Início: OUTUBRO - Viseu - Preço: 199€

Gerir o Consultório Digital

Conheça as vantagens

quais as razões?

Em Portugal existem atualmente 8,73 milhões de utilizadores da internet, em que 8,05 milhões são utilizadores das redes sociais, ou seja, 78,5% da população, segundo dados da Datareportal (2023).  O mundo não mudou, o mundo muda a cada segundo, e todos seguimos no mesmo barco, é fundamental acompanhar as inovações sociais, as mudanças comportamentais para adequar as melhores práticas de gestão e comunicação entre marcas e clientes.

Um bom exemplo desse caminho recai sobre a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), que assinou a 4 de Setembro um memorando para a colaboração mútua na transição digital com a American Psycological Association (APA). Urge realizar essa transição para o ambiente digital por parte dos profissionais de saúde.

O campo digital é hoje uma plataforma de comunicação com enorme visibilidade, os utilizadores de internet em Portugal continuam a passar quase 8 horas online por dia, sendo que cerca de 80% utiliza a internet para a procura de informação (Datareportal, 2023).

Ter o seu negócio, marca e/ou consultório otimizado para uma presença digital é indispensável, a importância da presença digital na carreira dos profissionais e dos consultório é mais do que visível.

Venha descobrir como criar, gerir e comunicar o seu consultório no domínio digital, descobrindo recursos digitais de produção de meios e gestão de processos.

 

uma experiência adaptada

Descubra tudo

Formações enquadráveis no Cheque formação + Digital

Objetivos

– Conhecer as dimensões de construção de uma identidade, marca e posicionamento.

– Construir um website no wordpress, com otimização SEO da página, e implementação de estratégia de performance digita.

– Conceber um Plano de Marketing Digital, com criação de perfis profissionais nas redes Facebook, Instagram e Linkedin.

– Identificar as etapas e os elementos envolvidos na configuração de campanhas de ads.

– Criar meios digitais de suporte à gestão administrativa e publicitária da empresa.

– Reconhecer as etapas chave na gestão digital do consultório, bem como a criação de ferramentas indispensáveis.

– Criar Desenho de um Plano Digital para o Consultório.

Público-Alvo

Destinatários

A formação é dirigida

  • Gestores de Clínicas
  • Médicos
  • Psicólogos
  • Terapeutas da fala
  • Fisioterapeutas
  • Outros interessados em gestão e comunicação de consultórios

Nestes termos, o(a) candidato(a) à formação deve:

  • Deter uma qualificação de nível secundário (12º Ano). 

Requisitos

Para a correta participação na formação o participante deverá assegurar:

  • Computador com sistema operativo Microsoft Windows 10 ou iOS
  • Ligação à Internet
  • Sistema de Som e Imagem (Câmara) no seu computador

 

Sem prejuízo dos critérios deverão constituir critérios preferenciais de acesso os seguintes:

  • Interesse e motivação para a realização da ação de formação;
  • Disponibilidade;
  • Situação profissional;
  • Expectativas e necessidades de formação;
  • Relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, tolerância, capacidade facilidade de cooperação e de trabalho em equipa, capacidade de coordenação de trabalho, …)
Duração e Datas

Um curso em regime B-Learning num total 40h.

  • 8 horas presenciais, em sessão de 4 horas (2 dias)
  • 16 horas sessões síncronas, em sessão de 2 horas
  • 16 horas sessões assíncronas
  • Horário pós-laboral
Metodologia

As metodologias a adoptar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.

Esta formação realiza-se em formato b-learning, interligando os métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, com recurso a conceitos atuais, fomentando o pensamento divergente face ao contexto de ensino-aprendizagem.

A formação é acompanhada de vários momentos de avaliação, nomeadamente, diagnóstica, formativa e somativa com a realização do projeto final.

