“O Valor da Felicidade”

O conceito Psico & Soma, Lda iniciou o seu percurso no dia 20 de setembro de 2004 (data em que foi constituída a empresa) e abriu as suas portas em 15 de maio de 2005 na cidade de Viseu visando, tal como afirmava o seus slogan, revolucionar o sector da saúde e educação, “A Saúde ganhou uma Nova Forma!“.

A idealização do conceito resulta da vontade de dois jovens estudantes da área de psicologia e motricidade, hoje doutorandos e profissionais de qualidade nas suas áreas, desenvolverem novas ferramentas e metodologias de intervenção nas áreas da Saúde e Educação.

Em resultado da amplitude deste desafio, o conceito PsicoSoma, foi idealizado de forma esférica, isto é, um conceito complementar, interdisciplinar e inovador, através de serviços como livraria técnica, editora técnica, formação profissional, empresas, e ainda investigações e eventos científicos.

“Mais de nove anos no mercado nacional…”

Ao longo de 9 anos, o trabalhou norteou-se sempre com base nas neurociências aplicadas, permitindo assim a ediação de mais 40 obras PsicoSoma, a comercialização de mais de 5000 títulos técnicos, criação e idealização de mais de 10 conceitos de negócio, a formação profissional de mais de 1500 pessoas, e ainda cerca de 25 eventos científicos.

Atualmente, e após 9 anos de existência, a PsicoSoma apresenta-se como uma empresa sólida e caracterizada pela qualidade e inovação, com uma evolução na sua filosofia e ilustrada no seu slogan identificativo: “O valor da Felicidade!“.

Com forte presença no território nacional, com unidades estratégicas em Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Viseu, e com cobertura nacional pela via de parcerias, apresenta ainda desde 2011 presença na América do Sul, na Colômbia, na cidade de Barranquilla.

Em breve vamos chegar ao México e ao Brasil… Aos 10 anos teremos novidades, mas afinal isso é o que nos motiva: O desafio de sermos felizes e tornar os outros mais felizes!

“…Aveiro, Coimbra, Lisboa, Viseu, e outras cidades nacionais…”

Todo o conceito PsicoSoma foi consolidado nestes últimos dois anos em torno das neurociências aplicadas, com o criação do Instituto Clínico de Neuropedagogia e ainda do Intelligence in Consumer Neuroscience, através dos quais desenvolvem-se investigações, criam-se novas ferramentas de intervenção e neuroestimulação, sendo que os restantes serviços e produtos surgem como suporte teórico e formativo.

Apresentando como posicionamento “O Valor da Felicidade” a PsicoSoma visa que todos os envolvidos sejam felizes, tenham prazer em criar mais-valia junto do conceito PsicoSoma, usufruindo de serviços capazes de responder de forma objetiva e emocional às suas necessidades.

A PsicoSoma procura ser, não só apenas o elo de ligação entre o cliente e o seu objetivo, mas também, o seu colaborador mais próximo ao longo de todo o processo, quer psicológico, de formação, de criação de empresa ou até na compra.

Todos os serviços e produtos PsicoSoma têm como base três conceitos: Qualidade, Inovação e Criatividade, sendo que para tal contribui a nossa larganetworking.

A PsicoSoma é uma marca registada com o nº 435074 em território nacional e na Colômbia, é uma entidade formadora acreditada pela DGERT, tem a sua Formação Pedagógica Inicial de Formadores à distância homologada pelo IEFP (segundo Novo Referencial 2012).

Quem é a PsicoSoma?

A empresa Psico & Soma, Lda encontra-se aberta ao público desde do dia 15 de Maio de 2005, situa-se na Rua Miguel Bombarda, nº36 em Viseu, cujo slogan identificativo era: ” Diferentes no Conceito, Únicos na Diferença!”.

A PsicoSoma surge em 20 de Setembro de 2004, em Viseu, resultado de um conceito há já muito idealizado por dois jovens estudantes da área de psicologia, hoje doutorandos e profissionais de qualidade nas suas áreas.

