“O livro surge como uma ferramenta e material para investigadores, diretores de turma, professores, formadores de professores, dirigentes escolares e decisores políticos na área da educação poderem atender e lidar com a temática da integração dos alunos na escola” afirma a autora Armanda Zenhas.
São as crianças que a investigadora segue quando estas iniciam o 5º ano de escolaridade, representando este um contexto social de uma enorme complexidade para quem, com 10 anos, se tornou competente como pessoa, filho, aluno e colega durante o 1º ciclo. Este novo ciclo leva-as, de forma avassaladora, a viver num ambiente educativo físico, relacional e curricular muito mais complexo, estimulante, mas também ameaçador. Através de uma pesquisa de índole etnográfica (de convívio regular e intenso ao longo de um ano letivo), é este o caminho teórico-metodológico que a autora vai percorrer com as crianças, o que a leva a considerar as suas emoções, sentimentos e experiências durante a transição e integração no novo ciclo de escolaridade e numa nova escola.
A fim de responder à questão geral do estudo – “Como é que as crianças experienciam a sua integração numa escola pública num ano de transição de ciclo de ensino (do 1º para o 2º ciclo), o livro está organizado em sete capítulos: Capítulo 1 – SITUANDO AS OPÇÕES TEÓRICAS e CENTRAIS; Capítulo 2 – SITUANDO AS OPÇÕES METODOLÓGICAS CENTRAIS; Capítulo 3 – A ENTRADA NO MUNDO DA NOVA ESCOLA; Capítulo 4 – A FORMAÇÃO DA TURMA; Capítulo 5 – A INTEGRAÇÃO ACADÉMICA; Capítulo 6 – QUOTIDIANO FAMILIAR DA CRIANÇA-ESTUDANTE-FILHO e Capítulo 7 – CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES.
A autora é doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Autora e coautora de livros na área da educação e de manuais escolares. Professora do 2º ciclo durante 30 anos da sua carreira docente, com vasta experiência de direção de turma e de formação de professores.