Conheça as vantagens
quais as razões?
O mundo não mudou, o mundo muda a cada segundo, e todos seguimos no mesmo barco, é fundamental acompanhar as inovações sociais, as mudanças comportamentais para adequar as melhores práticas pedagógicas.
Cerca de 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas, deixando claro que a atualização constante é mais do que nunca indispensável.
Atualmente, o mercado de trabalho pede aos jovens competências, saber-fazer e saber-evoluir, esta formação visa ser um momento de reflexão, ruptura de posturas e adopção de novos comportamentos e práticas para os Facilitadores permitindo assim um apoio ao desenvolvimento das competências nos seus alunos.
Esta formação visa assim nortear os participantes para uma Educação e Formação 4.0, onde a velocidade de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências, bem como a fusão de práticas e recursos serão os motores indispensáveis.
Preparar conteúdos para qualquer lugar, para a inteligência artificial, para as aprendizagens essenciais, assumir colegas e mentores, modular o conhecimento, personalizar a comunicação, apresentar flexibilidade e usabilidade são os motores do aqui e do agora no processo ensino-aprendizagem.
Transformar e despertar os formadores e professores para uma postura e dinâmica de Facilitadores, preparados para a Autonomia, Imaginação e Persistência será o resultado!
uma experiência adaptada
ESPECIAL ESCOLAS
A estrutura da experiência para professores
– Indicar as variáveis do contexto ensino-aprendizagem na ótica da Aprendizagem 4.0
– Identificar os comportamentos no ensino-aprendizagem por parte das novas gerações.
– Auxiliar na perceção das novas competências e funções do Facilitador do Futuro.
– Construção do Arquétipo do Facilitador do Futuro.
– Alinhar e planear sessões com base nas aprendizagens essenciais e produtos de aprendizagens.
– Reconhecer as boas práticas de comunicação e dinâmicas para a formação profissional.
– Reconhecer as funções dos recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem.
– Conhecer vários recursos didáticos off e online capazes de serem implementados nas várias etapas do processo de aprendizagem com base na Toxonomia de Bloom.
– Reunir os conhecimentos e drivers para o desenvolvimento de uma dinâmica criativa com base em recursos didácticos off online.
- Competências do Facilitador do Futuro
- Relação Pedagógica (como comunicar com eficácia com grupos, com dicas de Economia Comportamental e Neuoricência
- Recursos Didáticos Online como Inteligência Artificial e outros
- Potencialidades das Plataformas Colaborativas
- Criatividade em contexto formativo (como ser único e diferente… com técnicas de ideação)
- Programação Neurolinguística (como aumentar a eficácia e como podemos retirar mais informação do nosso formando/aluno)
- Dinâmicas de Grupo (como animar grupos mantendo sempre a atenção sendo de TOPO)
- Entre muitos outros temas… que serão abordados ao longo da formação, com conteúdos inovadores e materiais ÚNICOS e EXCLUSIVOS da PsicoSoma.
A formação é dirigida a professores e formadores que atuem em escolas públicas e privadas, profissionais e de ensino regular, que pretendam atualizar conhecimentos e competências.
Nestes termos, o(a) candidato(a) à formação deve:
• Deter uma qualificação de nível superior.
Sem prejuízo dos critérios deverão constituir critérios de acesso os seguintes: Interesse e motivação para a realização da ação de formação; Disponibilidade; Situação profissional; Expectativas e necessidades de formação; Relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, tolerância, capacidade facilidade de cooperação e de trabalho em equipa, capacidade de coordenação de trabalho, …)
Um curso em regime B-Learning num total 20h.
16 horas presenciais, em sessão de 4 horas, e 4 horas de auto-formação.
📆 Datas a identificar com a escola.
📆 Possibilidade de horário laboral ou pós-laboral.
As metodologias a adoptar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.
Esta formação realiza-se em formato presencial, interligando os métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, com recurso a conceitos atuais, fomentando o pensamento divergente face ao contexto de ensino-aprendizagem.
A formação é acompanhada de vários momentos de avaliação, nomeadamente, diagnóstica, formativa e somativa com a realização de uma prova online via Moodle.
A participação na formação terá uma classificação qualitativa, de Aprovado ou Não Aprovado.
Esta formação permitirá um Certificado de Formação Profissional, com duração de 20horas, via SIGO.
O curso de Formação De Professor a Facilitador de TOPO inclui a seguinte estrutura curricular mínima:
Duração de referência: 20 horas
Estrutura
Estação 1 “Novos Contextos”
- Para onde caminhamos?
Entidades, Perspectivas e Desafios - Aprendizagem 4.0
Processo “Bloom´s Taxonomy”, estímulos e recursos - Quem são os alunos
Mapa da Empatia, Persona e Jornada do Aluno
Estação 2 “De Formador a Facilitador”
- Perfil do Facilitador do Futuro
Atitudes, Competências e - Funções do Futuro
- Como Comunicar no Contexto 2023
- Dicas para uma Comunicação Envolvente
- Neuro Insights para Envolver na sala
Estação 3 “ADN dos Recursos”
- Conceito de recurso
- Funções dos recursos
- Critérios de Seleção dos recursos didáticos
Estação 2 “Recursos Didáticos Off”
- Recursos para as várias etapas da “Bloom ́s Taxonomy”
- Jogos tradicionais, jogos de tabuleiros adaptados, a Caixa de Tesouro, Design Thinking…
- Boas práticas e dicas a aplicar
Estação 3 “Recursos Didáticos On”
- App de Inteligência Artificial ao serviço do conhecimento
- Padlet, Miro e Genially para atividades colaborativas
- Mentimeter, Worldwall, Quizizz para jogos online
- Prezi e outros para a criação de vídeos
Estação 4 “Desafio colaborativo”
- Como criar uma sessão dinâmica com recursos inesperados
Esta formação permitirá um Certificado de Formação Profissional, com duração de 20horas, via SIGO.
PEDIDO de proposta
Inscrição válida a Escola
Acesso Sessões Presenciais
Agenda e horários ajustados à realidade da escola
Manuais Exclusivos
Técnicas e Dinâmicas Exclusivas
Temas como Aprendizagem 4.0,
Comunicação, Programação Neurolinguística,
Recursos Digitais…