A Inteligência Artificial e a Formação

A Inteligência Artificial e a Formação

O avanço da inteligência artificial (IA) está a impulsionar a formação de profissionais altamente qualificados e redefinindo a forma como aprendemos.

Com a evolução da transformação digital, o desenvolvimento constante de ferramentas digitais é cada vez mais notório. O uso da tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e a Inteligência Artificial já foi introduzida nesta rotina, seja no uso da Alexa ou da Siri, pertencentes respetivamente à Amazon e à Apple ou seja nos atendimentos on-line via chatbot. Esta transformação gera mudança de comportamento em todos.

A IA tem sido uma das áreas mais inovadoras e disruptivas das últimas décadas. Com avanços tecnológicos e algoritmos cada vez mais sofisticados, a IA tem o potencial de revolucionar a forma como vivemos e trabalhamos. Apesar de algumas preocupações com relação ao impacto da IA no mercado de trabalho, a verdade é que essa tecnologia tem o poder de impulsionar a formação profissional e abrir portas para novas oportunidades.

Pode ser aplicada em diversas áreas, desde a medicina até a indústria automobilística. Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões, os sistemas de IA podem fornecer insights valiosos para a tomada de decisões. Isso significa que profissionais que dominam a IA terão uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, podendo oferecer soluções inovadoras e se destacar nas suas carreiras.

A inteligência artificial é considerada como a “tecnologia que define o futuro”. Mas o que é exatamente a IA e de que forma afeta as nossas vidas?

O que é a IA?

O termo IA está relacionado ao desenvolvimento de sistemas de computador capazes de realizar tarefas que exigem inteligência humana, como perceção visual, reconhecimento de fala, tomada de decisão e tradução entre idiomas.  Envolve a criação de algoritmos e modelos que permitem que as máquinas processem informações, aprendam com dados, tomem decisões, resolvam problemas e interajam com o ambiente de maneira inteligente e rápida. 

“As Inteligências Artificiais são representadas por um conjunto de tarefas complexas executadas em altíssimas velocidades associadas aos seres inteligentes utilizadas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma”. Esta é uma definição obtida pelo chat gpt na internet. A palavra “inteligência” tende a ser polissémica o que nos leva a acreditar que estes algoritmos raciocinam o que, decididamente, não é verdade. Eles só trabalham com probabilidades e estatísticas com uma rapidez muito acima da capacidade humana, com os dados disponíveis na própria internet sendo, assim, indispensável verificar sua veracidade.

 Algumas tecnologias de IA existem há mais de 50 anos, mas o melhor desenvolvimento da capacidade de processamento, a disponibilidade de quantidades elevadas de dados e novos algoritmos permitiram grandes progressos da IA nos últimos anos.

Futuras aplicações que poderão trazer mudanças enormes, mas a IA já está presente no nosso quotidiano: nas pesquisas online, em casa (aspiradores, relógios, frigoríficos que tenham capacidade de se conectar às Internet), carros (sensores, navegação e outras aplicações), cibersegurança… é todos um novo mundo que nos rodeia, muitas vezes nem damos conta.

Benefícios da IA

O crescimento da IA veio revolucionar algumas profissões já existentes, como o marketing digital, a saúde, a contabilidade, a tradução, o ensino e os investimentos, por exemplo, mas também ajudou a criar muitas outras possibilidades na área das tecnologias.

Apesar das muitas reservas que existem relativamente à IA e à crescente complexidade computacional, a verdade é que o desenvolvimento destas áreas tem permitido a formação de muitos profissionais, que passam a operar em empresas de diferentes setores, com funções muito distintas.

O poder transformador da IA abrange diferentes setores, incluindo a Educação/Formação, mas ainda não é claro qual será o impacto exato da IA na aprendizagem, ensino e também na política (europeia).

As IA estão a alterar o conjunto de exigências para os profissionais técnicos. Com a automação de tarefas repetitivas e baseadas em regras, é necessário que os técnicos desenvolvam habilidades em áreas que complementem a IA, como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, criatividade e habilidades de comunicação. E mais, a criação de novas especialidades: a IA está a criar demanda por novas especialidades técnicas, como a programação de sistemas de IA, processamento de linguagem natural , visão computacional, robótica, análise de dados, aprendizado de máquina e engenharia de dados.

