Coaching para Docentes – Um guia para professores do sec. XXI

19,69 

“Coaching para Docentes – Um guia para professores do século XXI”, 10 casos que são 10 desafios, com as suas propostas de intervenção por parte da Lurdes Neves.

Permite ainda acesso a Ferramentas Digitais para o Docente usar na sua prática.

Pretende-se com esta obra contribuir com um guia prático que ajude a interpretar e vencer os principais reptos que o docente enfrenta no contacto com os alunos em sala de aula, da Geração Y e da Geração Z, contribuindo para capacitar os professores com instrumentos e estratégias de caráter psicoeducativo necessárias às suas práticas profissionais.

Em stock

Descrição

A autora Lurdes Neves apresenta no livro “Coaching para Docentes – Um guia para professores do século XXI”, 10 casos que são 10 desafios, e propostas de intervenção.

O livro surge como uma ferramenta de apoio aos professores e aos desafios que enfrentam no quotidiano, como motivar, como envolver, como ser capaz de apoiar no processo de aprendizagem, são questões às quais o leitor terá respostas e ferramentas.

Segunda a autora, docente do ISG-Instituto Superior de Gestão, “Este é um desafio que a todos se nos coloca, pretende-se com esta obra contribuir com um guia prático que ajude a interpretar e vencer os principais reptos que o docente enfrenta no contacto com os alunos em sala de aula, da Geração Y, da Geração Z e da Alpha, contribuindo para capacitar os professores com instrumentos e estratégias de caráter psicoeducativo necessárias às suas práticas profissionais.”

A obra encontra-se divida em vários capítulos, Introdução – Enumeram-se os principais desafios colocados ao professor do século XXI; Capítulo I – Apresentação de alguns princípios da mudança na educação, do efeito geracional na educação e de como educar de forma diferente e positiva, através da mudança de estratégia de liderança em sala de aula e o Coaching para docentes®; Capítulo II – Apresentação de estratégias para a motivação e o compromisso dos alunos para com a escola e uma nova forma de liderança em sala de aula.; Capítulo II – Apresentação de instrumentos de diagnóstico dos estilos de aprendizagem que poderiam ser usados para avaliar o perfil de aprendizagem dos alunos. O Capítulo III – Apresentação de 10 Casos, 10 desafios para o professor, com a respetiva proposta de intervenção e apresentação de instrumentos e ferramentas que poderão ser utilizadas/ mobilizadas. E por último, o Capítulo IV – Descrição de pistas futuras quanto à forma como alcançar a mudança e ser um professor do século XXI.

Para Cosme, autora do prefácio da obra, “Desafios de um professor do século XXI é uma visão positiva da sala de aula com exemplos e ferramentas práticas, é uma obra muito oportuna na atual conjuntura da escola portuguesa e que espero possa vir a contribuir para a construção de novas oportunidades de sucesso educativo para os alunos.”.

__________

O livro tem ainda diversas Ferramentas Digitais (Questionários e Checklists) para o leitor usar. Através de um envio de email para a autora ou editora terá acesso a diversas ferramentas para o seu dia-a-dia de docente.

__________

Índice do livro 

Introdução
Desafios de um professor do século XXI – Uma visão positiva da sala de aula com exemplos e ferramentas práticas

Capítulo I – Alguns Princípios da Mudança na Educação

Capítulo II – Como despertar a motivação e o compromisso dos alunos para a escola: o coaching para docentes como uma nova forma de liderança em sala de aula

Capítulo III – Metodologias e instrumentos transversais Capítulo IV – 10 casos … 10 desafios

O aluno desmotivado
O aluno inquieto
O aluno desconcentrado
O aluno com dificuldades de aprendizagem em algumas disciplinas O aluno indisciplinado
O aluno silencioso
O aluno irreverente
O aluno isolado
O aluno pouco trabalhador
O aluno conversador

Capítulo V – Mude-se a si mesmo! Seja um professor do século XXI, com alunos do séc. XXI

Reflexão Final

Referências Bibliográficas

Autor

Lurdes Neves

Presidente do Conselho Geral, investigadora e docente do ISG-Instituto Superior de Gestão. Lurdes Neves realizou o Doutoramento em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação. Áreas de Especialização em Psicologia da Educação, Psicologia das Organizações, Orientação Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira e Coaching Psicológico. Foi Coordenadora de Gabinetes de Apoio ao Docente em Agrupamentos de Escolas. Especialista em formação nas áreas de Liderança, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Gestão de Conflitos, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Conceção, Avaliação e Gestão da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching com públicos diversificados do setor público e privado. Consultora especializada em Agrupamentos de Escola, Gestão de Recursos Humanos, Projetos de Liderança Educativa, seleção e recrutamento para o desenvolvimento da liderança estratégica, implementação do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, coaching educativo e diferenciação pedagógica em sala de aula. Foi Investigadora no Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Diversas comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da liderança, coaching, mudança organizacional, educação e formação profissional.
Lurdes Neves

Informação adicional

Peso 0,3 kg
Autora

Lurdes Neves

ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Encardenação:

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Coaching para Docentes – Um guia para professores do sec. XXI”