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Marketing Digital & E-Commerce #2

Gestão de Conteúdos e Publicidade ONLINE

de: Daniel Pereira, David Monteiro, Elsa Fernandes, Inês Amaral, Jorge Remondes (coordenação), Márcio Miranda, Paulo Faustino, Uriel Oliveira

 

#NOVIDADE disponível para envios a partir de 07/11

Data de lançamento – 6 de Novembro no âmbito da 23ª Conferência de Marketing ISVOUGA MARKETING SESSION

Sinopse

Este novo volume da obra Marketing Digital & E-Commerce pretende abordar algumas áreas mais específicas. Neste contexto, foram selecionados dois temas que em 2018 são motivo de reflexão para os profissionais de marketing e comunicação:

 • O content marketing;

• A publicidade online.

Os autores, são mais uma vez profissionais ligados ao mundo empresarial, ao ensino superior e à investigação científica.

À semelhança do primeiro volume lançado em 2016, este livro está organizado em capítulos com uma estrutura uniformizada para facilitar a leitura. O livro mantém um site na internet com o endereço www.mkt-digital-ecommerce.pt disponibilizado para partilhar conteúdos e para que a conexão entre autores e leitores não se esgote na leitura do presente livro. Escrever e falar sobre marketing digital e eCommerce exige de nós uma atualização permanente. Estamos num mundo onde as inovações tecnológicas são contínuas, pelo que a comunicação de conhecimentos e experiências deve ter sempre continuidade.

19,90  17,91 

Em stock

SOBRE O LIVRO

Sinopse

No CAPÍTULO 1, Inês Amaral faz um enquadramento inicial sobre o Marketing de Conteúdo no contexto 3.0, marketing este que é hoje uma forma de comercializar produtos e serviços, procurando assegurar a notoriedade da marca através de empatia, inovação, disrupção e criatividade. A gestão de conteúdos, refere a autora, deve centrar-se, na procura de engagement e conversão (leads, vendas, etc.) e orientada para a partilha e a lógica do utilizador (multiplataforma, multi-ecrãs, interesses, etc.).

Elsa Fernandes, no CAPÍTULO 2, aprofunda a análise do conceito de marketing de conteúdo, explica a sua evolução e vantagens e apresenta oito passos fundamentais para a definição de uma estratégia de marketing de conteúdo que contribua de forma eficaz para conquistar novos clientes e aumentar os resultados de marcas e empresas.

Apesar da importância que a publicidade possui para as marcas, Uriel Oliveira considera no CAPÍTULO 3 que as pessoas, por exemplo, confiam mais em bloggers ou jornalistas. Por isso, o poder das relações públicas digitais não pode ser descurado pelos marketers, como o tem sido sempre na opinião do autor. O earned media está em ascensão fruto da necessidade dos consumidores de terem aprovação de terceiros e conteúdos relevantes. Tem ainda a confiança dos consumidores, pode produzir maior engagement, gerar partilhas e reputação do produto.

David Monteiro, no CAPÍTULO 4, faz um enquadramento inicial sobre a publicidade online, tal como fez Inês Amaral relativamente ao Marketing de Conteúdo, explicando a evolução dos paradigmas da Web e dos formatos publicitários que se multiplicam, desafiando a capacidade de as marcas manterem consistente a mensagem difundida por cada um dos meios utilizados. O autor destaca o facto das campanhas tenderem a ser cada vez mais humanizadas. Termina identificando oportunidades condutoras de mudança e inovação e ameaças para a publicidade digital.

O CAPÍTULO 5, escrito por Daniel Pereira, fundamenta a publicidade nos motores de busca (Search Engine Advertising – SEA). A abordagem do autor é estratégica proporcionando uma compreensão da dinâmica da criação, manutenção e otimização ativa de campanhas. No fim do capítulo espera-se que o leitor saiba elaborar uma estratégia para uma campanha em motores de busca. Mas o desempenho adequado das campanhas dependerá também da experiência prática acumulada pelos marketers.

No CAPÍTULO 6, Márcio Miranda partilha linhas orientadoras para a criação de campanhas de sucesso nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube, focadas em gerar leads e obter conversões. Tudo começa pelo planeamento e criação de uma estratégia de publicidade nas redes sociais, nos seus pontos essenciais. O autor começa por abordar estas questões e depois percorre as melhores práticas na criação e otimização de campanhas. Termina o capítulo falando de algumas ferramentas complementares.

O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, pode ser uma excelente plataforma para as marcas desenvolverem ações de marketing digital. Paulo Faustino, explica no CAPÍTULO 7, como criar anúncios publicitários na plataforma LinkedIn Ads, muito interessante para negócios Business to Business (B2B). Várias tipologias de anúncios, mais caros do que no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, são abordadas ao longo do capítulo.

A plataforma Twitter Ads é apresentada no CAPÍTULO 8 começando por explicar- se o processo de elaboração de uma estratégia para campanhas no Twitter. Depois são apresentadas as várias tipologias de anúncios e as etapas de criação e gestão de campanhas de sucesso.

O CAPÍTULO 9 é dedicado às empresas que já têm lojas online. A publicidade pode ser gerada de diversas formas para divulgar canais de vendas eletrónicos. Neste capítulo explora-se a publicidade no site da empresa, em motores de busca, redes sociais e outras plataformas digitais, assim como a publicidade de terceiros no site da própria empresa.

Site oficial: http://mkt-digital-ecommerce.pt

Página oficial do facebook: https://www.facebook.com/mktdigitalecommerce/

Instagram: https://www.instagram.com/mktdigitalecommerce/

Twitter: https://twitter.com/Mkt_ecommerce

Apoios:

ISVOUGA – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga | SAFELAB Consulting Group (Consultoria técnica e formação empresa) |WEBHS (Serviços de alojamento e domínios) | BIZFEIRA – Município de Santa Maria da Feira

Informação adicional

Peso 0.3 kg
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REF: 9789728994815 Categorias: , , , , , Etiquetas: , , , , ,
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Doutor em Comunicação Empresarial e Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Comunicação - U. Vigo, Especialização e Master in Business Administration (MBA) em Gestão Comercial e Marketing - ISTE; licenciado em Relações Internacionais - UAL. Gestor em grupos económicos nacionais (EGOR e CRH) e Mutinacionais (VEDIOR e IMCO). Professor de comunicação e marketing - ISVOUGA, com experiência de ensino no ISAG, U. Lusíada, ISMAI, IPAM, ISMT e na ESEPF. Coordenador das Pós Graduações em Marketing Digital e Comércio Eletrónico e Direção e Gestão da Força de Vendas do ISVOUGA. Consultor de empresas e formador nas áreas de marketing, vendas e redes sociais. É autor do livro Marketing Interno e Comunicação – O impacto da utilização de novas tecnologias nas PME e co-autor dos livros Porque é que o Marketing é Sexy e Inteligente?! e Estudios de Comunicación y Protocolo. Fundador e editor do International Journal of Marketing, Communication and New Media. Investigador integrado no CETRAD-UTAD.
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