Os técnicos precisam de se atualizar e construir conhecimentos nestas áreas emergentes para acompanhar as demandas do mundo produtivo, tendo em consideração os seguintes aspetos:

  • Aumento da eficiência e produtividade – a IA pode ajudar a aumentar a eficiência e a produtividade nos processos técnicos, permitindo que os profissionais realizem tarefas de forma mais rápida e precisa. Isso pode liberar tempo para que se concentrem em tarefas mais complexas e de maior valor agregado.
  • Colaboração com sistemas de IA – os técnicos podem trabalhar lado a lado com sistemas de IA, aproveitando sua capacidade de análise de dados em larga escala e aprendizagem contínua. Isso requer habilidades de integração e interação com sistemas de IA, a fim de aproveitar ao máximo seu potencial.
  • Adaptação contínua – a rápida evolução da IA requer que os profissionais técnicos estejam preparados para se adaptar constantemente às mudanças tecnológicas. Eles devem estar dispostos a aprender continuamente, acompanhar as atualizações e desenvolvimentos na área de IA, e estar prontos para construir novas habilidades à medida que as tecnologias avançam.

A tecnologia representa uma ferramenta.

A tecnologia representa uma ferramenta para nós, seres humanos, mas o inverso não é uma verdade. Assim, cabe-nos ajudar a desmistificar a ideia de que a IA vai acabar simplesmente por substituir o formador. Mais do que uma rivalidade, falamos de uma verdadeira simbiose entre humanos e máquinas que vai permitir a transformação da experiência de aprendizagem e a libertação do potencial criativo e inovador humano – já que caberá à tecnologia a realização das tarefas mais burocráticas, repetitivas e mecanizadas (aquelas que SIM poderão vir a desaparecer para darem lugar a outras muito mais dignificantes para o ser humano!). 

Num futuro próximo, a IA vai ajudar os formadores a compreenderem os formandos de forma ainda mais pormenorizada, facilitando assim o seu papel na conceção e desenvolvimento de percursos de aprendizagem verdadeiramente adaptados e personalizados. A IA poderá fornecer recomendações precisas sobre cada formando ou grupo de formandos e libertar o formador de tarefas que não possuem valor acrescentado para a formação. 

Ferramentas IA

As ferramentas de IA já fazem parte do nosso dia a dia e também são uma realidade dentro do âmbito da formação profissional. Esta tecnologia, que muitos acreditavam que faria parte apenas da formação profissional do futuro, já está a transformar a forma como os intervenientes (formadores e formandos), desta área, abordam a aprendizagem, com vantagens para este tipo de contexto.

Para professores e formadores na Educação de Adultos e Formação Profissional, existem muitos usos da IA, tais como novas formas de adaptar os conteúdos de aprendizagem às necessidades dos alunos, novos processos de avaliação e melhoria na orientação dos alunos. Há uma necessidade contínua de melhorar o conhecimento e a compreensão das tecnologias emergentes e adotar uma abordagem multifacetada da sua utilização na educação.

Plataformas de aprendizagem online e aplicativos educacionais estão utilizando algoritmos de IA para oferecer cursos personalizados, adaptados ao ritmo e estilo de aprendizagem de cada indivíduo. Isso possibilita uma experiência mais eficiente e centrada no aluno, permitindo que os profissionais se atualizem de forma flexível e adquiram novas habilidades de maneira conveniente. Além disso, a IA também disponibiliza aplicações inovadoras na criação de conteúdo educacional interativo, como tutoriais em vídeo com reconhecimento facial que se ajustam ao nível de compreensão do aluno, sistemas de recomendação de recursos de estudo e chatbots de assistência virtual que respondem a dúvidas em tempo real.

Uma das maiores vantagens da IA na formação contínua é sua capacidade de identificar lacunas de conhecimento de forma precisa e rápida. Ao monitorar o desempenho e as atividades de aprendizagem de um profissional, a IA pode identificar áreas em que há deficiências ou tópicos que requerem maior atenção. Com base nessa análise, a IA pode sugerir materiais de estudo relevantes, cursos complementares ou recursos adicionais que abordem diretamente essas lacunas, otimizando assim o tempo e o esforço do profissional na busca pelo aprimoramento. A IA também pode atuar como um mentor virtual, oferecendo orientação e feedback personalizados.

 IA pode complementar e potencializar a formação, mas a importância do contato humano, do debate e da troca de experiências não deve ser subestimada.

Existem várias ferramentas de IA capazes de realizar tarefas como:

  • reconhecimento de voz
  • classificação de imagens
  • assistentes virtuais
  • chatbots
  • personalização de experiências
  • gestão de stocks
  • automatização de processos
  • entre outros

Aplicações e exemplos da IA

GPT 4

A Inteligência Artificial há muito que deixou o campo da ficção científica, fazendo parte no nosso dia a dia sob a forma de chatbots, robôs, objetos conectados entre si, smart speakers, assistentes inteligentes, algoritmos de redes sociais e muito mais.

