A PsicoSoma tem agendado para dia 14 de junho, às 18h30 o lançamento da obra de Lurdes Neves e Miguel Varela “Gestão da Educação em Portugal – Novas perspetivas e desafios práticos”, destinado a professores, gestores escolares e todos os interessados sobre o rumo da educação em Portugal.
A sessão de apresentação, na modalidade online, contará com os diversos autores dos vários capítulos, de modo a apresentarem o tema de cada elemento da obra.
O livro é composto por uma compilação de alguns trabalhos desenvolvidos por professores, em especial com cargos diretivos em escolas, com temas como a Escola do Século XXI – Desafios e Situações, Inteligência Espiritual, Resiliência e Autoeficácia dos Docentes, Caminhos para a Educação no Pós Pandemia ou ainda Novas Perspetivas e Desafios Práticos para a Educação, e entre outros.
Para Lurdes Neves, presidente do Conselho Geral, investigadora e docente do ISG-Instituto Superior de Gestão, “É preciso um novo contrato social para a educação, que possa reparar as injustiças enquanto transforma o futuro, contrato este que deve promover uma pedagogia organizada nos princípios da cooperação, colaboração e solidariedade e que deve ser projetada para uma escola fora dos muros da mesma, uma sala de aula “sem paredes”, privilegiando metodologias ativas e inovadoras”.
“O modelo tradicional condiciona a autonomia, a liberdade e a criatividade do aluno mas este papel do aluno tem de ser ultrapassado uma vez que a escola é por eles e para eles”, como afirma Miguel Varela, autor e diretor e Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Gestão (ISG).
Alinhamento da Sessão de Apresentação
18h30 – Apresentação da obra pela PsicoSoma
18h40 – Apresentação da obra pelos coordenadores Lurdes Neves e Miguel Varela
18h50 – Apresentação de cada capítulo pelos co-autores
19h20 – Espaço para dúvidas e questões
O acesso à sessão é realizado através do presente link Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96642575678
Veja o livro em
https://psicosoma.pt/editora/gestao-da-educacao-em-portugal/