20 %

Educação Pré-Escolar e Literacia Estatística

a criança como investigadora

de: Fernando Martins (Coord.), Isabel Duque, Luana Pinho, Ana Coelho, Vera Vale

Sinopse

Este é um livro sobre literacia estatística que procura demonstrar que a estatística se encontra associada a todas as áreas do saber e que por isso faz parte do quotidiano, em particular, do quotidiano do jardim de infância, enriquecendo os projetos e sobretudo apoiando o desenvolvimento do raciocínio das crianças. O raciocínio é uma competência da mente, uma capacidade da pessoa, que lhe permite aprender disciplinas complexas ao longo da vida. No jardim de infância, o objetivo é, como sabemos, desenvolver atividades e projetos que promovam o desenvolvimento das competências das crianças. Não se trata portanto de ensinar pequenas unidades didáticas mas antes de abordar os temas ou conteúdos de tal forma que fortaleça as disposições, ou habits of mind necessários para aprender.

in Prefácio, Lúcia Santos – Fundação Bissaya Barreto

14,90  11,92 

Em stock

SOBRE O LIVRO

Sinopse

Este é um livro sobre literacia estatística que procura demonstrar que a estatística se encontra associada a todas as áreas do saber e que por isso faz parte do quotidiano, em particular, do quotidiano do jardim de infância, enriquecendo os projetos e sobretudo apoiando o desenvolvimento do raciocínio das crianças. O raciocínio é uma competência da mente, uma capacidade da pessoa, que lhe permite aprender disciplinas complexas ao longo da vida. No jardim de infância, o objetivo é, como sabemos, desenvolver atividades e projetos que promovam o desenvolvimento das competências das crianças. Não se trata portanto de ensinar pequenas unidades didáticas mas antes de abordar os temas ou conteúdos de tal forma que fortaleça as disposições, ou habits of mind necessários para aprender.

No primeiro capítulo, os autores clarificam o conceito de literacia estatística e aprofundam alguns conceitos relacionados com a disciplina e o seu cruzamento com a matemática. As ideias de co-construção do currículo, de criança investigadora e competente, de educador igualmente investigador e competente e de trabalho de projeto situam-nos na sua linha de pensamento pedagógico e estabelecem a relação com o contexto da educação pré-escolar numa visão integradora do currículo.

O segundo capítulo aprofunda o conceito de metodologia de projeto que apresenta através do relato de uma experiência prática de construção de uma planificação em teia. A narrativa ilustra clara e criteriosamente o modo como a planificação se vai construindo e reconstruindo e os conhecimentos são mobilizados, num percurso que ilustra as expetativas e necessidades das crianças quando crianças e adultos planificam  juntos o(s) novo(s) percurso(s) a seguir.

O terceiro capítulo centra-se numa imagem de educador como profissional reflexivo, conceito que ilustra com a frase de Paulo Freire “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (pág.133). Efetivamente, ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, “envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o o fazer e o pensar sobre o fazer (Freire, 1996, p. 22).

in Prefácio, Lúcia Santos – Fundação Bissaya Barreto

 

ÍNDICE

AGRADECIMENTOS

PREFÁCIO

NOTAS PRÉVIAS – INTRODUÇÃO

PARTE I – GUIA DE LEITURA

Educação Pré-Escolar: A relação entre o ambiente, a criança e o(a) adulto(a)

O que se entende por literacia estatística

Pensamento estatístico e raciocínio estatístico

Matemática e estatística: diferenças e semelhanças

A literacia estatística em contexto de Educação Pré-Escolar

Práticas integradas na promoção da literacia estatística

PARTE II – CORPO E PENSAMENTO EM AÇÃO

Um relato em três fases

Rede de conhecimentos: Aprendendo a aprender

Planificação em teia: A construção diária da prática

Metodologia de trabalho de projeto: Algumas considerações

Fases do Projeto

Fase I: Uma questão, um ponto de partida

Escolha do tópico e planificação da ação

Fase II: À procura das respostas à questão inicial

As pesquisas, as partilhas e a construção do conhecimento

Fase III: Um olhar sobre as aprendizagens

O valor do que se aprendeu

PARTE III – UM OLHAR REFLEXIVO

Práticas reflexivas: pensar o amanhã, o agora e o depois

O conhecimento do(a) educador(a): um ato reflexivo que suporta as práticas educativas

O conhecimento do(a) educador(a): um constructo em constante construção

SOBRE OS AUTORES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Informação adicional

Peso 0.3 kg
ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

REF: 9789728994754 Categorias: , , Etiquetas: , , , , , ,
Brands
Licenciatura em Matemática Ensino, Mestrado em Matemática e Doutoramento em Matemática na Universidade da Beira Interior. Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra, e Diretor do curso de Educação Básica na mesma instituição. Investigador e Coordenador Científico do grupo de Matemática Aplicada no Instituto de Telecomunicações, Delegação da Covilhã e coautor da Coleção Sports Performance and Exercise da Springer Plus Journal.

   
Product ID: 3485

Nossas Recomendações e Opiniões dos Leitores

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Educação Pré-Escolar e Literacia Estatística”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

8 + seven =

Envios em 48H para todo o país! Ignorar

Help-Desk