Há conjunto de programas de computador a que chamamos IA e que podem simular faculdades humanas (reconhecimento facial e de imagem, tradução automática), gerir o diálogo entre homem e máquina ou processar enormes quantidades de dados para orientar a tomada de decisões.

A IA na formação/educação é especialmente relevante para: 

  1. Compreender necessidades ao nível de desenvolvimento de competências, por exemplo, através da análise textual de especificações; 
  2. Otimizar conteúdos de formação, a IA será capaz de identificar o conteúdo de formação mais apropriado, entre diferentes recursos de aprendizagem, e selecionar a versão mais eficaz para as aprendizagens a efetivar; 
  3. Repensar as metodologias formativas, a IA poderá selecionar conteúdo a partir de um especialista e transformá-lo num recurso de formação, que para o objetivo para o qual foi pensado, não exigirá a intervenção humana. 

A IA está incorporada na educação/formação, a qualquer hora e em qualquer lugar, através dos dispositivos móveis, que todos temos:

  • Conseguimos aprendizagem personalizada (por exemplo, DuoLingo)
  • Temos tradutores automáticos (como o DeepL)
  • Conversão de voz em texto (exemplo, KI Print)

A IA na Formação Profissional, pode ter várias perspetivas que, resumidamente, são:

  • IA – tutor, para aumentar os conhecimentos
  • IA – coach ,para aumentar a metacognição
  • IA – mentor, para feedback equilibrado e contínuo
  • AI – teammate, para aumentar a inteligência colaborativa
  • Ferramentas IA para aumentar o desempenho dos alunos
  • AI – simulador, para ajudar na prática
  • IA – aluno, para verificar a sua compreensão

Muitas empresas de formação já começaram a automatizar as aprendizagens através de “learning companions” – assistentes inteligentes que prestam apoio na curadoria e seleção de conteúdos relevantes para cada formando; na coordenação de oportunidades de formação e trabalho ajustadas a cada perfil; na recolha e partilha de indicadores de competências e acreditações; no acompanhamento personalizado e interações com especialistas; e no apoio e feedback através de recursos interativos (processamento de linguagem natural, chatbots) para acompanhar o progresso e motivar o formando ao longo da sua jornada de aprendizagem.

No futuro, a IA forte estará presente em cada fase do processo de aprendizagem. Imagine um “learning companion” que conhece as suas preferências a partir de informações que recolhe nas redes sociais, faz perguntas, disponibiliza conteúdo de aprendizagem válido e confiável, ajusta as condições de aprendizagem de acordo com diferentes horas do dia (cronobiologia), alerta o formador, sugerindo mudanças de ritmo sempre que apresentar sinais de cansaço e ainda dá feedback positivo ou construtivo para o manter motivado a longo prazo.

Alguns benefícios da Inteligência Artificial na Educação:

Personalização da aprendizagem

A IA pode adaptar o conteúdo de acordo com o nível de compreensão de cada aluno, fornecendo um ensino mais personalizado e eficaz.

Acesso Universal

Plataformas educacionais baseadas em IA permitem que alunos de qualquer lugar do mundo tenham acesso a materiais de alta qualidade, independentemente de barreiras geográficas.

Feedback Imediato

Sistemas de IA podem fornecer feedback instantâneo sobre o desempenho dos alunos, permitindo que eles identifiquem e corrijam erros de forma mais eficaz.

Análise de Dados

A coleta e análise de dados por meio da IA ajudam os educadores a identificar padrões de desempenho, possibilitando ajustes no currículo e nas abordagens de ensino.

Aprendizagem Autónoma

A IA oferece recursos autodidáticos, permitindo que os alunos encontrem tópicos de interesse por conta própria.

Exemplos de Ações de IA na Educação:

Sistema de Tutoria Virtual

Plataformas utilizam IA para identificar as lacunas de conhecimento dos alunos e oferecer tutoriais específicos para preencher essas lacunas.

Aprendizagem Adaptada

Empresas oferecem programas de matemática (ou língua estrangeira) adaptativos que se ajustam ao nível de proficiência de cada aluno.

Avaliação Automatizada 

Plataformas utilizam IA para acelerar a avaliação de trabalhos e provas, fornecendo feedback detalhado.

Assistentes Virtuais

Instituições de ensino estão adotando chatbots de IA para responder às perguntas dos alunos sobre matrícula, horários e informações gerais.

Laboratórios Virtuais

Alunos de ciências podem realizar experimentos virtuais que simulam condições do mundo real, permitindo a prática sem limitações de recursos.

Conclusão

A IA é assim um enorme acelerador de inovação para a aprendizagem. 

