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Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica

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Sinopse

O livro apresenta um Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica, com vista ao desenvolvimento de competências fonológicas em crianças de idade pré-escolar e 1ºCEB, contempla um conjunto diversificado de exercícios dos diferentes níveis de consciência fonológica, organizados por ordem crescente de dificuldades, com vista à estimulação de competências metafonológicas.

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SOBRE
O LIVRO

Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica

Sinopse

O livro apresenta um Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica, com vista ao desenvolvimento de competências fonológicas em crianças de idade pré-escolar e 1ºCEB, contempla um conjunto diversificado de exercícios dos diferentes níveis de consciência fonológica, organizados por ordem crescente de dificuldades, com vista à estimulação de competências metafonológicas. O livro é composto por quatro tarefas – consciência da palavra, consciência da sílaba, consciência intersilábica e consciência fonémica. Cada tarefa é, por sua vez, constituída por diversos exercícios de treino, que prepara a criança para os exercícios que se seguem. O programa pode ser aplicado individualmente ou a pequenos grupos. Trata-se de um instrumento de intervenção apelativo, adequado e eficaz, sendo uma ferramenta de trabalho que pode ser utilizada no contexto clinico e/ou pedagógico.

Índice: Símbolos do Alfabeto Fonético Internacional (AFI) usados nesta obra, para a transcrição dos sons do português europeu A ORALIDADE E A ESCRITA POR ONDE COMEÇAR A ENSINAR A LINGUAGEM ESCRITA A IMPORTÂNCIA DO TREINO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Justificação do tema Introdução Parte I 1 - Enquadramento teórico do conceito de consciência fonológica 1.1 – DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DO CONCEITO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 1.2 - DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO 1.3 – DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 1.4 - TIPOS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 1.4.1 – CONSCIÊNCIA DA PALAVRA 1.4.2 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA 1.4.3 – CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA 1.4.4 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA 2 - A consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita Parte II 1 - Apresentação do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica 1.1 – SELEÇÃO DAS IMAGENS, DAS TAREFAS E DOS ESTÍMULOS LINGUÍSTICOS 1.2 – ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS 2 – Considerações prévias à utilização do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica 3 - Estrutura do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica Parte III - Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica 1 – CONSCIÊNCIA DA PALAVRA 1.1 - CONSCIÊNCIA DA PALAVRA: IDENTIFICAÇÃO DE FRASES CURTAS E COMPRIDAS 1.2 - CONSCIÊNCIA DA PALAVRA: SEGMENTAÇÃO FRÁSICA 1.3 - CONSCIÊNCIA DA PALAVRA: CONTAGEM DE PALAVRAS 1.4 - CONSCIÊNCIA DA PALAVRA: OMISSÃO DE PALAVRAS NA FRASE 1.5 - CONSCIÊNCIA DA PALAVRA: ADIÇÃO DE PALAVRAS NA FRASE 2 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA 2.1 - CONSCIÊNCIA SILÁBICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL SÍLABA INICIAL 2.2 - CONSCIÊNCIA SILÁBICA: PRODUÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL SÍLABA INICIAL 2.3 - CONSCIÊNCIA SILÁBICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL SÍLABA FINAL 2.4 - CONSCIÊNCIA SILÁBICA: IDENTIFICAÇÃO DA SÍLABA TÓNICA 2.5 - CONSCIÊNCIA SILÁBICA: RECONSTRUÇÃO SILÁBICA (DISSÍLABOS E TRISSÍLABOS) 2.6 - CONSCIÊNCIA SILÁBICA: SEGMENTAÇÃO SILÁBICA 2.7 - CONSCIÊNCIA SILÁBICA: CONTAGEM DE SÍLABAS 2.8 - CONSCIÊNCIA SILÁBICA: OMISSÃO DE SÍLABAS (FINAIS, INICIAIS E MEDIAIS) 2.9 - CONSCIÊNCIA SILÁBICA: ADIÇÃO DE SÍLABAS INICIAIS 2.10 - CONSCIÊNCIA SILÁBICA: INVERSÃO DE SÍLABAS 3 – CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA 3.1 - CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS QUE RIMAM 3.2 - CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA: PRODUÇÃO DE PALAVRAS QUE RIMAM 3.3 - CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS QUE NÃO RIMAM 3.4 - CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA: DIVISÃO DA SÍLABA EM ATAQUE E RIMA 4 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA 4.1 - CONSCIÊNCIA FONÉMICA: IDENTIFICAÇÃO DE FONEMAS NA PALAVRA 4.2 - CONSCIÊNCIA FONÉMICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL FONEMA INICIAL 4.3 - CONSCIÊNCIA FONÉMICA: PRODUÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL FONEMA INICIAL 4.4 - CONSCIÊNCIA FONÉMICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL FONEMA FINAL 4.5 - CONSCIÊNCIA FONÉMICA: RECONSTRUÇÃO FONÉMICA 4.6 - CONSCIÊNCIA FONÉMICA: SEGMENTAÇÃO FONÉMICA 4.7 - CONSCIÊNCIA FONÉMICA: CONTAGEM DE FONEMAS 4.8 - CONSCIÊNCIA FONÉMICA: OMISSÃO DE FONEMAS (FINAIS, INICIAIS E MEDIAIS) 4.9 - CONSCIÊNCIA FONÉMICA: ADIÇÃO DE FONEMAS (INICIAIS E MEDIAIS) 4.10 - CONSCIÊNCIA FONÉMICA: SUBSTITUIÇÃO DE FONEMAS (INICIAIS E MEDIAIS) Bibliografia

Opinião dos leitores

1 avaliação de Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica

  1. Maria Paula Reis Anacleto

    Suponho ser um excelente instrumento de trabalho muito útil para suprir dificuldades ao nível da linguagem.

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DETALHES DO PRODUTO

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Autor

Catarina Rios

– Terapeuta da Fala – Mestre em Ciências da Fala e Audição. Terapeuta da Fala EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ATUAL Terapeuta da Fala na ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões) desde 2002 Terapeuta da Fala em diversas clínicas e centros de terapia, como o Centro de Terapia da Fala e Apoios Complementares – Santa Comba Dão. VALÊNCIAS: Prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das perturbações da comunicação, da linguagem oral e da fala em crianças e jovens com necessidades educativas especiais
Catarina Rios

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