Conheça as vantagens
quais as razões?
Esta formação permite o acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCP – Antigo CAP) com homologação pelo IEFP.
Muito mais do que um certificado, proporcionamos uma experiência repleta de inovação e criatividade, capacitando verdadeiros FACILITADORES de TOPO! Todos nós temos potencial para ser um Formador de TOPO e nós exploramos esse seu lado da EXCELÊNCIA da melhor forma!
Participe num processo formativo marcado pelo dinamismo, troca de experiência e conhecimento! Uma experiência na qual o storytelling é uma constante, através da nossa Liga dos Formadores de TOPO, desenhamos uma experiência que potencializa as mais diversas competências de cada um. Como na Liga Fantástica, cada super-herói tem uma vantagem, também os nossos Formadores de TOPO são treinados para ser os melhores!
Um curso em regime B-Learning num total 90h, 34h em Sessão Presencial, 7horas de Sessão Síncrona e 49h de Auto-Formação.
uma experiência adaptada
Descubra tudo
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática da formação profissional, nomeadamente:
– Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
– Caraterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
– Adotar uma perspetiva de auto-avaliação relativamente à sua prática;
– Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos- alvo e ao contexto de formação;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequa- da os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
– Refletir sobre os sistemas de formação;
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional;
– Refletir sobre os sistemas de formação.
- Competências do Facilitador do Futuro
- Relação Pedagógica (como comunicar com eficácia com grupos, com dicas de Economia Comportamental)
- Recursos Didáticos e Plataformas Colaborativas (com experiência prática)
- Criatividade em contexto formativo (como ser único e diferente… com técnicas de ideação)
- Programação Neurolinguística (como aumentar a eficácia e como podemos retirar mais informação do nosso formando)
- Dinâmicas de Grupo (como animar grupos mantendo sempre a atenção sendo de TOPO)
- Entre muitos outros temas… que serão abordados ao longo da formação, com conteúdos inovadores e materiais ÚNICOS e EXCLUSIVOS da PsicoSoma.
A formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador, nomeadamente, sendo as condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigidas pela Portaria no 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar:
- Deve ter uma qualificação de nível superior;
- Em componentes, unidades ou módulos de formação orientados para competências de natureza mais operativa, o formador pode ter uma qualificação de nível igual ao nível de saída dos formandos, desde que tenha uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos;
- Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade Sem prejuízo dos critérios legais, deverão constituir critérios de acesso os seguintes: – Interesse e motivação para a realização da ação de formação; – Disponibilidade; – Situação profissional; – Expectativas e necessidades de formação; – Relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, tolerância, capacidade facilidade de cooperação e de trabalho em equipa, capacidade de coordenação de trabalho, …)
Um curso em regime B-Learning num total 90h, 34h em Sessão Presencial, 7horas de Sessão Síncrona e 49h de Auto-Formação.
INÍCIO 13 SETEMBRO 2023
Datas/Cronograma : Horário Pós-Laboral : Consulte as Datas da Formação AQUI
Formação realizada na Escola Profissional de Fafe, Rua do Ruival – 4820-241 Fafe.
A formação apenas poderá ter o seu início se a PsicoSoma registar um número mínimo de 12 participantes – obrigações do Referencial da Formação de Formadores – IEFP.
As metodologias a adoptar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.
Serão privilegiados um conjunto de manuais teóricos (para estudo), recursos pedagógicos de apoio especialmente concebidos, sessões de esclarecimento (formação online e em sala), e simulações de ensino-aprendizagem (análise e auto-avaliação de comportamentos pedagógicos).
Serão certificados todos os participantes que, no decorrer da ação, tenham demonstrado que atingiram os objetivos propostos. A nota final é resultado da seguinte fórmula: AF = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS /OP) + (0,30 X AS /CP) + (0,3 X AS /PI) AF = Avaliação Final AD = Avaliação Diagnóstica (= 1 X Plano de Sessão Inicial + 1 X Recursos Utilizados Inicial + 2 X Simulação Pedagógica Inicial/4) AS/OP = Avaliação Sumativa dos Objetivos Pedagógicos (Média da avaliação da Observação dos Participantes nos 9 Módulos + Exercícios Pedagógicos + Avaliação Intermédia de Objetivos atingidos) AS/CP = Avaliação Sumativa da Componente Pedagógica (= 1 X Plano de Sessão Final + 1 X Recursos Utilizados Final + 2 X Simulação Pedagógica Final/4) AS/PI = Avaliação Sumativa da Projeto de Intervenção (= 1 X Projeto de intervenção Pedagógica).
Será o Responsável e/ou Coordenador Pedagógico que, após obtenção das avaliações individuais dos formadores, fará a sua compilação e converterá o somatório quantitativo (1 a 5) das avaliações numa escala.
O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é autorizado pelo IEFP, I.P. e inclui a seguinte estrutura curricular mínima:
Duração de referência: 90 horas
Estrutura: 9 Módulos (de 10 horas cada):
- MF1 – Formador: Contextos de Intervenção
- MF2 – Simulação Pedagógica Inicial
- MF3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
- MF4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
- MF5 – Operacionalização da Formação: do plano à ação
- MF6 – Recursos Didáticos
- MF7 – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
- MF8 – Avaliação das Aprendizagens
- MF9 – Simulação Pedagógica Final
Saiba tudo no documento de Apresentação da Formação
O percurso na Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning PsicoSoma irá permitir a candidatura ao CCP.
No final da formação, e caso se comprove o aproveitamento do participante emitirá um Certificado de Formação Profissional, emitido pela plataforma SIGO.
O acesso ao CCP passará pela plataforma Netforce, sendo da responsabilidade do IEFP a validação do percurso para a emissão do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas. Esse processo terá um custo administrativo de 50€ individual. Esse valor é solicitado via Netforce e é da totalidade responsabilidade do IEFP. A partir de 30 de maio de 2011 (inclusive) entrou em vigor o pagamento de encargos procedimentais associados ao CCP.
Qual é a validade do CCP?
Inicialmente, o CAP tinha a validade de 5 anos, sendo obrigatória a sua renovação. No entanto, com o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, não há necessidade de renovação uma vez que o documento é vitalício.
O que é o CCP?
O CCP – Certificado de Competências Pedagógicas é um documento que permite legalmente o exercício da atividade profissional enquanto formador. Inicialmente, este documento tinha a designação de CAP – Certificado de Aptidão Pedagógica.
Qual é a entidade responsável pela emissão do CCP?
Este documento é emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Pode, portanto, ser solicitado nos serviços do IEFP ou através de uma entidade homologada pelo IEFP (caso o candidato tenha frequentado o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores).
preços promocionais para grupos
Formulário de Inscrição
Inscrição válida para 1 pessoa
Acesso Sessões Presenciais
Acesso Sessões Online via Moodle e Zoom
Manuais Exclusivos
Técnicas e Dinâmicas Exclusivas
Temas como Aprendizagem 4.0,
Comunicação, Programação Neurolinguística,
Recursos Digitais…
Inscrição válida para 3 pessoas
Acesso Sessões Presenciais
Acesso Sessões Online via Moodle e Zoom
Manuais Exclusivos
Técnicas e Dinâmicas Exclusivas
Temas como Aprendizagem 4.0,
Comunicação, Programação Neurolinguística,
Recursos Digitais…