Descrição
Sinopse
A escola assume-se como uma espécie de segunda casa da criança, pois é aí que ela passa a maior parte do seu dia, as pessoas com quem aí interage assumem extrema importância no seu mundo relacional e no seu funcionamento emocional em particular. O bem-estar emocional ou mal-estar vivenciado pela criança e que possa ter sido originado pelo habitat escolar, tem um peso extremamente significativo no funcionamento psicológico e emocional da mesma repercutindo-se na qualidade de vida e no seu desenvolvimento escolar futuro. A criança simplesmente pode não querer ir para a escola porque tem medo, esse espaço suscita-lhe mal-estar e ansiedade, tal não pode ser negado nem desvalorizado. Convém que os pais, professores, educadores, familiares percebam que este comportamento deve ser avaliado e analisado, pois se por um lado, pode ser transitório assumindo-se como uma fase de adaptação, por outro, também pode relacionar-se com questões a ter em consideração, podendo estas (se não forem trabalhadas) assumirem alguma gravidade no desenvolvimento escolar e psicológico saudável. Na base deste medo podemos encontrar problemas na relação com os educadores, professor (a), colegas, dificuldades de desempenho escolar, angústia de separação da criança aos pais, bullying (…). Encontramos aqui algumas ideias práticas e fáceis que podem ajudar os pais, professores, psicólogos, técnicos da área da educação a compreender o significado do medo da escola por parte das crianças, tal como ajuda-las a ultrapassar esse medo e mal-estar associado.
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