Definiu-se desde logo como objectivo máximo da PsicoSoma, nada mais do que revolucionar a área da Saúde e da Educação, através de métodos e técnicas inovadoras e fortemente dinamizadas.

Actualmente, e após quase 5 anos de existência, a PsicoSoma apresenta-se como uma empresa sólida e caracterizada pela qualidade e inovação.

Nos vários serviços e departamentos que a empresa apresenta a PsicoSoma procura aplicar os seus conceitos primordiais, tais como a Inovação, Qualidade e Criatividade. A filosofia empresarial da esfera psicossomática gira em torno desses conceitos, de modo a que exista uma proximidade profissional benéfica para todos, desde os fornecedores, aos clientes, formandos e amigos.

Quais são os serviços PsicoSoma?

Poderá assim encontrar na nossa marca os seguintes serviços:

– Livraria Técnica – entre eles a venda de livros técnicos na área da saúde, psicologia, educação, marketing, gestão e outras áreas…; Loja Online
– Editora – a edição de livros técnicos, estudos e revistas; Serviço Editorial
– Clínica – a clínica psicológica, de educação especial, fisioterapia e outras; ICN PsicoSoma
– Formação Profissional – a realização de cursos de formação profissional em áreas como Educação Especial, Marketing, Neuropsicologia,Neuromarketing, entre outras, possuindo homologações de Formação Pedagógica Inicial de Formadores à distância e ainda a Formação Contínua de Formadores à distância; Catálogo de Formação
– Empresas – Neurociências Aplicadas ao Consumo; Criação Global de Empresas, serviços de apoio às empresas e a novos projectos, Assessoria em Comunicação e Marketing e ainda Clínica Organizacional. ICNeuroscicence
– Eventos – tertúlias, workshops, congressos, seminários e colóquios nas diversas áreas acima indicadas; Eventos

Apresentando como conceito “O valor da Felicidade!”, a PsicoSoma visa aplicar em cada departamento e serviço uma análise pormenorizada da situação, curso, edição e projecto.

No início de cada ano, a equipa PsicoSoma delimita objectivos para cada departamento, de modo a estimular o trabalho de cada colaborador, e desta forma exigir a procura de novos conceitos e ferramentas que acabam por ser benéficas para os clientes, formandos e promotores que escolhem a PsicoSoma como a sua aliada de eleição.

A PsicoSoma procura ser, não só apenas o elo de ligação entre o cliente e o seu objectivo, mas também, o seu colaborador mais próximo ao longo de todo o processo, quer psicológico, de formação, de criação de empresa ou até na compra.

A PsicoSoma é uma marca registada com o nº 435074, e é uma entidade formadora acreditada pela DGERT, e tem a sua Formação Pedagógica Inicial de Formadores à distância homologada pelo IEFP.

Missão

A PsicoSoma assume-se como uma plataforma de serviços e produtos que pretende valorizar a Felicidade dos seus intervenientes pela via da criação e cocriação de valor e networking internacional.

Visão

A PsicoSoma pretende até 2018 proporcionar o real valor da Felicidade aos seus intervenientes capacitando com rigor e inovação, criando oportunidades aos seus clientes e tratando a saúde com processos únicos, assentes na neurociência aplicada, aumentando a inovação nas empresas, na aprendizagem e na clínica, elevando o seu conceito em vários países do mundo. 

Valores PsicoSoma

Qualidade – nos serviços prestados, produtos comercializados e nos seus processos empresariais.

Inovação – quer nos produtos e serviços comercializados, quer nas soluções empresariais definidas para os seus clientes.

Criatividade – nos seus processos formativos, nas suas dinâmicas de grupo, coaching, team building ou ainda na criação de conceitos de negócio.

Neurociência – todo o conceito assenta nas neurociências aplicadas, quer na vertente clínica, empresarial, formativa, de eventos ou ainda editorial.

