Maria Paula Reis Anacleto –
Suponho ser um excelente instrumento de trabalho muito útil para suprir dificuldades ao nível da linguagem.