20 %

Linguagem Escrita na Educação de Infância

[product_subtitle]

14,90  11,92 

Sinopse

Como formadora, mas sobretudo como educadora de infância, a autora explica que este trabalho surge a partir de questões com que se foi confrontando ao longo da sua experiência pessoal e profissional: “fui visionando que as crianças antes de quererem ‘ler’, ambicionam ‘escrever’ como os adultos e as crianças mais velhas” e foi a partir destas “descobertas” que se foi entusiasmando pelo estudo desta problemática, salvaguardando sempre que as várias áreas e domínios curriculares da educação pré-escolar se articulam, não podendo ser considerados isoladamente. O estudo realizado, para além de possibilitar um melhor conhecimento das práticas relativas ao trabalho sobre
a linguagem escrita na educação pré-escolar, procura constituir-se como uma base de questionamento, evidenciando a preocupação de existir sempre uma adequação às características específicas das crianças.

Em stock

Adicionar à Lista de Desejos
Adicionar à Lista de Desejos

Portes Grátis

Entrega Prioritária

Garantia do melhor preço

SOBRE
O LIVRO

Linguagem Escrita na Educação de Infância

Sinopse

A par da qualidade, profundidade e atualidade do referencial teórico apresentado, destaco o rigor metodológico da investigação realizada e os seus contributos para as práticas educativas e para a formação dos profissionais e das profissionais que trabalham na educação pré-escolar. A solidez teórico-prática deste trabalho é de particular relevância num momento em que a educação de infância entra numa nova etapa da sua história, com a publicação de novas Orientações Curriculares por parte do Ministério da Educação. Dando voz a um grupo de oito educadoras, a Helena Horta acompanha de muito perto a realidade do seu quotidiano, ouvindo as suas dificuldades e preocupações, ao mesmo tempo que descreve as diferentes formas com que trabalham a abordagem à escrita nos seus grupos. Como formadora, mas sobretudo como educadora de infância, a autora explica que este trabalho surge a partir de questões com que se foi confrontando ao longo da sua experiência pessoal e profissional: “fui visionando que as crianças antes de quererem ‘ler’, ambicionam ‘escrever’ como os adultos e as crianças mais velhas” e foi a partir destas “descobertas” que se foi entusiasmando pelo estudo desta problemática, salvaguardando sempre que as várias áreas e domínios curriculares da educação pré-escolar se articulam, não podendo ser considerados isoladamente. O estudo realizado, para além de possibilitar um melhor conhecimento das práticas relativas ao trabalho sobre a linguagem escrita na educação pré-escolar, procura constituir-se como uma base de questionamento, evidenciando a preocupação de existir sempre uma adequação às características específicas das crianças. in, Prefácio - Maria João Cardona

ÍNDICE

PREFÁCIO PRÓLOGO CAPÍTULO I - A LINGUAGEM (ESCRITA) COMO EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA LINGUAGEM LINGUAGEM (ESCRITA) E COMUNICAÇÃO GESTÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR A EXPRESSÃO E A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR PERSPETIVA DE CONJUNTO CAPÍTULO II - INTENCIONALIZAR A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS DO EDUCADOR O EDUCADOR COMO "MODELO ESCRITOR" CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE REGISTOS ESCRITOS EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA O EDUCADOR COMO UM "GUIA EXPERIMENTADO" A ORALIDADE E A ESCRITA: UM "DIÁLOGO INTERATUANTE" A CRIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DE UM AMBIENTE "COMUNICATIVAMENTE ESTIMULANTE" CRITÉRIOS PARA A CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM AMBIENTE "COMUNICATIVAMENTE ESTIMULANTE" UM INSTRUMENTO ORIENTADOR NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA PERSPETIVA DE CONJUNTO CAPÍTULO III - O EDUCADOR COMO PROPONENTE DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM À LINGUAGEM ESCRITA METODOLOGIA DE TRABALHO POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA ESTAR EM PROJETO, DIALOGANDO COM A LINGUAGEM ESCRITA O EDUCADOR DEVE BRINCAR (MUITO!) COM A LINGUAGEM ESCRITA A LINGUAGEM ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DE INFÂNCIA A LINGUAGEM ESCRITA NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE EDUCADORES DE INFÂNCIA ATITUDES E ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO PERSPETIVA DE CONJUNTO CAPÍTULO IV - OITO EDUCADORAS DE INFÂNCIA: OITO FORMAS DE ABORDAR A LINGUAGEM ESCRITA UMA SÍNTESE PROBLEMATIZADORA UM TEMPO PARA PLANIFICAR A INTENCIONALIDADE EDUCATIVA UM TEMPO E UM ESPAÇO PARA CONCRETIZAR A PRÁTICA UM TEMPO PARA REFLETIR DA INTENÇÃO PLANIFICADA À PRÁTICA CONCRETIZADA: UMA CONSTRUÇÃO ARTICULADA DE MÚLTIPLAS SINERGIAS A – O EDUCADOR COMO GESTOR CURRICULAR B – A LINGUAGEM ESCRITA VISTA POR UM GRUPO DE EDUCADORAS C – A ESPECIFICIDADE DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR D – A DIMENSÃO REFLEXIVA E A PERSPETIVA DE APRENDIZ EPÍLOGO PERSPETIVAS DE PARTILHAR EXPERIÊNCIAS PERSPETIVAS DE FORMAÇÃO CONJUNTA PERSPETIVAS DE APROFUNDAMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL REFERÊNCIAS AGRADECIMENTOS

