Coaching para Docentes® Guia para Professores do Século XXI

Coaching para Docentes® Guia para Professores do Século XXI

A PsicoSoma apresenta o seu mais recente título, de Lurdes Neves, “Coaching para Docentes – Um guia para professores do século XXI”, com 10 casos que são 10 desafios, e propostas de intervenção, contando ainda com diversas ferramentas digitais para o leitor usar.

O livro surge como uma ferramenta de apoio aos professores e aos desafios que enfrentam no quotidiano na dimensão da saúde mental, como motivar, como envolver, como ser capaz de apoiar no processo de aprendizagem, são questões às quais o leitor terá respostas e ferramentas.

Segunda a autora, docente do ISG-Instituto Superior de Gestão (Universidade Lusófona), “Este é um desafio que a todos se nos coloca, pretende-se com esta obra contribuir com um guia prático que ajude a interpretar e vencer os principais reptos que o docente enfrenta no contacto com os alunos em sala de aula, Geração Y, da Geração Z e da Alpha, contribuindo para capacitar os professores com instrumentos e estratégias de caráter psicoeducativo necessárias às suas práticas profissionais.”

A obra encontra-se divida em vários capítulos, Introdução – Enumeram-se os principais desafios colocados ao professor do século XXI; Capítulo I – Apresentação de alguns princípios da mudança na educação, do efeito geracional na educação e de como educar de forma diferente e positiva, através da mudança de estratégia de liderança em sala de aula e o Coaching para docentes®; Capítulo II – Apresentação de estratégias para a motivação e o compromisso dos alunos para com a escola e uma nova forma de liderança em sala de aula.; Capítulo II – Apresentação de instrumentos de diagnóstico dos estilos de aprendizagem que poderiam ser usados para avaliar o perfil de aprendizagem dos alunos. O Capítulo III – Apresentação de 10 Casos, 10 desafios para o professor, com a respetiva proposta de intervenção e apresentação de instrumentos e ferramentas que poderão ser utilizadas/ mobilizadas. E por último, o Capítulo IV – Descrição de pistas futuras quanto à forma como alcançar a mudança e ser um professor do século XXI. O leitor encontrará ainda diversas ferramentas em formato digital e editável para o seu uso diário, e assim aplicar as melhores práticas exploradas na obra.

Para Ariana Cosme, autora do prefácio da obra o livro surge como “uma visão positiva da sala de aula com exemplos e ferramentas práticas, é uma obra muito oportuna na atual conjuntura da escola portuguesa e que espero possa vir a contribuir para a construção de novas oportunidades de sucesso educativo para os alunos.”.

É ainda fundamental salientar que a promoção de literacia em saúde física e mental nos professores, a prevenção de doença psicológica e a promoção da saúde mental, atuando numa fase precoce do surgimento dos sintomas, através de programas específicos de desenvolvimento de competências emocionais e sócio-afetivas nos professores como é o caso do coaching para docentes são preditores de mais e melhor qualidade de vida ao longo do desenvolvimento humano, além de determinantes fundamentais à sustentabilidade dos sistemas educativos, tal como refere a autora Lurdes Neves.

Coaching para Docentes – Um guia para professores do sec. XXI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *