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Técnicas de comunicação com o público (Gratuito)

Conheça as vantagens

quais as razões?

A formação de Técnicas de comunicação com o público, da área de educação e formação 342 – Marketing e Publicidade, apresenta-se como uma experiência formativa 100% Gratuita.

Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos sobre as técnicas de expressão oral e comunicação com o público. Bem como criar meios auxiliares de apresentação pública.

Esta formação enquadra-se no Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030), com o código da operação PESSOAS-FSE+-01139800

uma experiência adaptada

Descubra tudo

Objetivos
  • Definir o papel da comunicação em público.
  • Identificar as regras do discurso oral.
  • Aplicar técnicas de expressão oral e comunicação com o público.
  • Criar meios auxiliares de apresentação pública.
  • Utilizar ferramentas de inteligência artificial para o planeamento e desenvolvimento de apresentações em público.
  • Conceber um guião de storytelling e simular o seu resultado final.
Benefícios
  • Subsídio de refeição no valor de 6€ por cada sessão de 3 horas para todos os formandos;
  • Subsídio de Transporte: até 64,34€ (quando a formação é presencial);
  • Acesso ao Moodle e conteúdos de suporte à formação;
  • Certificado de Formação Profissional emitido via SIGO.

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A presente informação deve ser considerada para o formando (participante) que pretende solicitar apoio para o subsídio de transporte ao participar numa formação do projeto Pessoas 2030.
A atribuição do Subsídio de Transporte acontece seguindo os seguintes critérios:
1 – Entrega à PsicoSoma da Certidão de morada obtida através da Autoridade Tributária (site aqui e tutorial aqui) – independentemente da escolha da opção abaixo.
2 – Optar por uma das duas opções abaixo. Não é possível optar pela Opção 2 caso exista transportes coletivos para responder às necessidades de transporte, será a opção merecedora de apoio.
• Opção 1 – Em montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte coletivo com base na fatura paga da aquisição do passe ou bilhetes junto da entidade de transportes.
• O documento da entidade de transporte deve indicar claramente: Nome e NIF do formando; Indicar o mês e/ou dias das viagens correspondente ao período de formação.
• Deve enviar previamente o itinerário a realizar entre o domicílio e local de realização da ação pelos transportes coletivos – Anexo I “Itinerário Transporte Coletivo” – para validação da PsicoSoma.

Ou

• Opção 2 – Quando o transporte coletivo não exista ou não seja possível a sua utilização no horário da formação, será atribuído um subsídio de transporte, com base no cálculo de até 30% do IAS e no número de dias de formação.
o Deve ser apresentado e enviado um dos dois documentos que atestem a inexistência de transporte público coletivo ou a incompatibilidade deste com o horário da formação:
 Declaração da Junta de Freguesia a validar pela PsicoSoma, identificar o formando (Nome e NIF), o seu local de residência e o local e horário de realização da formação; atestar, claramente, que não existe transporte coletivo entre o local de residência do formando e o local de realização da formação ou que, existindo, se revela incompatível com o horário da formação; ser assinada e datada.
 Deve ser preenchido o Anexo II – “Itinerário Transporte Individual” fornecido pela PsicoSoma – no qual deverá preencher todos os campos, tendo como base o Guia Michelin – disponível aqui https://www.viamichelin.pt/itinerarios . O valor pago ao KM é de 0,40€, num máximo até 30% do IAS em vigor no presente ano. Após o seu preenchimento deverá ser enviado à PsicoSoma para a sua validação.
Notas
N1 – Importante destacar que o valor da bolsa de transporte é variável de acordo com o número de horas de formação e dias de formação, bem como dos kilometros envolvidos nos trajetos..
N2 – Os valores associados à aquisição de passe/bilhete ou pessoais no caso da opção 2 serão pagos ao participante aquando do pagamento dos restantes apoios, fecho da ação e emissão de certificados.

Público-Alvo
  • São destinatários desta tipologia de operação os adultos, que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos, sendo excecionalmente admitidos jovens que ainda não tenham completado essa idade, desde que se encontrem comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou quando estejam em causa públicos específicos que se encontrem em situação de particular vulnerabilidade social, devidamente autorizados, nos termos do no 3 do artigo 3o da Portaria n.o 66/2022, de 1 de fevereiro, na sua atual redação.
  • São aceites participante com o Nível 3 ou inferior (12º ano e 9º ano) preferencialmente, podendo ser aceite participantes de Nível 4 ou mais sob análise e aceitação da entidade PsicoSoma.
  • São elegíveis formandos residentes em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II do Norte e Centro.
  • Sublinha-se que nas ações não são, em caso algum, aceites formandos residentes em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II de Lisboa, Algarve e Ilhas (critérios de candidatura PT2020).
  • Não ter participado e finalizado o processo na mesma UFCD (fator de exclusão)
     
Duração e Datas

1ª Edição
21 Outubro 2024

CÓDIGO DA UFCD: 9847

CARGA HORÁRIA: 25 horas

PONTOS DE CRÉDITO: 2.25

ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 342 – Marketing e Publicidade

  • Complemento com acesso ao Moodle, dinâmicas de grupo, trabalhos individuais com atividades diversas incluindo vídeos, podcast, leituras…
  • Turmas em Horário Pós-Laboral

Todos os módulos serão realizados em formato elearning. Esta formação será apoiada pela tutoria ativa e contínua, bem como pela leitura de documentos, visualização de vídeos, podcasts, participação em fóruns de discussão e realização de testes.

