Conheça as vantagens
quais as razões?
Atualmente no âmbito do desenvolvimento pessoal, na gestão de pessoas, grupos e equipas para ser um bom coordenador ou gestor é necessário ser-se um “bom comunicador”. Esta capacidade é essencial para se conseguir manter um bom relacionamento interpessoal com cada um dos colaboradores ou intervenientes.
Numa boa comunicação não devem existir atitudes interpretativas ou avalistas, nem sequer basear-se essencialmente na afetividade deve colocar-se numa atitude de “ajuda”, auxiliando os seus colaboradores a encontrar as suas próprias soluções.
Uma comunicação eficaz é um processo exigente, pois requer esforço de ambos os interlocutores para que sejam vencidas determinadas barreiras e se concretize o objetivo da comunicação.
É importante dominar competências que permitam escutar ativamente, interpretar e reagir à mensagem que é partilhada. É fundamental para o colaborador senta que está a ser escutado, que exista interesse e empatia.
A liderança eficaz acontece quando as habilidades comunicativas são conhecidas, aplicadas e dominadas.
Assim sendo a comunicação um elemento critico em qualquer ambiente profissional as boas habilidades de comunicação estão entre os ingredientes mais importantes para a contribuição do melhor desempenho e crescimento pessoal de todos os intervenientes.
Um curso em regime e-learning, com 21 horas de duração.
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Uma formação certificada
No final da ação os formandos deverão ser capazes de:
– Identificar e saber definir processo de comunicação, tipos de comunicação e formas de comunicação. Deverão entender a importância das emoções e da sua gestão no sucesso do processo comunicacional.
– Diagnosticar e conhecer o seu perfil e características comunicativas predominantes para assim ajustar as suas intervenções.
– Identificar o seu estilo de comunicação e aplicar estratégias comunicacionais ajustadas.
– Conhecer e definir o conceito de Liderança. Identificar e aplicar uma liderança eficaz através do conhecimento das qualidades de um líder.
– Conhecer os diferentes modelos e teorias da liderança. Diagnosticarem e conhecerem o seu perfil de liderança.
– Deverão adquirir competências que lhe permitam conhecer os procedimentos de aplicação de técnicas comunicacionais para a intervenção com grupos ou equipas em prol de um desenvolvimento de sucesso das mesmas.
A formação destina-se à população em geral que pretenda desenvolver e treinar as suas competências no âmbito da comunicação e da liderança.
Educadores, professores, formadores, gestores e coordenadores de equipas.
Pré-requisitos
- Ter o 12ª ano de escolaridade.
Computador (portátil ou desktop) com sistema de som e imagem.
Acesso à internet.
Um curso em regime E-learning com 21 horas.
📆 NOVEMBRO
Uma formação de forte cariz experimental e experiencial.
As metodologias a adoptar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.
Serão privilegiados um conjunto de manuais teóricos (para estudo), recursos pedagógicos de apoio especialmente concebidos, e simulações de ensino-aprendizagem.
Assumirá assim uma mescla de métodos. Métodos afirmativos (expositivo e/ou demonstrativo). Métodos interrogativos (dedutivo e/ou interrogativo). Métodos activos (estudos de caso, trabalhos de grupo, brainstorming).
Estrutura
4 Módulos
Módulo 1
Definição de Processo de comunicação.
Tipos de comunicação
Enviar mensagens eficazmente.
Receber mensagens eficazmente.
Comunicação verbal e não-verbal.
A emoção como componente da comunicação.
Módulo 2
Estilos de comunicação e sua influência na interação com o meio e com os outros.
Identificação e diagnóstico de estilos de comunicação.
Aplicação de diferentes ferramentas de diagnóstico:
– Auto-avaliação da Comunicação Inter-Pessoal;
– Auto-diagnóstico dos canais de comunicação dominantes.
Módulo 3
Aplicação de diferentes ferramentas de diagnóstico: (cont)
– Sistema de Representação dominante;
– Teste de capacidade de escuta (Martens, 1987)
Implementação de estratégias comunicacionais.
Módulo 4
Introdução ao estudo da Liderança.
Conceito de Liderança.
Tipo de abordagem à liderança.
Liderança Eficaz: Qualidades do líder; Estilos de liderança.
Modelos e teorias da liderança.
Liderança – Avaliação e diagnóstico do perfil de Liderança.
Recomendações práticas
Módulo 5
Procedimentos e Aplicabilidades – Técnicas Práticas de Intervenção com grupos e Equipas.
– Exercício Barreiras à comunicação.
– Exercício do esquema gráfico.
– Técnica de observação e registo comportamental.
– Auto-ancoragem de recurso comunicacional.
Integração de conteúdos lecionados.
Módulo 6
Procedimentos e Aplicabilidades – Técnicas Práticas de Intervenção com grupos e Equipas.
Exercício da Comunicação não -verbal.
Exercício da Comunicação não -verbal – Diálogo gestual.
Exercício da Comunicação não -verbal – Comunicar através do corpo.
Integração de conteúdos lecionados.
Avaliação sumativa.
Módulo 7
Integração de conteúdos lecionados, partilha de experiência e diagnóstico.
Avaliação prática – Elaboração de um plano de intervenção comunicacional com um grupo.
Avaliação sumativa – Realização de um teste de avaliação sumativa.
No final da formação, o participante terá emitido um Certificado de Formação Profissional, emitido pela plataforma SIGO.
Formulário de Inscrição
Inscrição válida para 1 pessoa
Acesso Sessões Síncronas
Apresentações e Manuais Exclusivos
Técnicas e Dinâmicas Exclusivas
Simulação em vários momentos