Sinopse

O livro apresenta Programas de Promoção do Desenvolvimento da consciência fonológica, com vista ao desenvolvimento de competências fonológicas em crianças de idade pré-escolar e 1ºCEB, contempla um conjunto diversificado de exercícios dos diferentes níveis de consciência fonológica, organizados por ordem crescente de dificuldades, com vista à estimulação de competências metafonológicas. O livro é composto por quatro tarefas – consciência da palavra, consciência da sílaba, consciência intersilábica e consciência fonémica. Cada tarefa é, por sua vez, constituída por diversos exercícios de treino, que prepara a criança para os exercícios que se seguem. O programa pode ser aplicado individualmente ou a pequenos grupos. Trata-se de um instrumento de intervenção apelativo, adequado e eficaz, sendo uma ferramenta de trabalho que pode ser utilizada no contexto clinico e/ou pedagógico.

Índice:

Símbolos do Alfabeto Fonético Internacional (AFI) usados nesta obra, para a transcrição dos sons do português europeu
A ORALIDADE E A ESCRITA
POR ONDE COMEÇAR A ENSINAR A LINGUAGEM ESCRITA
A IMPORTÂNCIA DO TREINO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Justificação do tema
Introdução
Parte I
1 – Enquadramento teórico do conceito de consciência fonológica
1.1 – DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DO CONCEITO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
1.2 – DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO
1.3 – DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
1.4 – TIPOS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
1.4.1 – CONSCIÊNCIA DA PALAVRA
1.4.2 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA
1.4.3 – CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA
1.4.4 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA

2 – A consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita

Parte II

1 – Apresentação do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica
1.1 – SELEÇÃO DAS IMAGENS, DAS TAREFAS E DOS ESTÍMULOS LINGUÍSTICOS
1.2 – ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS

2 – Considerações prévias à utilização do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica
3 – Estrutura do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica

Parte III – Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica

1 – CONSCIÊNCIA DA PALAVRA

1.1 – CONSCIÊNCIA DA PALAVRA: IDENTIFICAÇÃO DE FRASES CURTAS E COMPRIDAS
1.2 – CONSCIÊNCIA DA PALAVRA: SEGMENTAÇÃO FRÁSICA
1.3 – CONSCIÊNCIA DA PALAVRA: CONTAGEM DE PALAVRAS
1.4 – CONSCIÊNCIA DA PALAVRA: OMISSÃO DE PALAVRAS NA FRASE
1.5 – CONSCIÊNCIA DA PALAVRA: ADIÇÃO DE PALAVRAS NA FRASE

2 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA

2.1 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL SÍLABA INICIAL
2.2 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA: PRODUÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL SÍLABA INICIAL
2.3 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL SÍLABA FINAL
2.4 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA: IDENTIFICAÇÃO DA SÍLABA TÓNICA
2.5 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA: RECONSTRUÇÃO SILÁBICA (DISSÍLABOS E TRISSÍLABOS)
2.6 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA: SEGMENTAÇÃO SILÁBICA
2.7 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA: CONTAGEM DE SÍLABAS
2.8 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA: OMISSÃO DE SÍLABAS (FINAIS, INICIAIS E MEDIAIS)
2.9 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA: ADIÇÃO DE SÍLABAS INICIAIS
2.10 – CONSCIÊNCIA SILÁBICA: INVERSÃO DE SÍLABAS

3 – CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA

3.1 – CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS QUE RIMAM
3.2 – CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA: PRODUÇÃO DE PALAVRAS QUE RIMAM
3.3 – CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS QUE NÃO RIMAM
3.4 – CONSCIÊNCIA INTRASSILÁBICA: DIVISÃO DA SÍLABA EM ATAQUE E RIMA

4 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA

4.1 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA: IDENTIFICAÇÃO DE FONEMAS NA PALAVRA
4.2 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL FONEMA INICIAL
4.3 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA: PRODUÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL FONEMA INICIAL
4.4 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COM IGUAL FONEMA FINAL
4.5 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA: RECONSTRUÇÃO FONÉMICA
4.6 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA: SEGMENTAÇÃO FONÉMICA
4.7 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA: CONTAGEM DE FONEMAS
4.8 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA: OMISSÃO DE FONEMAS (FINAIS, INICIAIS E MEDIAIS)
4.9 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA: ADIÇÃO DE FONEMAS (INICIAIS E MEDIAIS)
4.10 – CONSCIÊNCIA FONÉMICA: SUBSTITUIÇÃO DE FONEMAS (INICIAIS E MEDIAIS)
Bibliografia

Brand

Catarina Rios

– Terapeuta da Fala – Mestre em Ciências da Fala e Audição. Terapeuta da Fala EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ATUAL Terapeuta da Fala na ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões) desde 2002 Terapeuta da Fala em diversas clínicas e centros de terapia, como o Centro de Terapia da Fala e Apoios Complementares – Santa Comba Dão. VALÊNCIAS: Prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das perturbações da comunicação, da linguagem oral e da fala em crianças e jovens com necessidades educativas especiais
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Peso 0.3 kg
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