Programa

Estação 1 “Branding Digital”

  • Criação e gestão da Marca em ambiente digital
  • Identidade e Logotipo
  • Personalidade da marca
  • Posicionamento e mensagens

Estação 2 “Website da Clínica”

  • Criação de um website no WordPress
  • SEO e Sitemap do website da clínica
  • Páginas, artigos, backlink, metadados e widgets
  • Gestão de performance via Google Analytics 4
  • Google Ads

Estação 3 “Gestão de Redes Sociais”

  • Criação do Plano de Marketing Digital
  • Páginas profissionais no Facebook, Instagram e Linkedin: estratégias e meios a utilizar
  • Canal Youtube
  • Campanhas de Ads

Estação 4 “Produção de meios digitais de comunicação”

  • Criação de estacionário para anamnese e relatórios
  • Criação de meios digitais publicitários via Photopea e Canva
  • Criação de vídeos com Loom e Prezi
  • Catálogo virtual de serviços

Estação 5 “Gestão de Consultório Digital”

  • Gestão digital do Consultório via Trello
  • Google Forms e TypeForms para inscrições
  • Marcação de consultas online
  • Atendimento Online
  • Gestão Financeira do Consultório (despesas vs receitas) 

Estação 6 “Projeto – O Meu Consultório Digital”

  • Desenho de um Plano Digital para o Consultório
  • Indicação e conceção várias atividades com recursos digitais diferentes.
Certificação

A participação na formação terá uma classificação qualitativa, de Aprovado ou Não Aprovado. O formando será classificado de 0 a 20.

Esta formação permitirá um Certificado de Formação Profissional, com duração de 40 horas, via SIGO.

Cheque Formação + Digital

Os trabalhadores podem receber até 750 euros por ano, sendo o pagamento efetuado uma única vez, após a conclusão da ação de formação profissional. Os candidatos podem escolher a ação e a entidade formadora e para a atribuição do apoio são consideradas as despesas associadas à inscrição, frequência e certificação da formação, que devem ser comprovadas com fatura e recibo em nome do candidato.

O reforço das qualificações dos trabalhadores no domínio digital visa promover a manutenção do emprego, a progressão no mercado de trabalho, o reforço da qualificação e da empregabilidade, bem como a transformação digital das organizações.

  1. O que é o Cheque Formação + Digital?

O Cheque Formação + Digital é uma Medida do Programa Emprego + Digital 2025, financiada pelo do PRR, que pretende aumentar as competências digitais dos trabalhadores. 

  1. Quem são os destinatários desta medida?

Esta medida destina-se a:

  •       Trabalhadores de uma empresa/entidade empregadora (trabalhadores por conta de outrem);
  •       Trabalhadores Independentes com rendimentos empresariais ou profissionais;
  •       Empresários em Nome Individual;
  •       Sócios de Sociedades Unipessoais.

No caso de Trabalhadores Estrangeiros, devem ser detentores de residência legal em Portugal.

  1. O que tenho de fazer para apresentar candidatura ao Cheque Formação + Digital? Quais os Documentos necessários?

A apresentação das candidaturas é efetuada através do Portal Iefponline, sendo necessário o registo prévio do candidato no Portal (caso ainda não tenha efetuado este passo). O registo no Portal pelos beneficiários desta Medida é da responsabilidade dos próprios.

Para a candidatura necessito dos seguintes documentos (minutas disponibilizadas em Cheque-Formação + Digital – IEFP, I.P.):

  •       Comprovativos de situação contributiva regularizada perante a Segurança Social e Autoridade Tributária ou declaração de autorização de consulta dada ao IEFP, I.P.;
  •       Declaração sob compromisso de honra do candidato;
  •       Memória justificativa da Ação de Formação;
  •       Declaração da entidade formadora (ações por iniciar/iniciadas e não concluídas) ou declaração comprovativa de frequência da formação (ações iniciadas e concluídas);
  •       Comprovativo de IBAN.
  1. Um candidato pode iniciar uma formação antes da aprovação da candidatura?

Sim. Os apoios a conceder no âmbito da Medida Cheque Formação + Digital contemplam as despesas com a frequência de ações de formação profissional iniciadas com data anterior ou posterior à da submissão da candidatura não sendo, contudo, garantido que as mesmas sejam objeto de aprovação. 

  1. As ações de Formação podem ser online?

Não. A formação deve decorrer em regime misto (presencial e a distância) ou presencial, não podendo haver lugar ao desenvolvimento de formação em regime totalmente a distância.

  1. Quais são as despesas consideradas elegíveis para apoio?

As despesas elegíveis são as diretamente associadas à inscrição, frequência, e certificação da formação, comprovadas através de fatura e recibo emitida pela entidade formadora no nome do candidato.

