Lançamento Intervenção Colaborativa na Terapia da Fala em Coimbra

Lançamento Intervenção Colaborativa na Terapia da Fala em Coimbra

O livro “Intervenção Colaborativa da Terapia da Fala na Ortodontia” da autora Joana Carvalho foi apresentado ao público no dia 27 de Outubro, na FNAC no Fórum Coimbra, às 16h00.

Prático, intuitivo, dinâmico e orientador são os adjetivos que a autora utiliza para descrever este guia de bases e princípios que inclui exercícios de implementação (padrão de respiração nasal, exercícios para aumento da mobilidade/força labial e língual, posicionamento língual, entre outros).

A relação entre estas duas áreas, ortodontia e terapia da fala, ainda é recente em Portugal, no entanto, a colaboração entre as duas tem vindo a alcançar resultados bastante satisfatórios, o que torna este livro numa ferramenta importante de aprendizagem e auxílio.

Joana Carvalho considera que “este livro seja uma mais valia tanto para os profissionais da área da terapia da fala como da ortodontia para que cada um possa compreender de que forma as duas áreas podem intervir em parceria e paralelismo, permitindo resultados otimizados para os utentes que acompanham”.

Captura de ecrã 2019-09-09, às 09.36.36Segundo a autora um dos objetivos do livro é que este possa ser uma referência para os colegas terapeutas da fala, outro é que este possa demonstrar aos colegas ortodontistas que a “intervenção do terapeuta da fala é uma mais valia, e que o que se pretende é que mais facilmente se façam encaminhamentos bi-direcionais, sempre no maior interesse do utente e suas famílias”.

Todos os exercícios propostos no livro pressupõem a realização dos mesmos com base num padrão (material necessário, objetivo e procedimento) que é treinado com o utente, de forma a obter os melhores resultados possíveis.

Este livro é destinado a profissionais de diferentes áreas, tais como, médicos dentistas, ortodontistas, fisioterapeutas, cirurgiões maxila-faciais, membros das equipas terapêuticas e a todos os utentes e famílias.

Poderá encomendar o seu livro em https://psicosoma.pt/editora/intervencao-colaborativa-terapia-fala-ortodontia

E acompanhar a página Facebook do livro em https://www.facebook.com/intervencaocolaborativadaterapiadafalanaortodontia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *