Conheça as vantagens
quais as razões?
Esta formação permite o acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCP – Antigo CAP) com homologação pelo IEFP.
Muito mais do que um certificado, proporcionamos uma experiência repleta de inovação e criatividade, capacitando verdadeiros FACILITADORES de TOPO! Todos nós temos potencial para ser um Formador de TOPO e nós exploramos esse seu lado da EXCELÊNCIA da melhor forma!
Participe num processo formativo marcado pelo dinamismo, troca de experiência e conhecimento! Uma experiência na qual o storytelling é uma constante, através da nossa Liga dos Formadores de TOPO, desenhamos uma experiência que potencializa as mais diversas competências de cada um. Como na Liga Fantástica, cada super-herói tem uma vantagem, também os nossos Formadores de TOPO são treinados para ser os melhores!
Um curso em regime B-Learning num total 90h, 34h em Sessão Presencial, 7horas de Sessão Síncrona e 49h de Auto-Formação.
uma experiência adaptada
Descubra tudo
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática da formação profissional, nomeadamente:
– Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
– Caraterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
– Adotar uma perspetiva de auto-avaliação relativamente à sua prática;
– Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos- alvo e ao contexto de formação;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequa- da os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
– Refletir sobre os sistemas de formação;
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional;
– Refletir sobre os sistemas de formação.
- Competências do Facilitador do Futuro
- Relação Pedagógica (como comunicar com eficácia com grupos, com dicas de Economia Comportamental)
- Recursos Didáticos e Plataformas Colaborativas (com experiência prática)
- Criatividade em contexto formativo (como ser único e diferente… com técnicas de ideação)
- Programação Neurolinguística (como aumentar a eficácia e como podemos retirar mais informação do nosso formando)
- Dinâmicas de Grupo (como animar grupos mantendo sempre a atenção sendo de TOPO)
- Entre muitos outros temas… que serão abordados ao longo da formação, com conteúdos inovadores e materiais ÚNICOS e EXCLUSIVOS da PsicoSoma.
A formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores estão definidas na Portaria n.º 214/2011 de 30 de maio, pelo que se exige a verificação dos requisitos de acesso dos(as) formandos(as) à sua frequência. Nestes termos, o(a) candidato(a) à formação deve:
• Deter uma qualificação de nível superior; ou
• Nos casos em que o(a) candidato(a) a Formador(a) pretenda desenvolver a atividade formativa em componentes de cariz técnico associadas a unidades ou módulos de formação orientados para competências de natureza mais operativa, deter uma qualificação de nível não superior, correspondente, pelo menos, ao 12.º ano de escolaridade concluído com aproveitamento, desde que tenha também uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos.
No que concerne à comprovação das habilitações/qualificações, mediante apresentação de Certificado de Habilitações/Qualificações, Diploma, Suplemento ao Certificado, exemplos inequívocos de comprovativos, importa atender às situações apresentadas no quadro abaixo.
Equivalências nacionais e estrangeiras de habilitações/qualificações.
Quanto à evidenciação e verificação da experiência profissional comprovada, a validação dos documentos deve ser desenvolvida pelas Entidades Formadoras, mediante a apresentação de um dos seguintes comprovativos do(a) candidato(a) à frequência do curso:
Tipos de comprovativos para atestar a experiência profissional obtida em Portugal ou no Estrangeiro.
Situações excecionais
Podem ainda ser contempladas pelo CNQF as situações específicas em que os(as) candidatos(as) à FPIF:
– Cumpram o requisito da detenção de, no mínimo, 5 anos de experiência profissional comprovada e detenham, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade/3.º Ciclo do Ensino Básico, sendo dispensados (as) de cumprir o requisito de uma escolaridade igual ou superior ao 12.º ano/ Nível Secundário de Educação. A integração específica destes candidatos carece de autorização prévia do CNQF – IEFP, I.P. A integração específica destes(as) candidatos(as) carece de fundamentação substantiva que justifique o caráter extraordinário dessa exceção em que se sustente a autorização prévia do CNQF.
Sem prejuízo dos critérios legais, deverão constituir critérios de acesso os seguintes: Interesse e motivação para a realização da ação de formação; Disponibilidade; Situação profissional; Expectativas e necessidades de formação; Relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, tolerância, capacidade facilidade de cooperação e de trabalho em equipa, capacidade de coordenação de trabalho, …)
A formação realiza-se nas instalações Clínica Salutis, Rua António Sérgio, nº155 – Fafe.
Um curso em regime B-Learning num total 90h, 34h em Sessão Presencial, 7horas de Sessão Síncrona e 49h de Auto-Formação.
INÍCIO 12 Dezembro 2024
Datas/Cronograma : Horário Pós-Laboral : Consulte as Datas da Formação
Consulte as Datas da Formação AQUI
*O cronograma poderá vir a sofrer alterações, em resultado da atividade profissional do formador.
Formação realizada nas instalações da Clínica Salutis, Rua António Sérgio, nº155 – Fafe.
A formação apenas poderá ter o seu início se a PsicoSoma registar um número mínimo de 12 participantes – obrigações do Referencial da Formação de Formadores – IEFP.0
As metodologias a adoptar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.
Serão privilegiados um conjunto de manuais teóricos (para estudo), recursos pedagógicos de apoio especialmente concebidos, sessões de esclarecimento (formação online e em sala), e simulações de ensino-aprendizagem (análise e auto-avaliação de comportamentos pedagógicos).
Serão certificados todos os participantes que, no decorrer da ação, tenham demonstrado que atingiram os objetivos propostos. A nota final é resultado da seguinte fórmula: AF = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS /OP) + (0,30 X AS /CP) + (0,3 X AS /PI) AF = Avaliação Final AD = Avaliação Diagnóstica (= 1 X Plano de Sessão Inicial + 1 X Recursos Utilizados Inicial + 2 X Simulação Pedagógica Inicial/4) AS/OP = Avaliação Sumativa dos Objetivos Pedagógicos (Média da avaliação da Observação dos Participantes nos 9 Módulos + Exercícios Pedagógicos + Avaliação Intermédia de Objetivos atingidos) AS/CP = Avaliação Sumativa da Componente Pedagógica (= 1 X Plano de Sessão Final + 1 X Recursos Utilizados Final + 2 X Simulação Pedagógica Final/4) AS/PI = Avaliação Sumativa da Projeto de Intervenção (= 1 X Projeto de intervenção Pedagógica).
Será o Responsável e/ou Coordenador Pedagógico que, após obtenção das avaliações individuais dos formadores, fará a sua compilação e converterá o somatório quantitativo (1 a 5) das avaliações numa escala.
O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é autorizado pelo IEFP, I.P. e inclui a seguinte estrutura curricular mínima:
Duração de referência: 90 horas
Estrutura: 9 Módulos (de 10 horas cada):
- MF1 – Formador: Contextos de Intervenção
- MF2 – Simulação Pedagógica Inicial
- MF3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
- MF4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
- MF5 – Operacionalização da Formação: do plano à ação
- MF6 – Recursos Didáticos
- MF7 – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
- MF8 – Avaliação das Aprendizagens
- MF9 – Simulação Pedagógica Final
Saiba tudo no documento Programa de Formação
Consulte o Regulamento Geral da Formação PsicoSoma
O percurso na Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning PsicoSoma irá permitir a candidatura ao CCP.
No final da formação, e caso se comprove o aproveitamento do participante emitirá um Certificado de Formação Profissional, emitido pela plataforma SIGO.
O acesso ao CCP passará pela plataforma Netforce, sendo da responsabilidade do IEFP a validação do percurso para a emissão do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas. Esse processo terá um custo administrativo de 50€ individual. Esse valor é solicitado via Netforce e é da totalidade responsabilidade do IEFP. A partir de 30 de maio de 2011 (inclusive) entrou em vigor o pagamento de encargos procedimentais associados ao CCP.
Qual é a validade do CCP?
Inicialmente, o CAP tinha a validade de 5 anos, sendo obrigatória a sua renovação. No entanto, com o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, não há necessidade de renovação uma vez que o documento é vitalício.
O que é o CCP?
O CCP – Certificado de Competências Pedagógicas é um documento que permite legalmente o exercício da atividade profissional enquanto formador. Inicialmente, este documento tinha a designação de CAP – Certificado de Aptidão Pedagógica.
Qual é a entidade responsável pela emissão do CCP?
Este documento é emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Pode, portanto, ser solicitado nos serviços do IEFP ou através de uma entidade homologada pelo IEFP (caso o candidato tenha frequentado o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores).
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Formulário de Inscrição
Inscrição válida para 1 pessoa
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Comunicação, Programação Neurolinguística,
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*Valor de inscrição individual