Gestão da Educação em Portugal

20,79 

Gestão da Educação em Portugal Novas Perspetivas e Desafios Práticos

Educação é também sociedade, cultura e evolução.
Este livro tem por base uma compilação de alguns trabalhos desenvolvidos por professores, em especial com cargos diretivos em escolas, que pretendem ser um contributo de reflexão sobre a atualidade do setor da educação que podem fundamentar medidas e soluções para problemas diversos, uns herdados da sociedade industrial e outros nascidos na sociedade da informação.

Um livro capaz de despertar vontades e alinhar desafios.

REF: 9789728994914 Categorias: , , Etiquetas: ,

Descrição

Ninguém questiona que a educação é um ativo de capital humano das nações, fundamental para o desenvolvimento económico e social. Assim sendo, trata-se de um bem público, independentemente da natureza privada ou pública do prestador. Em Portugal, a educação tem passado por diversas transformações, algumas internas e outras derivadas de fatores externos. Um grande desafio, não só nacional mas a nível europeu, são as quebras das taxas de natalidade que caracterizaram a primeira década deste século e que fez com que os diversos níveis de ensino tivessem perdido quase meio milhão de estudantes em menos de duas décadas.

ÍNDICE

Gestão da Educação em Portugal: Introdução
A Escola do Século XXI – Desafios e Situações
Estudo das Qualidades Psicométricas da Escala de Motivação MWMS aplicada a Professores de um Agrupamento de Escolas em Portugal
Inteligência Espiritual no Ensino Secundário: um Estudo de Caso
Práticas Letivas com o Digital após a Realização das Oficinas de Capacitação: Impacto em Escolas da Mesma Área Geográfica
A Resiliência e Autoeficácia dos Docentes nas Mudanças no Currículo da Matemática
Tradução e Validação para a Língua Portuguesa do Questionário de Eficácia das Reuniões de Equipa
The Integral Class – Effortless Learning of Teaching
Que Caminhos para a Educação no Pós Pandemia
Novas Perspetivas e Desafios Práticos para a Educação: A Inteligência Emocional e a Inteligência Espiritual
Gestão da Educação em Portugal: Conclusão

 

 

 

Autor

Lurdes Neves

Presidente do Conselho Geral, investigadora e docente do ISG-Instituto Superior de Gestão. Lurdes Neves realizou o Doutoramento em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação. Áreas de Especialização em Psicologia da Educação, Psicologia das Organizações, Orientação Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira e Coaching Psicológico. Foi Coordenadora de Gabinetes de Apoio ao Docente em Agrupamentos de Escolas. Especialista em formação nas áreas de Liderança, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Gestão de Conflitos, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Conceção, Avaliação e Gestão da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching com públicos diversificados do setor público e privado. Consultora especializada em Agrupamentos de Escola, Gestão de Recursos Humanos, Projetos de Liderança Educativa, seleção e recrutamento para o desenvolvimento da liderança estratégica, implementação do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, coaching educativo e diferenciação pedagógica em sala de aula. Foi Investigadora no Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Diversas comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da liderança, coaching, mudança organizacional, educação e formação profissional.
Lurdes Neves

Miguel Varela

Miguel Varela, nascido em Lisboa a 27 de março de 1971, é o Diretor e Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Gestão (ISG) desde 2010 Foi também diretor do Instituto Superior de Novas Profissões (INP) entre 2009 e 2015 e é docente universitário desde 1994, tendo lecionado em diversas universidades privadas e públicas em Portugal e no estrangeiro. Tem cerca de duas centenas de publicações, divididas entre artigos em jornais e revistas de opinião e em revistas científicas e também diversos livros publicados. Tem o título de agregado em Economia da Empresa (2008) e é doutorado em Economia (2004). Tem um mestrado em Sistemas Organizacionais da Atividade Económica (1997), tendo concluído a licenciatura em Economia em 1994. É professor catedrático do ISG desde 2010/2011. Integrou comissões de avaliação do ensino superior no final da década de 90. Coordenou vários cursos de mestrado e de licenciatura em diversas universidades ao longo da sua carreira. Participou no design curricular de diversos cursos superiores e nas respetivas reformulações de cinco para quatro anos nos anos 90 e posteriormente, com Bolonha, em 2006/2007, de quatro para três anos. Orientou e integrou cerca de 200 júris de provas académicas de dissertações e teses. Foi orador em dezenas de conferências nacionais e internacionais. Exerceu ainda funções de consultor de diversas empresas, foi empresário no ramo da comunicação, integrou a Assembleia dos Representantes da Ordem dos Economistas e o respetivo Conselho de Profissão, é membro do Júri da 1ª Secção da Autorregulação da Publicidade e foi adjunto do Ministro da Economia do XV Governo Constitucional.

Miguel Varela

Informação adicional

Peso 0,3 kg
Dimensões:

Edição:

Idioma:

,

ISBN:

Local/ Ano:

Páginas:

Encardenação:

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Gestão da Educação em Portugal”

Também pode gostar…