CRONOGRAMA

Horário Pós-Laboral : Consulte as Datas da Formação AQUI

As datas poderão ser alteradas em resultado da atividade profissional do formador.

Programa

Módulo 1 – O Profissional de Relações Públicas

  • O profissional de Relações Públicas e as técnicas de comunicação com o público 

Módulo 2 – A Comunicação

  • Pronunciação: a importância da dicção (tipos de exercícios práticos de dicção)
  • Falar sem cansaço
  • Objetivos da colocação da voz
  • Importância da colocação de voz
  • Voz de peito
  • Voz de cabeça
  • Elementos de expressão corporal
  • Importância do sorriso e o papel das mãos e dos gestos
  • A oralidade e a música
  • Importância da entoação, da inflexão da voz
  • Cacofonias: a comunicação armadilhada
  • Elementos de apoio à oralidade

Módulo 3 – Regras do discurso oral

  • Regras do discurso oral
  • Forma
  • Lógica
  • Ordem
  • Adequação
  • Coerência
  • Coesão
  • Tom
  • Ritmo

Módulo 4 – As grandes teorias da comunicação

  • A oratória: de Lísias ao Padre António Vieira
  • A retórica em Aristóteles
  • Estilística

Módulo 5 – A Inteligência Artificial ao serviço da Comunicação

  • A relação entre a inteligência artificial e a comunicação
  • Prompt para obter boas respostas
  • Como criar resumos, apresentações, imagens e vídeos com IA
  • Ferramentas de IA

Módulo 6 – O storytelling para uma comunicação emocional

  • Como criar uma storytelling de sucesso
  • O Arco Dramático e o Story spine
  • Exemplos de boas histórias.

Código da UFCD: 9847

Pode consultar o Regulamento Interno da Formação Regulamento Interno – Formação Modular

Consulte as Perguntas e Frequentes sobre o Projeto das Formações Modulares aqui

Documentos

Documentação primária necessária

Essa documentação será solicitada após a sua inscrição:

  • Fotocópia do Cartão de Cidadão (com a referência escrita de “autorizo a utilização documento à PsicoSoma para efeitos de formação”);
  • CV atualizado;
  • Certificado de Habilitações;
  • Contrato de trabalho e último recibo de vencimento (empregados);
  • Declaração / Comprovativo de inscrição no IEFP (desempregados)
  • Extrato de Remunerações da Segurança Social (desempregados);
  • IBAN – declaração válida do banco com a indicação do titular da conta ser o mesmo da inscrição;
  • Certidão de morada obtida através da Autoridade Tributária (site aqui e tutorial aqui)
  • Os documentos como a Ficha de Inscrição e Contrato de Formação devem ser assinados com base em duas opções: 1 – Chave Móvel, através da aplicação oficial. 2 – Se optar por assinatura manual deverá imprimir os documentos e depois enviar para a sede PsicoSoma em formato papel (as assinaturas devem ser originais e não digitalizadas), ambos antes do início da formação.

Avaliação da formação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada dos trabalhos realizados e apresentados, exercício, presença, assiduidade bem como o envolvimento e participação.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados no primeiro dia do curso.
  • O certificado será disponibilizado, em formato digital, num prazo máximo de 60 dias úteis, após a data de término do curso.

Consulte as Perguntas e Frequentes sobre o Projeto das Formações Modulares aqui

A formação encontra-se articulada com base no projeto Projeto Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030), PESSOAS-2024-3 – Formações Modulares Certificadas, na tipologia Formações modulares certificadas.

Projeto Pessoas 2030

Esta formação enquadra-se no Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030), com o código da operação PESSOAS-FSE+-01139800

Formulário de Inscrição

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

Inscrição válida para 1 pessoa

GRÁTIS

 Acesso às Sessões Presenciais e Online

 Acesso a conteúdos Online via Moodle

 Apresentações e conteúdis Exclusivos

 Técnicas e Dinâmicas Exclusivas

O facilitador

Facilitador de TOPO

Julien Diogo

Licenciado em Comunicação Social, Mestre em Comunicação e Marketing, Especialista em Marketing e Doutorando em Ciências da Comunicação. Sócio da PsicoSoma, sócio da ICN Agency, Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação de Viseu - IPV e no ISAG no Porto. Consultor em Marketing, Comunicação e Neuromarketing. Autor de vários livros e artigos sobre comportamento, consumo e neuromarketing.

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