Emoção – a felicidade de todos os envolvidos no processo PsicoSoma é o nosso objetivo máximo.

Olá caros PsicoSomáticos,

Pediram-me para vos escrever uma mensagem, onde contassemos a estória da PsicoSoma após 9 anos. Grande desafio, mas cá vai. E, tal como todas a estórias, também esta começa por…

“Era uma vez…

… um grupo de aventureiros que decidiram iniciar uma aventura.

Situar o início de uma estória é muito difícil, pois teríamos que estudar o processo caótico e determinístico que nunca teria um início… provavelmente seria no Big Bang, mas esta estória não foi assim… achamos que o “tropeçar na felicidade” até está bem identificado!

Um grupo de jovens que participavam em vários movimentos associativos na região de Viseu, organizaram um congresso nos dias 3 e 4 de Dezembro de 2002 onde convidaram vários especialistas para falar de “Estilos de Vida Saudáveis na vida Académica”… e convidaram uma editora para fazer uma pequena banca de livros!

Sim… a editora para fazer a banca de livros, parecia a parte menos importante, porém foi a pedra necessária para tropeçar no que hoje é a PsicoSoma. Como todas as estórias, a sorte e o acaso ditam sempre o final da estória… vamos ver!

Essa editora, chama-se Climepsi e não tinha ninguém para fazer a banca dos livros! Ora, prontamente, os organizadores Fernando Rodrigues e Cátia Mateus (que já andavam de mão dada na altura…) decidiram avançar com a organização da banca em troca de uns livros para toda a organização… que felicidade… LIVROS de oferta!

A venda foi um sucesso… e a editora convidou o casalito a ir em Dezembro de 2002 a Lisboa, entregar os livros e fazer uma reunião!

Lá fomos a caminho de Lisboa… o que nos esperava era uma proposta para colaborar com eles como promotores culturais, que em resumo era para fazer bancas em congressos por todo o país… eles pagavam as despesas e recebíamos uma percentagem! Grande dia… com os tostões que recebemos (que para estudantes era uma mini fortuna… ) compramos presentes de Natal para toda a família, tal era o contentamento! Mais tarde percebemos que era mesmo um dia para comemorar, mas na altura nem percebemos bem isso… mas era aqui que começava a viagem para a FELICIDADE!

Então andamos durante cerca de 2 anos a pular de conferência em conferência, quase todas da área da Psicologia, Medicina e Educação… quando as conferências eram interessantes assistíamos… quando não tinham muito interesse… liam-se os livros que tínhamos para vender, pois era importante conhecer o produto… e neste bailado, começou a paixão pela área e pelos livros!

Até que um dia, em mais um tropeçar na Felicidade, em 12 e 13 de Outubro de 2003 fomos ao Congresso de Neurociências Cognitivas em Évora… conhecemos o Carlos Fernandes, o Luís Maia e até conseguimos uma boleia ao Paulo Rodrigues. Incentivaram-nos mais tarde a tirar doutoramento em Salamanca (essa eterna senda que ainda não terminou…) e conhecemos um “concorrente”, numa outra banca… a “Psilógica” de Évora… uma senhora muito simpática que nos dizia… “Porque não perseguem o V. sonho e criam a V. empresa? Porque não pedem apoio ao IEFP e criam a empresa para serem felizes?” Assim nasceu o sonho!

Ele trabalhava numa discoteca e estudava… ela tirava o curso… nesse percurso, convidaram mais 2 sócios para ajudarem com a sua experiência… o Carvalho (que ajudou a filha Diana – a dentista – que estava no início da licenciatura e que no futuro a ideia seria exercer clínica), que nos deu, com o seu gabinete de contabilidade, todo o apoio aos números e de gestão que era preciso. Convidamos a Natacha, na altura coordenadora editorial da Climepsi, uma pessoa com muito conhecimento do processo editorial e do mercado livreiro… eles tinham experiência e forneciam a credibilidade a uma “Start Up”. Ok… equipa convidada! Agora era tempo de decidir o que vamos fazer… procuramos uma empresa que nos elaborasse o projeto e realizamos em Fevereiro de 2004 a candidatura ao IEFP… uma ILE (Iniciativa Local de Emprego). Demorou a sair o dinheiro (só em Maio de 2005 é que foi libertado… que sustos apanhamos pelo meio!!!) mas nós acreditamos que era possível sermos FELIZES!

