OUTREM

13,20 

Sinopse

“De modo descritivo, e por vezes necessariamente prescritivo, refleti sobre a importância fundamental de olharmos frontalmente o Rosto dos Outrem, e assim fundarmos uma psicologia transcultural, daquilo que nos une na diferença. Estarmos para-além-de-nós é um valor de princípio ético, de onde a psicologia tem andado afastada. Assumir uma atitude crítica e de justiça social é uma exigência deontológica quer na pesquisa, quer no ensino-aprendizagem, quer na intervenção prática. Só assim poderemos ultrapassar o mal-estar que nos assola… nesta ilusão do mainstream.” Eduardo J. R. Santos

Em stock

REF: 9789728994679 Categorias: ,

Descrição

Sinopse

Porquê Outrem? Começo por citar Levinas, já anteriormente em epígrafe: “O absolutamente Outro é Outrem; não faz número comigo. A coletividade em que eu digo ‘tu’ ou ‘nós’ não é um plural de ‘eu’. Eu, tu, não são indivíduos de um conceito comum” (2011, p. 25). Na minha interpretação psicológica deste pensamento filosófico, o estudo do Ser deverá estar para além de uma psicologia do eu imperial, ensimesmada, portanto, para além de uma ontologia puramente egóica e de um conceito aditivo de nós. A psicologia é relacional, e são os Outrem’s, pelos seus Rostos levinasianos, que nos constituem nas suas diversidades, mesmo os outros internos, como os heterónimos pessoanos (Lucinda, 2014), desse “cavaleiro de nada”, mas tão maravilhoso!

Autor

Eduardo Santos

Psicólogo, Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Colaboração com várias instituições de ensino e investigação. Diversos prémios e distinções nacionais e internacionais. Mais de uma centena de publicações em livros e revistas indexadas da especialidade.
Eduardo Santos

Informação adicional

Peso 0,2 kg
Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “OUTREM”