Descrição
[vc_row][vc_column][vc_column_text]Sinopse
Estas são algumas perguntas que se nos podem colocar quando refletimos sobre a forma como uma criança se desenvolve e aprende e sobre a forma como podemos ajudá-la nesse processo, antecipando e evitando dificuldades. Tentaremos responder a estas e outras questões, mas, também, pretendemos sugerir alguns jogos e atividades lúdicas que facilitem a ação dos adultos que intervêm nos processos de aprendizagem das crianças em idade de jardim de infância, bem como nos primeiros anos da escolaridade, momento fulcral para a aprendizagem da leitura e da escrita. Com este objetivo, iniciamos com um capítulo em que tentamos entender os conceitos de desenvolvimento e aprendizagem, bem como as Dificuldades de Aprendizagem (D.A.) e as Dificuldades de Aprendizagem Específicas (D.A.E.). Para isso analisaremos as definições de cada um dos conceitos, a classificação e as características das crianças com D.A. e D.A.E. No segundo capítulo vamos refletir sobre como é que aprendemos com o corpo, o que é a Psicomotricidade, as fases de desenvolvimento psicomotor, as suas vertentes, relacional e funcional e áreas de aplicação, desde a reeducação à educação, passando pela terapia. É ainda neste capítulo que abordaremos os fatores psicomotores relacionados com a aprendizagem da leitura e da escrita: a importância do conceito de imagem do corpo na aprendizagem da leitura e da escrita, da postura e tonicidade, da lateralidade, da estruturação espacial e temporal, da coordenação motora ampla e fina e dos sistemas percetivos, bem como da combinação de alguns fatores psicomotores. Finalmente, refletiremos sobre a educação psicomotora na escola e analisaremos algumas críticas e resultados de estudos científicos sobre a importância atribuída a diversos fatores psicomotores na aprendizagem. O capítulo terceiro é dedicado aos jogos e atividades lúdicas divididos conforme o fator mais evidente em que se podem inserir os objetivos da realização de cada um. A descrição do jogo inclui a descriminação de três objetivos possíveis de cada jogo, os materiais necessários para a sua implementação, a descrição do jogo, a idade em que se enquadra e alternativas para a sua implementação. Para além destes elementos, são incluídos: uma grelha de avaliação de cada jogo ou atividade lúdica, a ilustração do jogo e, para as atividades lúdicas, que diferenciámos dos jogos, como explicámos na intrudução do capítulo, acrescentámos anexos com alguns materiais específicos para o desenvolver das atividades
Avaliações
Não existem opiniões ainda.