Descrição
A publicação desta obra tenciona fornecer uma ferramenta e material para investigadores, diretores de turma, professores, formadores de professores, dirigentes escolares e decisores políticos na área da educação poderem atender e lidar com a temática da integração dos alunos na escola.
Ela oferece uma perspetiva aprofundada, inovadora e fundamentada da integração escolar, testemunhando a experiência e a agência das crianças no seu primeiro ano na nova escola, face às grandes e variadas mudanças que a transição de ciclo acarreta, analisada com recurso a estudos e textos teóricos de diversas áreas da sociologia e das ciências da educação.
São as crianças que a investigadora segue quando estas iniciam o 5º ano de escolaridade, representando este um contexto social de uma enorme complexidade para quem, com 10 anos, se tornou competente como pessoa, filho, aluno e colega durante o 1º ciclo. Este novo ciclo leva-as, de forma avassaladora, a viver num ambiente educativo físico, relacional e curricular muito mais complexo, estimulante, mas também ameaçador. Através de uma pesquisa de índole etnográfica (de convívio regular e intenso ao longo de um ano letivo), é este o caminho teórico-metodológico que a autora vai percorrer com as crianças, o que a leva a considerar as suas emoções, sentimentos e experiências durante a transição e integração no novo ciclo de escolaridade e numa nova escola.
A fim de responder à questão geral do estudo – “Como é que as crianças experienciam a sua integração numa escola pública num ano de transição de ciclo de ensino (do 1º para o 2º ciclo), o livro está organizado em sete capítulos.
Capítulo 1 – SITUANDO AS OPÇÕES TEÓRICAS e CENTRAIS
Capítulo 2 – SITUANDO AS OPÇÕES METODOLÓGICAS CENTRAIS
Capítulo 3 – A ENTRADA NO MUNDO DA NOVA ESCOLA
Capítulo 4 – A FORMAÇÃO DA TURMA
Capítulo 5 – A INTEGRAÇÃO ACADÉMICA
Capítulo 6 – QUOTIDIANO FAMILIAR DA CRIANÇA-ESTUDANTE-FILHO .
Capítulo 7 – CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
Avaliações
Ainda não existem avaliações.