Em 20 de Setembro de 2004 criamos a empresa… para ser uma Livraria Técnica, uma Editora Técnica, uma empresa de Formação e com as tropelias do nosso projeto, adivinhem só… aprendemos a fazer projetos e por isso criamos também uma vertente de Empresas! No dia 21 de Setembro, feriado em Viseu, lá fomos nós comemorar para a Feira de São Mateus… Os novos empresários da Felicidade!

Logo nessa altura o Fernando termina a licenciatura em Psicologia Clínica e no fim desse ano deixa o trabalho à noite! 100% dedicado para a PsicoSoma enquanto a Cátia acabava o curso de Motricidade Humana e Educação Especial… e em 2005, no dia 15 de Maio, após as tropelias com o espaço, obras de adaptação, execução do projeto e alguns prejuízos… abrimos portas ao público com um slogan:

“A Saúde ganhou uma nova forma!”

A nossa ideia, seria que o conceito de Saúde fosse muito abrangente… uma livraria técnica de saúde e educação, uma editora técnica de saúde e educação, um conceito de formação especializada para a saúde e educação, saúde empresarial e criação de empresas inovadoras (e tínhamos uma clínica obstétrica de empresas – para as que vão nascer – e a clínica geral/especialidades de empresas que já existem)… e uma clínica de especialidades… e adivinhem… um ano depois (em 21 de Setembro outra vez… o Fernando entra em doutoramento em Neuropsicologica Clínica, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca)… mais um acaso que mudou a PsicoSoma… já vamos ver como!

Estávamos na Rua do Comércio, num segundo piso com 12 gabinetes e com um espaço delicioso. Faziam parte da equipa o Ricardo (contabilista), o Rodolfo e a Mónica (nutricionistas) e logo a seguir a Isilda (Psicóloga). A equipa cresceu (com o Tiago, o Raúl, o Pedro, o André, o Carlos e o Saraiva), e todos eles, ainda que por um tempo menor, deixaram a sua marca… fomos reestruturando e adaptando!

No entanto a clínica não estava a rentabilizar como esperávamos e a formação e a livraria, com parcerias com empresas já existentes, era o nosso “core business”!

Mudamos para o Largo Pintor Gata, junto à Sé de Viseu… uma loja de rua, com uma nova equipa. Entrou a Carolina e o Julien, que traziam consigo uma vertente da comunicação e do Marketing muito forte! A Cátia já tinha muita experiência e em 2010 decidimos que deveríamos ser autónomos! E assim foi… acreditamos a empresa na DGERT e no IEFP e começamos a franquiar!

O destino foi rápido… Aveiro, Coimbra, Lisboa, Braga, Almada e Barranquilla (Colômbia). Entraram na família PsicoSomática muitas pessoas… o Hugo, o Sr. Jorge, a Eva, a Catarina, a Susana, a Cátia, a Andreia, o Duarte e a Catarina Bernardo. Mudamos o nosso posicionamento… já éramos mais que um conceito de Saúde… Agora seriamos:

“Diferentes no Conceito, Únicos na Diferença!”

Já editávamos alguns livros e a ideia era crescer na qualidade, criatividade e inovação!

Nesta altura, a Natacha e a Diana, acharam que o negócio já estava a andar muito rápido e que seria tarde para acompanhar… então o Fernando e a Cátia ficaram como únicos sócios da empresa em Portugal.

Mais ou menos na mesma altura, o Ernesto Barceló, neurologista colombiano cria com a PsicoSoma Portugal, o Ivan (dermatologista) e o Camilo (administrador de marketing), uma empresa na Colômbia chamada NeuroGroup, SAS. E assim nasce a PsicoSoma Colômbia… muito focada nas empresas e a dar passos seguros, realizando eventos, formações, projetos para grandes empresas como a Chevrolet Colômbia, a DDB e outras, criamos mercado na Colômbia que se prevê estabilizar como conceito em 2016.

O Miguel e o Hugo apareceram e a imagem/internet, assim como a qualidade interna, consolidaram-se numa época de forte crise económica. Em 2012 especializamos ainda mais… passamos a ser um conceito de “Neurociência Cognitiva Aplicada” numa fusão de conceitos com o ICN (Instituto Colombiano de Neuropedagogia – Barranquilla). Nessa altura consolidamos o nosso foco… trabalhamos para o cérebro dos nossos clientes. A Daniela, o Pedro, o Miguel e o André vieram fortalecer este conceito!

Criamos metodologias de tratamento e treino clínico, modelos de formação com elevada performance, publicações de livros com elevada qualidade nestas áreas, formações inovadoras e aplicamos a neurociência cognitiva às empresas fazendo vários projetos internacionais nas áreas do consumo e realizamos vários eventos com este foco.

Em 2013 demos conta que tudo o que temos hoje foi um golpe de sorte e de acasos favoráveis… e por isso questionamos qual era o valor mais elevado a que nos propomos na PsicoSoma?

Descobrimos que o nosso objetivo mais elevado é proporcionar às pessoas o verdadeiro valor da FELICIDADE! Assumimos assim em 20 de Setembro de 2013, mais uma vez, o nosso novo posicionamento…

“O Valor da Felicidade!”

E 9 anos depois… entendemos que sempre estivemos alinhados com os ciclos do equinócio de Outono, o dia em que o dia e a noite são iguais, uma altura de transição e de Felicidade! Também nós mudamos nestes ciclos, onde a noite aparenta vencer as trevas, mas que no fundo é a preparação para a renovação! Assim somos, e assim pretendemos ser… Renovados e Renovadores!

Hoje contamos com uma família enorme, de pessoas que colaboram connosco, de formadores que nos apoiam, de parceiros e fornecedores, de clientes e amigos… mas acima de tudo… de pessoas que partilham connosco a sua FELICIDADE! Afinal é isto que somos… catalisadores da FELICIDADE e que ao mesmo tempo, como um dínamo, somos alimentados por ela! Este é para nós… o verdadeiro Valor da Felicidade! E para si?

… haaa… e a estória não tem um fim… pois agora precisamos de novos personagens… precisamos que faça parte desta estória da Felicidade! Mas já sabemos o que vai ser o final comum… mesmo sabendo que faltam linhas no intermédio, cenas de drama, eventos tristes e perdas, cenários de muita alegria, ciúme e traição, enfim… tudo o que acontece em todas as estórias… porém, temos a certeza que no final… devido, é claro, à sorte e ao acaso… que a última frase desta estória PsicoSomática será…

…e viveram FELIZES para SEMPRE! ”

 

FIM 😉
(… se é que é possível ter um fim)

 

Fernando Rodrigues

CEO PsicoSoma

EQUIPA

Fernando Rodrigues
PSICOSOMA
PhD Student
Cátia Mateus
PSICOSOMA
PhD

Mais um sucesso! Maravilhoso evento! Foi incrível Julien!

Adriane Yared M
Adriane YaredParticipante na Conferência NeuroDesign - Campinas Brasil

Nós realmente gostamos muito professor Julien! Encerramos as aulas com chave de ouro!

Luana Bastos
Luana BastosAluna da 1ª Pós Graduação Neuromarketing Brasil

Um parabéns especial aos alunos e professores dedicados

Wânia Lopes
Wânia LopesAlunos 1º Pós Graduação Neuromarketing