Modalidades de Ensino e Formação Profissional

Modalidades de Ensino e Formação Profissional

Modalidades de ensino e formação profissional

 

Conforme descrito pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), as modalidades de ensino e formação profissional do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) estão classificadas pelos seguintes grupos:

Cursos Profissionais (CP) – Os Cursos Profissionais são cursos com um trajeto de ensino secundário, cujos mesmos detêm o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), onde os jovens são orientados para uma formação inicial, em que desenvolvem competências sociais e profissionais, priorizando assim a sua incorporação na vida ativa e possibilita a continuação de estudos (dupla certificação).

Cursos de Aprendizagem (CA) – Muito semelhante aos Cursos Profissionais, os Cursos de Aprendizagem conferem o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), promovem a formação profissional inicial de jovens contemplando a sua entrada na vida ativa e possibilita o prosseguimento dos estudos (dupla certificação).

Cursos Artísticos especializados (CAE) – Os CAE contam com o nível 2 ou o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), dirigem-se a indivíduos com vocação na área artística e que procuram desenvolver as suas aptidões ou talentos. Estes cursos facultam, também, a continuação de estudos (dupla certificação).

Cursos de Hotelaria e Restauração e de Turismo e Lazer do Turismo de Portugal (CTP) – Os CTP dispõem do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), são direcionados a indivíduos que demonstram interesse nas áreas de Hotelaria, Restauração e Turismo, aplicado por escolas de hotelaria e turismo do Turismo Portugal, IP, cujo objetivo fulcral é a integração profissional no setor de turismo e a oportunidade de darem seguimento aos estudos (dupla certificação).

Cursos de Educação e Formação para jovens (CEF) – Os CEF possuem o nível 2 ou 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), são destinados a pessoas que desistiram ou estão em vias de abandonar o sistema regular de ensino, colocando o foco na sua inclusão na vida ativa e oferece a continuidade dos estudos (dupla certificação).

Cursos de Educação e Formação para adultos (EFA) – Os EFA contam com o nível 2, 3 ou 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), que incidem sobre indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, que não possuam competências suficientes para a inserção no mercado de trabalho e que não tenham finalizado o ensino básico ou secundário. Podem ser de formação inicial ou contínua, de certificação escolar ou dupla.

Cursos de Especialização Tecnológica (CET) – Os CET conferem o nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), onde estes pretendem atribuir uma qualificação fundamentada com uma formação especializada (certificado profissional).

Formações Modulares (FM) – As Formações Modulares são módulos de formação de curta duração incluídas no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), cujo objetivo é proporcionar o acesso a qualificações.

Formação-ação (FA) – A formação ação resulta de uma formação contínua direcionada a empresas e assente na prestação de serviços integrados de formação e consultoria, de modo a aumentar a competitividade das empresas.

Outras ações de formação (OFP) – São ações de formação inicial e constante executadas por empresas e colocadas em processos de inovação empresarial, tal como também rumam em direção à modernização da Administração Pública.

Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC) – O RVCC consiste no processo através do qual o adulto demonstra competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida, quer seja por vias formais, não formais e informais, que são passíveis de validação e certificação no seguimento de obtenção de uma qualificação.

 

Referencias Bibliográficas

Modalidades de ensino e formação profissional. DGERT https://www.dgert.gov.pt/modalidades-de-formacao-profissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.