A Integração Escolar das Crianças na Transição de Ciclo

14,90 

Novidade, já Disponível para Compra!

Um livro com uma perspetiva aprofundada, inovadora e fundamentada da integração escolar, testemunhando a experiência e a agência das crianças no seu primeiro ano na nova escola, face às grandes e variadas mudanças que a transição de ciclo acarreta, analisada com recurso a estudos e textos teóricos de diversas áreas da sociologia e das ciências da educação.

Ferramenta e material para investigadores, diretores de turma, professores, formadores de professores, dirigentes escolares e decisores políticos na área da educação poderem atender e lidar com a temática da integração dos alunos na escola.

Em stock

Descrição

Novidade, já Disponível!

A publicação desta obra tenciona fornecer uma ferramenta e material para investigadores, diretores de turma, professores, formadores de professores, dirigentes escolares e decisores políticos na área da educação poderem atender e lidar com a temática da integração dos alunos na escola.

Ela oferece uma perspetiva aprofundada, inovadora e fundamentada da integração escolar, testemunhando a experiência e a agência das crianças no seu primeiro ano na nova escola, face às grandes e variadas mudanças que a transição de ciclo acarreta, analisada com recurso a estudos e textos teóricos de diversas áreas da sociologia e das ciências da educação.

São as crianças que a investigadora segue quando estas iniciam o 5º ano de escolaridade, representando este um contexto social de uma enorme complexidade para quem, com 10 anos, se tornou competente como pessoa, filho, aluno e colega durante o 1º ciclo. Este novo ciclo leva-as, de forma avassaladora, a viver num ambiente educativo físico, relacional e curricular muito mais complexo, estimulante, mas também ameaçador. Através de uma pesquisa de índole etnográfica (de convívio regular e intenso ao longo de um ano letivo), é este o caminho teórico-metodológico que a autora vai percorrer com as crianças, o que a leva a considerar as suas emoções, sentimentos e experiências durante a transição e integração no novo ciclo de escolaridade e numa nova escola.

A fim de responder à questão geral do estudo – “Como é que as crianças experienciam a sua integração numa escola pública num ano de transição de ciclo de ensino (do 1º para o 2º ciclo), o livro está organizado em sete capítulos.

Capítulo 1 – SITUANDO AS OPÇÕES TEÓRICAS e CENTRAIS

Capítulo 2 – SITUANDO AS OPÇÕES METODOLÓGICAS CENTRAIS

Capítulo 3 – A ENTRADA NO MUNDO DA NOVA ESCOLA

Capítulo 4 – A FORMAÇÃO DA TURMA

Capítulo 5 – A INTEGRAÇÃO ACADÉMICA

Capítulo 6 – QUOTIDIANO FAMILIAR DA CRIANÇA-ESTUDANTE-FILHO .

Autor

Armanda Zenhas

Armanda Zenhas. Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Autora e coautora de livros na área da educação e de manuais escolares. Professora do 2º ciclo durante 30 anos da sua carreira docente, com vasta experiência de direção de turma e de formação de professores.

Informação adicional

Peso 0.3 kg
Autores

Armanda Zenhas

ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Encardenação:

Seja um Autor PsicoSoma!

Com mais de 50 títulos técnicos editados, a sua obra pode fazer parte de um leque de referência a nível nacional!