Sinopse

Será que se pode falar de avaliação de processos e resultados desde a educação de infância? Quais são os referenciais teóricos e práticos que fundamentam o processo de avaliação na creche e na pré-escola? Qual o apoio (teórico/prático) que pode ser oferecido aos profissionais a nível da avaliação das crianças para que desenvolvam práticas avaliativas que respeitem a sua singularidade? Como é que as crianças participam/ou podem participar no trabalho de avaliação? E as familias? Como é que estas questões são vividas pelos profissionais da creche/pré-escola? Na formação inicial e continuada como é e/ou como deve ser trabalhada a avaliação? Estas são apenas algumas das questões que estiveram subjacentes à organização desta publicação e que nos levaram a reunir textos de alguns dos principais autores e autoras que em Portugal e no Brasil têm estudado esta problemática. Esta obra pretende sistematizar e divulgar os seus trabalhos sobre avaliação na educação de infância, temática que preocupa a todas e a todos os que trabalham nesta área: educadores, formadores, investigadores.

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Maria João Cardona

Professora Coordenadora de nomeação definitiva na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESES), Departamento de Educação e Currículo; Presidente do Conselho Técnico Cientifico da ESES: Doutoramento em Ciências da Educação, Universidade de Caen, menção final de Trés Honorable avec félicitations du jury (2001) registado na Universidade do Minho (2002).
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