O seu propósito passa não só por ajudar os formadores a melhorarem o apoio prestado no âmbito dos seus percursos de aprendizagem e desenvolvimento, como também, por ajudar os formandos a aprenderem de forma mais personalizada, interativa e eficaz.  

Será, então, este o início do fim da atividade do formador? Sim… este é o início do fim da atividade do formador, tal como a conhecemos hoje, ainda que a IA não venha substituir o formador, irá alterar consideravelmente a sua atividade!

É crucial encontrar o equilíbrio certo entre as promessas de um mundo melhor (com mais personalização, maior eficácia, redução de tarefas repetitivas) e os muitos receios que a IA provoca (alteração do papel do formador, controlo de dados, etc). Há também uma lacuna e preocupação, em termos de regulamentação (ou falta desta), relativo ao uso da IA na educação, tendo em conta a ética, o que é admissível e os limites.

“Don´t fear Intelligent Machines. Work with them.”

Mais do que uma rivalidade, trata-se de uma verdadeira simbiose entre humanos e máquinas e de combinar as suas diferentes capacidades e competências, como lembra Garry Kasparov no livro, cujo titulo encerra talvez a chave para compreendermos melhor o  futuro que nos espera:

Don´t fear Intelligent Machines. Work with them.”

Programa Cautelar sobre Inteligencia Artificial

Responda à pergunta:”A IA vai salvar-nos ou destruir-nos?”

WebGrafia:

Direção-Geral da Comunicação Parlamento Europeu (2023, 19 junho). O que é a inteligência artificial e como funciona? https://www.europarl.europa.eu/news/pt/o-que-e-a-inteligencia-artificial-e-como-funciona

Direção-Geral da Comunicação Parlamento Europeu (2023, 19 junho). Inteligência artificial: oportunidades e desafios? https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20200918STO87404/inteligencia-artificial-oportunidades-e-desafios

Exame (Revista online) (2023, 4 julho). Além do ChatGPT: conheça 5 ferramentas de inteligência artificial que todo líder deveria usar.  https://exame.com/carreira/alem-do-chatgpt-conheca-5-ferramentas-de-inteligencia-artificial-que-todo-lider-deveria-usar/

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Freitas, Eder (2023). O uso da inteligência artificial para trabalhos acadêmicos: uma análise crítica. Freitas Educacional. https://freitaseducacional.com/o-uso-da-inteligencia-artificial-para-trabalhos-academicos-uma-analise-critica/

Freitas, Eder (2023, 12 agosto). O impacto positivo da inteligência artificial na formação profissional. https://freitaseducacional.com/o-impacto-positivo-da-inteligencia-artificial-na-formacao-profissional/

Gonçalves, Fátima (s.d.) Potenciar a aprendizagem através da IA. Cegoc. https://www.cegoc.pt/resources/blog-artigos/eficacia-pessoal-e-profissional/gestao-da-mudanca-3/potenciar-a-aprendizagem-atraves-da-ia

Kasparov, Gary (2017, abril). Não tema máquinas inteligentes. Trabalhe com eles. TED2017.https://www.ted.com/talks/garry_kasparov_don_t_fear_intelligent_machines_work_with_them

Marcondes, João Vitor (2023). Inteligência Artificial na Educação: veja os benefícios entre as áreas. Quero Bolsa. https://querobolsa.com.br/revista/inteligencia-artificial-na-educacao-veja-os-beneficios-entre-as-areas

Microsoft Larn (s.d.) Engenheiro de dados. https://learn.microsoft.com/pt-pt/training/career-paths/data-engineer

Neves, Marco (2023, 25 fevereiro). Ferramentas assistidas por inteligência artificial – Desafios e Oportunidades para a Aprendizagem. Forma-te – portal da formação e dos formadores. https://www.forma-te.com/mediateca-de-formacao/viewdownload/114-forma-te/48869-ferramentas-assistidas-por-inteligencia-artificial

NOVA IMS – Escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa (2023, 27 julho) Formação em Inteligência Artificial: conheça os requisitos. https://www.novaims.unl.pt/pt/here-now/blog/formacao-em-inteligencia-artificial-conheca-os-requisitos/

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Tamoliune, Gierdre (2023, 10 fevereiro). Webinar sobre a desmistificação da IA e a reformulação da educação.AI Pioneers. https://aipioneers.org/webinar-on-demistifying-ai-and-re-envisioning-education/

Universidade Aberta de Portugal (2023, 19 julho). Webinar – Inteligência Artificial e Formação Profissional. https://www.youtube.com/watch?v=svGAQ1fdeSo

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