Descrição
Sinopse
Este Manual, que revela o lado potenciador da dança na aprendizagem, tem como objetivo fundamental servir a comunidade educativa, apresentando uma metodologia de trabalho interdisciplinar na área da dança criativa, desenvolvida na parte experimental do trabalho de Doutoramento em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, na Faculdade de Motricidade Humana.
Pretende-se assim contribuir para que o aluno alcance melhores desempenhos escolares, bem como desenvolva a dimensão expressiva-comunicativa-criativa, através da linguagem do corpo, do gesto e do movimento transformado, fundamental para o seu desenvolvimento integral.
As doze aulas de dança criativa com as áreas disciplinares abordadas potenciaram experiências de aprendizagem que envolveram a exploração de conceitos abstratos em concretos, levando a novas descobertas de movimentos expressivos e cria vos, conduzindo a uma melhor consolidação dos conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio.
Assim, pensamos que, no seu conjunto, os planos de aula apresentados neste manual constituirão um contributo válido na prática educativa, em que os professores poderão replicar os planos de aula no seu todo ou os exercícios individualmente, podendo estes, ainda, constituir uma fonte de inspiração para a criação de outros exercícios de dança.
Boas leituras!
Mais sobre os autores:
Cristina Leandro:
Licenciatura em Dança e Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Professora-Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Assume atividades de docência na área da Dança ao nível das diferentes Licenciaturas e Mestrados. Investigadora do Centro de Estudo em Etnomusicologia em Música e Dança (INET-MD) do pólo da FMH. Formadora de Dança, no âmbito da formação de docentes na zona de Coimbra, do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA). Formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua na área A31 – Expressão/Dança. Membro da daCi (Dance and the Child International).
Elisabete Monteiro:
Prelectora de inúmeras comunicações e de acções de formação e de workshops, a nível nacional e internacional. Publicação de artigos na área da Dança (composição coreográfica e ensino da dança contemporânea e dança criativa). Representante nacional da daCi (Dance and the Child International). Investigadora Integrada do Centro de Estudo em Etnomusicologia em Música e Dança (INET-MD) do pólo da FMH. Autora de publicações na área do ensino de dança, composição coreográfica e dança na comunidade. Coordenadora da Pós Graduação de Dança na Comunidade (Universidade de Lisboa – FMH).
Filipe Melo:
Professor associado da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa. Membro do Conselho Científico da FMH. Coordenador adjunto da licenciatura em Reabilitação Psicomotora. Pertence ao Laboratório de Comportamento Motor. Leciona as disciplinas de Psicofisiologia e Controlo Motor e Aprendizagem (1o Ciclo). Autor de publicações nas áreas de Controlo Motor, Comportamento Postural, Grafomotricidade, Perturbações do Movimento (Movement Disorders – Doença de Parkinson).
Avaliações
Ainda não existem avaliações.