20 %

O Retrato Decifrado do Doente

A personalização do registo médico

de: Hélder da Costa Machado

Sinopse

Este livro foi escrito com a intenção de dar resposta a médicos que têm a seu cargo o primeiro contacto com os utentes, profissionais interessados em utilizar bem o seu tempo e em ocupar-se das tarefas que ninguém pode fazer tão bem como eles/elas. Não é isso que se passa em muitos serviços em que a gestão permite e incentiva duplicação de tarefas.

18,17  14,54 

Em stock

SOBRE O LIVRO

Sinopse

A resposta às reais necessidades dos utentes e doentes deve ser vista num contexto pessoal, ao longo de uma sequência coerente e consistente de visitas. Surgem assim as oportunidades para compreender a peculiaridade de cada doente, para investigar a importância dos genes e dos factores ambientais tanto a nível individual como nas populações em geral, de modo a tornar as medidas de prevenção cada vez mais efectivas e de tomar na devida consideração os numerosos casos que não se adaptam às estereotipias dos protocolos de intervenção. Cada pessoa tem uma doença diferente e vive situações diferentes mesmo que o diagnóstico seja o mesmo. O registo de saúde deve pôr em evidência a sua peculiaridade. Só assim a prevenção pode alcançar resultados expressivos e o tratamento ser prescrito à medida. A aplicação pelos profissionais de saúde de protocolos de boas práticas é hoje uma rotina em muitos tipos de intervenção. Adapta-se perfeitamente a muitas especialidades médicas com enormes vantagens para os doentes. No caso dos médicos de primeiro contacto, a utilização de protocolos oferece também benefícios havendo natural vantagem em partilhá-los com outros profissionais dentro do espírito de equipa indispensável nos dias de hoje. Em tempo de racionalização económica esse tipo de intervenção não basta há que enfrentar os desafios postos por um ambiente de crescente complexidade. A utilização da tecnologia só por si não garante a resposta a boa parte dos problemas. Torna-se indispensável utilizar uma abordagem bioética que permita encarar na vertente da personalização de cuidados, e estar assim preparado para analisar a “essência das coisas”. Para isso torna-se necessário criar a ferramenta necessária, objectivo central do “Retrato” do Doente. Não é só aos profissionais de saúde que esta ferramenta poderá interessar. Os utentes terão a ganhar ao dispor dela em permanência sob a forma de dispositivos móveis que, garantida a confidencialidade, lhes permita gerir os seus problemas de saúde em termos de auto determinação (empowerment), abrindo assim possibilidades de se posicionarem em pleno em qualquer sistema de saúde eficiente reduzindo simultaneamente os seus custos. O “Retrato” corresponde assim a uma plataforma informática móvel dirigida a consumidores mais conscientes das suas necessidades em termos de saúde. Vem reforçar a capacidade de tomar decisões ao actuar como guia e agente facilitador da colaboração com os profissionais de saúde, levando à melhoria do estado de saúde em ambientes que têm em conta a qualidade e o custo-benefício.

Informação adicional

Peso 0.3 kg
ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

REF: 9789728994174 Categorias: , , Etiquetas: , , ,
Brands
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Especialização em Medicina Interna - Universidade McGill, Montreal, Canadá. Pós-Graduação em Medicina Experimental pela mesma Instituição, com Tese sobre transplantação de tumores humanos em animais e sua localização com anticorpos marcados com iodo.
Product ID: 2314

Nossas Recomendações e Opiniões dos Leitores

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O Retrato Decifrado do Doente”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × two =

Envios em 48H para todo o país! Ignorar

Help-Desk