Programa de Atividades Lúdicas para as Competências Pré-Académicas, Emocionais e Psicomotoras

21,89 

132 Atividades
5 Categorias: Inteligência Emocional, Brincar com a Linguagem Oral e abordagem à Escrita, Brincar com a Matemática, Perceção, Atenção e Memória e ainda Relaxação.
Público: Crianças entre os 4 – 6 anos.

Sinopse

Brincar é absolutamente decisivo para um adequado neurodesenvolvimento, mormente motor, cognitivo, linguístico, social e emocional, entre outros. A aprendizagem realizada através do brincar, ou seja, por meio das brincadeiras, torna-se mais fácil, intuitiva e eficaz, dado o seu carácter recreativo, prazeroso, espontâneo, exploratório e natural.

Este livro destina-se, essencialmente,  a pais, a educadores, a professores e a todos aqueles que se interessam pelo neurodesenvolvimento da criança, quer ele seja convencional, quer ele seja atípico. O seu conteúdo caracteriza-se, de uma forma muito sumária, pela apresentação de um repertório, muito completo e bem estruturado, de atividades suscetíveis de promover a aprendizagem, em múltiplas áreas, através do brincar e com base nas Orientações do Ensino Pré-Escolar, emanadas do Ministério da Educação.

Prefácio de Carlos Neto
Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)

Em stock

Descrição

A importância do brincar para um saudável desenvolvimento da criança, é um tema cada vez mais atual e para o qual diferentes profissionais de diversas áreas de formação têm desenvolvido investigação, com o intuito de comprovar esta premissa, enfatizando que é através do brincar que mais se aprende e que este promove o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social das crianças.

Este livro é o resultado de um trabalho de uma equipa especializada em Neurodesenvolvimento infantil com diferentes formações académicas (psicóloga, psicomotricistas, professora de educação especial, coach parental) e com uma vasta experiência em intervenção terapêutica com crianças. Destina-se a pais, educadores, professores e a todos aqueles que se interessam pelo desenvolvimento da criança. Trata-se de uma compilação de atividades que promovem a aprendizagem através do Brincar com base nas Orientações do Ensino Pré-escolar.

Prefácio de Carlos Neto
Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL)

Já disponível para envio!

 

 

 

Autor

Ana Salvador

Licenciada em Professores de 1o ciclo (2004) e pós-graduada em Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor. Terapeuta do Neurodesenvolvimento; Técnica Especialista Principal de Neurodesenvolvimento no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças e Coordenadora dos grupos de estudo Coaching Parental; Coaching de Equipa; Insucesso escolar e Legislação, na rede Diferenças. Facilitadora de Parentalidade Consciente. Criadora do Modelo POLAR® - Um programa de desenvolvimento pessoal para pais e Professores.
Ana Salvador

Ana Simas

Mestre em Reabilitação Psicomotora pela FMH (2008), com especialidade em Neurodesenvolvimento infantil, pelo Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças. A sua investigação debruçou-se sobre o processamento fonológico, pelo que adquiriu várias ferramentas e estratégias para trabalhar com crianças com algum tipo de necessidade. Mãe de primeira viagem e criadora do blog mommy.psicomotricista.
Ana Simas

Bárbara Pereira

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação pela FMH (1998). Pós-graduada em Autismo e Perturbações do Desenvolvimento. Acreditada para aplicação do Programa de Resiliência Europeu-RESCUR. Técnica Especialista Principal de Neurodesenvolvimento no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças. Membro do grupo de estudos da matemática no mesmo centro. Psicomotricista e mãe defensora do brincar, interessada por novas formas de aprendizagem, principalmente da matemática.
Bárbara Pereira

Maria Inês Pedro

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação (2005) e mestre em Reabilitação Psicomotora (2010) pela FMH. Colaborou com o Laboratório de Investigação da mesma Faculdade em 2007 no âmbito da Relaxação. Orientadora de estágios curriculares no âmbito da licenciatura e mestrado em Reabilitação Psicomotora. Desde 2007 que desenvolve no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças intervenção especializada e individualizada com crianças e jovens. Treinadora de natação (2006), dedicando-se especialmente às Perturbações do Neurodesenvolvimento em meio aquático.
Maria Inês Pedro

Raquel Barateiro

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação em 1995 pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH). Terapeuta do Neurodesenvolvimento e Técnica Consultora Principal Honorária do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças. Orientadora de Estágios Curriculares no âmbito da licenciatura e mestrado em Reabilitação Psicomotora. Coordenadora do Programa B.a.Bá e do Grupos de Estudo da Leitura e Escrita nas Perturbações do Desenvolvimento Intelectual e das Perturbações da Coordenação Motora.
Raquel Barateiro

Sofia Azevedo

Licenciada em Psicologia pelo ISMAI em 2002. Pós-graduada em Terapia Familiar: Sensibilização à Intervenção Sistémica em 2004. Desde 2004, é Terapeuta do Neurodesenvolvimento, no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, prestando apoio especializado e individualizado a crianças e jovens. Sócia fundadora do polo Diferenças - Braga (2004) e do polo Diferenças - Porto (2010). Participa em Grupos de Investigação de Cognição Não-verbal, e Pré-requisitos Académicos.
Sofia Azevedo

Susana Martins

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação (1995) pela FMH. Terapeuta do Neurodesenvolvimento e Técnica Consultora Principal Honorária do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças. Responsável pelo Grupo de Estudos da Motricidade e do projeto Selo “Escola Inclusiva” e Orientadora de Estágios Curriculares na licenciatura e mestrado em Reabilitação Psicomotora.
Susana Martins

Informação adicional

Peso 0,3 kg
Autores

Ana Salvador, Ana Simas, Bárbara Pereira, Maria Inês Pedro, Raquel Barateiro, Sofia Azevedo, Susana Martins

ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Programa de Atividades Lúdicas para as Competências Pré-Académicas, Emocionais e Psicomotoras”