Descrição
Os conhecimentos e capacidades metalinguísticas adquiridas antes da escolarização condicionam todas as aprendizagens do currículo e desenvolvem na criança a percepção do sucesso ou de dificuldades de aprendizagem. As dificuldades sentidas pela criança na aprendizagem da leitura e da escrita levam a um progressivo desinvestimento nas aprendizagens, associado a sentimentos de incapacidade, a uma auto-estima muito baixa, a perturbações de comportamento, ansiedade e alterações emocionais. Tudo isto corresponde a um quadro sintomatológico de stress escolar infantil.
Como minimizar o stress escolar infantil?
A autora apresenta um plano de intervenção, levado à prática no Pré-escolar, com base nos resultados de uma pesquisa empírica no âmbito da sua dissertação de mestrado. É elaborado um conjunto de experiências chave e sugestões de actividades a partir das produções poéticas das crianças que as despertam para aprendizagens significativas da leitura e da escrita, aguçando-lhes a curiosidade pelo aprender a aprender que se concretiza no aprender a fazer. O papel do educador é de mediador nesta aventura grandiosa, provocando-lhes conflitos cognitivos, na construção de competências metalinguísticas, capacitando-as a enfrentem os desafios da aprendizagem formal da leitura e da escrita, apresentando baixos níveis de stress escolar, aquando da entrada no 1º ano do Ensino Básico.
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