Descrição
Sinopse
No CAPÍTULO 1, Inês Amaral faz um enquadramento inicial sobre o Marketing de Conteúdo no contexto 3.0, marketing este que é hoje uma forma de comercializar produtos e serviços, procurando assegurar a notoriedade da marca através de empatia, inovação, disrupção e criatividade. A gestão de conteúdos, refere a autora, deve centrar-se, na procura de engagement e conversão (leads, vendas, etc.) e orientada para a partilha e a lógica do utilizador (multiplataforma, multi-ecrãs, interesses, etc.).
Elsa Fernandes, no CAPÍTULO 2, aprofunda a análise do conceito de marketing de conteúdo, explica a sua evolução e vantagens e apresenta oito passos fundamentais para a definição de uma estratégia de marketing de conteúdo que contribua de forma eficaz para conquistar novos clientes e aumentar os resultados de marcas e empresas.
Apesar da importância que a publicidade possui para as marcas, Uriel Oliveira considera no CAPÍTULO 3 que as pessoas, por exemplo, confiam mais em bloggers ou jornalistas. Por isso, o poder das relações públicas digitais não pode ser descurado pelos marketers, como o tem sido sempre na opinião do autor. O earned media está em ascensão fruto da necessidade dos consumidores de terem aprovação de terceiros e conteúdos relevantes. Tem ainda a confiança dos consumidores, pode produzir maior engagement, gerar partilhas e reputação do produto.
David Monteiro, no CAPÍTULO 4, faz um enquadramento inicial sobre a publicidade online, tal como fez Inês Amaral relativamente ao Marketing de Conteúdo, explicando a evolução dos paradigmas da Web e dos formatos publicitários que se multiplicam, desafiando a capacidade de as marcas manterem consistente a mensagem difundida por cada um dos meios utilizados. O autor destaca o facto das campanhas tenderem a ser cada vez mais humanizadas. Termina identificando oportunidades condutoras de mudança e inovação e ameaças para a publicidade digital.
O CAPÍTULO 5, escrito por Daniel Pereira, fundamenta a publicidade nos motores de busca (Search Engine Advertising – SEA). A abordagem do autor é estratégica proporcionando uma compreensão da dinâmica da criação, manutenção e otimização ativa de campanhas. No fim do capítulo espera-se que o leitor saiba elaborar uma estratégia para uma campanha em motores de busca. Mas o desempenho adequado das campanhas dependerá também da experiência prática acumulada pelos marketers.
No CAPÍTULO 6, Márcio Miranda partilha linhas orientadoras para a criação de campanhas de sucesso nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube, focadas em gerar leads e obter conversões. Tudo começa pelo planeamento e criação de uma estratégia de publicidade nas redes sociais, nos seus pontos essenciais. O autor começa por abordar estas questões e depois percorre as melhores práticas na criação e otimização de campanhas. Termina o capítulo falando de algumas ferramentas complementares.
O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, pode ser uma excelente plataforma para as marcas desenvolverem ações de marketing digital. Paulo Faustino, explica no CAPÍTULO 7, como criar anúncios publicitários na plataforma LinkedIn Ads, muito interessante para negócios Business to Business (B2B). Várias tipologias de anúncios, mais caros do que no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, são abordadas ao longo do capítulo.
A plataforma Twitter Ads é apresentada no CAPÍTULO 8 começando por explicar- se o processo de elaboração de uma estratégia para campanhas no Twitter. Depois são apresentadas as várias tipologias de anúncios e as etapas de criação e gestão de campanhas de sucesso.
O CAPÍTULO 9 é dedicado às empresas que já têm lojas online. A publicidade pode ser gerada de diversas formas para divulgar canais de vendas eletrónicos. Neste capítulo explora-se a publicidade no site da empresa, em motores de busca, redes sociais e outras plataformas digitais, assim como a publicidade de terceiros no site da própria empresa.
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