Opinião dos leitores

5 avaliações de Linguagem Escrita na Educação de Infância

  1. Dora Costa Gouveia

    Eu acho o livro fantástico, também por ser de boa leitura e interessante para qualquer pessoa. Eu e Catarina adoramos aqueles momentos. A Catarina ia lendo o livro e quando saímos suspirou e disse que “devia era fazer uma formação para trabalhar com crianças”

    Conceição Simões, Assistente Social, Faro e a filha Catarina, 17 anos, estudante de Artes

  2. Dora Costa Gouveia

    “Adorei o teu livro e já coloquei em prática algumas coisas. Foi tocante o sorriso de um menino de 4 anos quando fez a sua assinatura. Ele ficou muito perturbado quando o desafiei e insistia que não sabia escrever. Até que eu olhei para ele e disse, faz de conta que és o professor … Ele olhou para mim e começou a fazer os seus ‘gatafunhos’ – nunca vou esquecer a cara dele. Estava radiante, pois tinha conseguido escrever o seu nome.”

    Carla Gomes, Bióloga Marinha, mentora do Projeto “Viver com o Oceano”, que desenvolve projetos com crianças em idade pré-escolar e alunos do 1.º ciclo

  3. Dora Costa Gouveia

    “Os seus contributos são sempre uma mais valia para a minha (e qualquer!) prática pedagógica, professora. Ajudou-me a refletir imenso e a querer debruçar-me mais, ainda, sobre este domínio que gosto muito!” (…) “É verdade, tive uma grande surpresa, até me caiu uma lágrima. Pode acreditar!”

    Cláudia Fernandes, Educadora de Infância, ex-aluna cujo material produzido enquanto aluna vem referenciado no livro.

  4. Dora Costa Gouveia

    (…) “Agradeço, mais uma vez, o conteúdo tão bom, tão bem estruturado e tão direccionado para a prática educativa de qualquer educador. Um livro bonito, como a Prof. Olga o disse e que merece ser lido, relido tantas vezes quantas necessárias. Vou debruçar-me sobre o que li e tentar melhorar as minhas práticas diárias em relação a este domínio tão bonito.”

    Cláudia Fernandes, Educadora de Infância, ex-aluna – Lançamento Faro, dia 19.11.2016

  5. Dora Costa Gouveia

    “Mais um excelente contributo para as questões da pedagogia. Obrigada Maria Helena Horta pela abordagem da escrita.”

    Fátima Candeias, Educadora – Lançamento em Faro, 19.11.2016

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DETALHES DO PRODUTO

Peso0.3 kg
ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

Autor

Maria Helena Horta

Educadora de infância, doutora em formação de professores: desenvolvimento profissional de professores para uma educação multicultural - Universidade de Huelva, Espanha. Mestre em Ciências da Educação, especialização em Educação de Infância; licenciada no domínio de especialização de educação especial e apoios educativos; bacharel em educação de infância, pela Universidade do Algarve. Docente na Universidade do Algarve - Departamento de Ciências Sociais e da Educação, Área Científica de Desenvolvimento Curricular, da Escola Superior de Educação e Comunicação, Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar.

Maria Helena Horta

Seja um Autor PsicoSoma!

Com mais de 50 títulos técnicos editados, a sua obra pode fazer parte de um leque de referência a nível nacional!

compre também

Hipnose Clínica

19,90  15,92 

OUTREM

12,00  9,60 

Cancro da Mama

19,90  15,92 

Esclerose Múltipla

19,90  15,92 

Psicomotricidade

19,90  15,92 

PSICOSOMA

OFERTA LIMITADA

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Fechar Carrinho
Back to top