Descrição
Sinopse
A par da qualidade, profundidade e atualidade do referencial teórico apresentado, destaco o rigor metodológico da investigação realizada e os seus contributos para as práticas educativas e para a formação dos profissionais e das profissionais que trabalham na educação pré-escolar.
A solidez teórico-prática deste trabalho é de particular relevância num momento em que a educação de infância entra numa nova etapa da sua história, com a publicação de novas Orientações Curriculares por parte do Ministério da Educação.
Dando voz a um grupo de oito educadoras, a Helena Horta acompanha de muito perto a realidade do seu quotidiano, ouvindo as suas dificuldades e preocupações, ao mesmo tempo que descreve as diferentes formas com que trabalham a abordagem à escrita nos seus grupos.
Como formadora, mas sobretudo como educadora de infância, a autora explica que este trabalho surge a partir de questões com que se foi confrontando ao longo da sua experiência pessoal e profissional: “fui visionando que as crianças antes de quererem ‘ler’, ambicionam ‘escrever’ como os adultos e as crianças mais velhas” e foi a partir destas “descobertas” que se foi entusiasmando pelo estudo desta problemática, salvaguardando sempre que as várias áreas e domínios curriculares da educação pré-escolar se articulam, não podendo ser considerados isoladamente. O estudo realizado, para além de possibilitar um melhor conhecimento das práticas relativas ao trabalho sobre a linguagem escrita na educação pré-escolar, procura constituir-se como uma base de questionamento, evidenciando a preocupação de existir sempre uma adequação às características específicas das crianças.
in, Prefácio – Maria João Cardona
ÍNDICE
PREFÁCIO
PRÓLOGO
CAPÍTULO I – A LINGUAGEM (ESCRITA) COMO EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA LINGUAGEM
LINGUAGEM (ESCRITA) E COMUNICAÇÃO
GESTÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
A EXPRESSÃO E A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
PERSPETIVA DE CONJUNTO
CAPÍTULO II – INTENCIONALIZAR A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA
COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS DO EDUCADOR
O EDUCADOR COMO “MODELO ESCRITOR”
CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE REGISTOS ESCRITOS EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA
O EDUCADOR COMO UM “GUIA EXPERIMENTADO”
A ORALIDADE E A ESCRITA: UM “DIÁLOGO INTERATUANTE”
A CRIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DE UM AMBIENTE “COMUNICATIVAMENTE ESTIMULANTE”
CRITÉRIOS PARA A CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM AMBIENTE “COMUNICATIVAMENTE ESTIMULANTE”
UM INSTRUMENTO ORIENTADOR NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
PERSPETIVA DE CONJUNTO
CAPÍTULO III – O EDUCADOR COMO PROPONENTE DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM À LINGUAGEM ESCRITA
METODOLOGIA DE TRABALHO POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA
ESTAR EM PROJETO, DIALOGANDO COM A LINGUAGEM ESCRITA
O EDUCADOR DEVE BRINCAR (MUITO!) COM A LINGUAGEM ESCRITA
A LINGUAGEM ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DE INFÂNCIA
A LINGUAGEM ESCRITA NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE EDUCADORES DE INFÂNCIA
ATITUDES E ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO
PERSPETIVA DE CONJUNTO
CAPÍTULO IV – OITO EDUCADORAS DE INFÂNCIA: OITO FORMAS DE ABORDAR A LINGUAGEM ESCRITA
UMA SÍNTESE PROBLEMATIZADORA
UM TEMPO PARA PLANIFICAR A INTENCIONALIDADE EDUCATIVA
UM TEMPO E UM ESPAÇO PARA CONCRETIZAR A PRÁTICA
UM TEMPO PARA REFLETIR
DA INTENÇÃO PLANIFICADA À PRÁTICA CONCRETIZADA: UMA CONSTRUÇÃO ARTICULADA DE MÚLTIPLAS SINERGIAS
A – O EDUCADOR COMO GESTOR CURRICULAR
B – A LINGUAGEM ESCRITA VISTA POR UM GRUPO DE EDUCADORAS
C – A ESPECIFICIDADE DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
D – A DIMENSÃO REFLEXIVA E A PERSPETIVA DE APRENDIZ EPÍLOGO
PERSPETIVAS DE PARTILHAR EXPERIÊNCIAS
PERSPETIVAS DE FORMAÇÃO CONJUNTA
PERSPETIVAS DE APROFUNDAMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL
REFERÊNCIAS
AGRADECIMENTOS
Promoção válida de 6 a 30 de maio 2022