  1. Posso apresentar mais do que uma candidatura?

Sim. Cada candidato pode apresentar candidaturas sequenciais, não simultâneas, pelo que deve aguardar pelo encerramento do processo anterior para submeter nova candidatura.

  1. Que montante posso receber?

Cada candidato pode receber um apoio financeiro de até 750 euros por ano, independentemente do número de candidaturas que apresente.
O período “ano” é determinado com base nos 12 meses anteriores à data de submissão da primeira candidatura aprovada.

Todos os apoios são pagos por transferência bancária ao titular da candidatura.

  1. Quando é realizado o pagamento do apoio aprovado?
    O pagamento é efetuado uma única vez, pela totalidade do apoio aprovado, após a conclusão da ação de formação profissional e mediante pedido de encerramento pelo beneficiário na sua área de gestão de candidaturas no PortalIefponline.
  2. Em quanto tempo será efetuado o pagamento após o pedido de encerramento?

O pagamento será feito no prazo de 30 dias úteis após o pedido.

  1. Quem é responsável pela análise e decisão das candidaturas?

O IEFP, I.P. é responsável pela instrução, análise e decisão das candidaturas.

  1. Quais são os critérios de análise das candidaturas?

Os critérios serão os seguintes:

  •       A ação de formação profissional cumpre com as regras definidas no Regulamento Específico da Medida ao nível da sua incidência no domínio do digital.
  •       O candidato fundamenta a necessidade da formação na memória justificativa apresentada na candidatura.
  •       A entidade formadora encontra-se certificada pela DGERT ou não carece de requerer essa certificação, por estar isenta, para a(s) área(s) de educação e formação onde se enquadra a ação de formação profissional.
  •       A ação de formação profissional cumpre com o regime de formação (presencial ou misto).
  •       A informação prestada pela entidade formadora está conforme os elementos apresentados em candidatura.
  •       Razoabilidade financeira do custo da ação de formação.
  1. Existem restrições sobre quais as formações elegíveis para o Cheque Formação Digital?

Sim, o Cheque Formação + Digital não deve ser utilizado para frequentar ações de formação que já foram apoiadas no âmbito do mesmo programa ou que já sejam objeto de financiamento público ou comunitário. Estão também excluídas ações de formação profissional exigidas por legislação específica, nomeadamente para acesso a profissões regulamentadas, bem como as que visem responder ao disposto no nº 2 do artigo 131º do Código do Trabalho.

  1. Posso apresentar candidaturas com ações de formação iniciadas no ano anterior?

Não. A candidatura tem de se reportar a ação de formação profissional iniciada ou a iniciar no próprio ano ou no ano seguinte.

Para o ano de 2023, a título excecional, podem ainda ser contempladas despesas com a frequência de ações de formação profissional referentes ao ano de 2022, desde que com data de início a partir de 28 de setembro de 2022.

  1. Qual é o prazo máximo para efetuar o pedido de encerramento da candidatura?

O prazo é de 45 dias úteis após a data de término da ação de formação profissional.

  1. Existe uma lista de Ações de Formação ou de Entidades Formadoras pré-definidas?

Não existe uma lista específica de ações. A exigência é a de que as ações de formação têm de incidir no domínio do digital, sem que se imponha uma carga horária mínima ou máxima.

Também não existe uma lista de Entidades Formadoras associadas à Medida Cheque Formação + Digital. A formação profissional tem de ser ministrada por uma Entidade Formadora certificada pela DGERT ou entidades que não carecem de requerer essa certificação. Pode questionar a Entidade Formadora se possui essa certificação ou pode consultar no site da DGERT se a Entidade em causa se encontra certificada (https://certifica.dgert.gov.pt/processo-de-certificacao1/pesquisa-de-entidades-formadoras-certificadas-pela-dgert.aspx).

Esta medida dá total liberdade ao candidato de escolher qual a ação e a Entidade Formadora que melhor contribua para a sua capacitação digital. 

Formulário de Inscrição

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

Inscrição válida para 1 pessoa

199

 Acesso Sessões Presenciais

 Apresentações e Manuais Exclusivos

 Técnicas e Dinâmicas Exclusivas

 Simulação com jogos

A mente criativa

Facilitador de TOPO

Julien Diogo

CCO PsicoSoma - ICN AGENCy | Professor na ESEV-IPV e no ISAG | Formador | Orador |
Consultor em educação e formação

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