Importância da Formação Profissional

Importância da Formação Profissional

É consensual que, atualmente, nos encontramos perante uma constante evolução mundial, assim sendo estamos cada vez mais conscientes de que é importante não ficarmos estagnados a nível profissional, e dessa forma é essencial que consigamos estar em constante aprendizagem ao longo de toda a carreira.

Para Elsa Martins (2021), formadora na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, “a formação profissional é vista como um aumento do valor do capital humano, uma vez que, através da formação os indivíduos engrandecem as suas capacidades cognitivas e as próprias organizações, que, gradualmente, encaram que a formação não é uma despesa, mas sim um investimento preciso tendo em consideração o respetivo retorno.”

Destacamos algumas das vantagens da formação profissional para o mercado de trabalho, tais como:

  • Sentimento de pertença – a formação profissional na organização pode reforçar a motivação e auto-estima dos colaboradores.
  • Consolidação e certificação de conhecimentos – permitindo manter e/ou renovar os seus conhecimentos, com a finalidade de certificar práticas e validar conhecimentos.
  • Proposta de Valor – num mercado altamente competitivo a formação profissional apresenta-se como um fator diferencial que agrega valor a qualquer profissional. A formação ao longo da vida é um mindset indispensável.
  • Aumento da produtividade e rentabilidade – o reforço e a aquisição de conhecimentos, bem como o desenvolvimento de competências permitirão aumentar a produtividade e rentabilidade do RH e da empresa.
  • Facilita a inserção profissional – a constante formação profissional dispõe de uma maior possibilidade de incorporação no mercado de trabalho, favorecendo assim a capacidade de adaptação do RH.

Estes benefícios devem ser amplamente articulado com um plano de formação eficaz e eficiente, adaptado às especificidades das funções e da área de atuação da organização, sendo o foco a qualidade dos conteúdos, das práticas e dinâmicas, bem como o perfil dos próprios formadores.

Numa dimensão de obrigatoriedade, a formação profissional deve ser assegurada por todas as empresas aos seus trabalhadores.

A Formação Profissional é segundo o Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de dezembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 14/2017, de 26 de janeiro), a formação que visa dar aos trabalhadores as competências adequadas para exercerem qualquer atividade profissional.

Os trabalhadores têm direito a um mínimo de 40 horas de formação contínua anual ou a um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato no ano quando se encontra contratado a termo por período igual ou superior a 3 meses.

Quantos aos seus objetivos, surgem bem delineados no Código do Trabalho (Lei n.º 7/2009 de 12 de fevereiro):

  • Proporcionar qualificação inicial aos jovens que ingressam no mercado de trabalho sem uma determinada qualificação;
  • Assegurar a formação contínua dos trabalhadores da empresa;
  • Promover a qualificação ou reconversão profissional de trabalhador em risco de desemprego;
  • Promover a reabilitação profissional de trabalhador com deficiência, em particular do trabalhador cuja incapacidade resulta de acidente de trabalho;
  • Promover a integração socio-profissional de trabalhador pertencente a grupo com particulares dificuldades de inserção.

Veja a nossa oferta formativa AQUI, temos diferentes tipologias de formação profissional (inicial e contínua) e modalidades de ensino e formação profissional.

 

Referências

Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro. https://dre.pt/dre/detalhe/lei/7-2009-602073

Martins, E. (2021). A importância da formação profissional na sociedade atual. Escolas.turismodeportugal – https://escolas.turismodeportugal.pt/novidade/a-importancia-da-formacao-profissional-na-sociedade-atual/

Reis, C. (2022). Formação Profissional: a sua importância para o mercado de trabalho. e-konomista – https://www.e-konomista.pt/formacao-profissional/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.