Descrição
Sinopse
A Autora propõe uma série de cadernos com exercícios práticos que: “[…] procuram ser uma ferramenta de trabalho útil para o professor do aluno sobredotado ou para o educador, […] em contexto de sala de aula ou em ambiente familiar. Estas atividades podem, naturalmente, ser trabalhadas com alunos que não sejam sobredotados, já que, no que à sobredotação diz respeito, não se trata unicamente de oferecer conteúdos mais complexos, mas antes multiplicar e diversificar as atividades, proporcionando momentos desafiantes e aliciantes para evitar que o sobredotado se aborreça, desmotive ou subaproveite as suas potencialidades.”
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
ENQUADRAMENTO
CAPÍTULO 1 – CONCEITO DE SOBREDOTAÇÃO E DE ALUNO SOBREDOTADO
1.1- Mitos e Realidades relativos à Sobredotação
1.2- Uma Inteligência à Medida: os Testes de QI
1.2.1- As Inteligências Múltiplas
1.2.2- A Teoria dos três Anéis da Sobredotação: inteligência, criatividade e motivação
CAPÍTULO 2 – CARACTERÍSTICAS DO ALUNO SOBREDOTADO
2.1- Sinais de alerta de Sobredotação
2.2- Características Nucleares do Aluno Sobredotado
2.3- Identi cação e Avaliação do Aluno Sobredotado
CAPÍTULO 3 – A INCLUSÃO DO ALUNO SOBREDOTADO NA ESCOLA
3.1- A Intervenção Pedagógica no Aluno Sobredotado
3.1.1- A (in)adaptação do aluno sobredotado à escola e a (in)adaptação da escola ao aluno sobredotado
3.1.2- O Professor do Aluno Sobredotado
3.2- Modalidades de Atendimento ao Aluno Sobredotado
3.2.1- Aceleração escolar
3.2.2- Enriquecimento
3.2.3-Agrupamento/Segregação
CAPÍTULO 4 – CRIATIVIDADE E ESCRITA CRIATIVA
4.1- A Criatividade e a Imaginação
4.2- A Escrita Criativa e o Desenvolvimento Cognitivo
4.3- A Promoção da Criatividade e da Escrita Criativa na Sala de Aula
CONSIDERAÇÕES FINAIS
PROGRAMA DE ESCRITA CRIATIVA
CADERNO I
CADERNO II
CADERNO III
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LEGISLAÇÃOCONSULTADA
SÍTIOS DE INTERESSE
ANEXOS
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