Seguindo as indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS), visando o bem-estar de todos os envolvidos nas experiências formativas PsicoSoma, bem como do seus colaboradores, a PsicoSoma lembra algumas indicações avançadas pela DGS.
O COVID-19 foi identificado pela primeira vez em humanos em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na provincia de Hubei, na China. A transmissão pode ser feita de pessoa-a-pessoa e o tempo de incubação do vírus pode durar até 14 dias. Os sintomas são semelhantes a uma gripe ou podem evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia. |
Sintomas
O período de incubação do COVID-19 é de 2 a 14 dias. Se uma pessoa permanecer saudável 14 dias após contactar com alguém confirmadamente infetado por COVID-19, é pouco provável que tenha sido contagiada. De forma geral, estas infeções podem causar sintomas mais graves em pessoas com sistemas imunitários mais fragilizados, pessoas mais velhas, e pessoas com doenças crónicas como diabetes, cancro e doenças respiratórias.
Transmissão
A transmissão do COVID-19 acontece quando existe contacto próximo (num raio de 2 metros) com uma pessoa infetada. O risco de transmissão aumenta quando maior for o período de contacto com uma pessoa infetada.
As gotículas produzidas quando uma pessoa infetada tosse ou espirra (secreções respiratórias que contêm o vírus) são a via de transmissão mais importante. Existem duas formas através das quais uma pessoa pode ficar infetada: As secreções podem ser diretamente expelidas para a boca ou nariz das pessoas em redor (num raio de 2 metros) ou podem ser inaladas para os pulmões; Ao tocar em superfícies ou objetos que possam ter sido contaminados com secreções respiratórias e depois tocar na sua própria boca, nariz ou olhos.
Cuidados a ter
Quando estiver nas instalações PsicoSoma em contexto de formação, siga as presentes indicações
A PsicoSoma desenvolveu um Plano de Higienização do seu local, reforçando as medidas e a segurança de todos. Pode consultar o mesmo AQUI
Existem princípios gerais que qualquer pessoa pode seguir para prevenir a transmissão do COVID-19:
- Lavar as mãos com frequência – com sabão e água, ou esfregar as mãos com gel alcoólico se não for possível lavar as mãos.
- Tossir e espirrar para a prega do cotovelo, ou para um lenço de papel que deverá ser deitado fora. Não se deve tossir nem espirrar para o ar ou para as mãos.
- Os participantes e colaboradores que sintam tosse, febre ou dificuldade respiratória devem permanecer em casa e não se deslocar para o seu local de trabalho ou centro de formação.
- Os participantes, colaboradores e visitantes devem lavar as mãos:
- Antes de sair de casa
- Ao chegar à PsicoSoma
- Após usar a casa de banho
- Antes de sair da PsicoSoma
- Utilizar um gel alcoólico que contenha pelo menos 70% de álcool se não for possível lavar as mãos com água e sabão.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos.
- Evitar contacto próximo com pessoas com tosse, febre ou dificuldade respiratória.
- Limpar e desinfetar frequentemente objetos e superfícies de utilização comum.
Linha de Apoio SNS 24
Se tiver sintomas ou dúvidas deve contactar a Linha SNS24: 808 24 24 24.
Saiba mais em / Perguntas Frequentes