Aprendizagem Inicial

17,91 

Os conhecimentos e capacidades metalinguísticas adquiridas antes da escolarização condicionam todas as aprendizagens do currículo e desenvolvem na criança a percepção do sucesso ou de dificuldades de aprendizagem. As dificuldades sentidas pela criança na aprendizagem da leitura e da escrita levam a um progressivo desinvestimento nas aprendizagens, associado a sentimentos de incapacidade, a uma auto-estima muito baixa, a perturbações de comportamento, ansiedade e alterações emocionais. Tudo isto corresponde a um quadro sintomatológico de stress escolar infantil.

 

Promoção válida de 6 a 30 de maio 2022

Em stock

REF: 9789728994150 Categoria: Etiquetas: , ,

Descrição

Os conhecimentos e capacidades metalinguísticas adquiridas antes da escolarização condicionam todas as aprendizagens do currículo e desenvolvem na criança a percepção do sucesso ou de dificuldades de aprendizagem. As dificuldades sentidas pela criança na aprendizagem da leitura e da escrita levam a um progressivo desinvestimento nas aprendizagens, associado a sentimentos de incapacidade, a uma auto-estima muito baixa, a perturbações de comportamento, ansiedade e alterações emocionais. Tudo isto corresponde a um quadro sintomatológico de stress escolar infantil.
Como minimizar o stress escolar infantil?

A autora apresenta um plano de intervenção, levado à prática no Pré-escolar, com base nos resultados de uma pesquisa empírica no âmbito da sua dissertação de mestrado. É elaborado um conjunto de experiências chave e sugestões de actividades a partir das produções poéticas das crianças que as despertam para aprendizagens significativas da leitura e da escrita, aguçando-lhes a curiosidade pelo aprender a aprender que se concretiza no aprender a fazer. O papel do educador é de mediador nesta aventura grandiosa, provocando-lhes conflitos cognitivos, na construção de competências metalinguísticas, capacitando-as a enfrentem os desafios da aprendizagem formal da leitura e da escrita, apresentando baixos níveis de stress escolar, aquando da entrada no 1º ano do Ensino Básico.

 

Promoção válida de 6 a 30 de maio 2022

Autor

Maria Lopes

Doutoranda em Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.Investigadora da FCT. Mestre em Psicologia - desenvolvimento Sensorial e Cognitivo. A Exercer funções de Diretora na UDI - Nuclisol Jean Piaget em Sto. André.
Maria Lopes

Informação adicional

Peso 0.3 kg
ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

Páginas:

Seja um Autor PsicoSoma!

Com mais de 50 títulos técnicos editados, a sua obra pode fazer parte de um leque de referência a nível nacional!