Técnicas e Estratégias de Comunicação e Observação nos Contextos de Intervenção com a população idosa (Gratuito)

Conheça as vantagens

quais as razões?

A formação de Técnicas e estratégias de comunicação e observação nos contextos de intervenção com a população idosa, da área de educação e formação 762 – Trabalho Social e Orientação, apresenta-se como uma experiência formativa 100% Gratuita.

Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos sobre os aspetos inerentes ao processo de comunicação (verbal e não-verbal) junto da população senior.

Esta formação enquadra-se no Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030), com o código da operação PESSOAS-FSE+-01139800

uma experiência adaptada

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Objetivos
  • Descrever os aspetos inerentes ao processo de comunicação (verbal e não-verbal)
  • Aplicar as estratégias que facilitam o processo de comunicação com a população idosa.
  • Identificar e eliminar/atenuar as barreiras à comunicação, com a população idosa.
  • Reconhecer, adequar e aplicar os diferentes tipos de observação.
  • Preparar uma cheklist de observação, adequada ao contexto a avaliar.
Benefícios
  • Subsídio de refeição no valor de 6€ por cada sessão de 3 horas para todos os formandos;
  • Subsídio de Transporte: até 64,34€ (quando a formação é presencial);
  • Acesso ao Moodle e conteúdos de suporte à formação;
  • Certificado de Formação Profissional emitido via SIGO.
Público-Alvo
  • São destinatários desta tipologia de operação os adultos, que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos, sendo excecionalmente admitidos jovens que ainda não tenham completado essa idade, desde que se encontrem comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou quando estejam em causa públicos específicos que se encontrem em situação de particular vulnerabilidade social, devidamente autorizados, nos termos do no 3 do artigo 3o da Portaria n.o 66/2022, de 1 de fevereiro, na sua atual redação.
  • São elegíveis formandos residentes em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II do Norte e Centro.
  • Sublinha-se que nas ações não são, em caso algum, aceites formandos residentes em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II de Lisboa, Algarve e Ilhas (critérios de candidatura PT2020).
  • Não ter participado e finalizado o processo na mesma UFCD (fator de exclusão).
  • São aceites participante​s com o Nível 3 ou inferior (12º ano e 9º ano) preferencialmente, podendo ser aceite participantes de Nível 4 ou mais sob análise e aceitação da entidade PsicoSoma.
Duração e Datas

05 Maio 2025

CÓDIGO DA UFCD: 8903

CARGA HORÁRIA: 50 horas

PONTOS DE CRÉDITO: 4.5

ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 762 – Trabalho Social e Orientação

  • Complemento com acesso ao Moodle, dinâmicas de grupo, trabalhos individuais com atividades diversas incluindo vídeos, podcast, leituras…
  • Turmas em Horário Pós-Laboral

Todos os módulos serão realizados em formato elearning. Esta formação será apoiada pela tutoria ativa e contínua, bem como pela leitura de documentos, visualização de vídeos, podcasts, participação em fóruns de discussão e realização de testes.

CRONOGRAMA

Horário Pós-Laboral
20h – 23h
Datas AQUI

As datas poderão ser alteradas em resultado da atividade profissional do formador.

Programa

Módulo I – Noção de comunicação e estratégias comunicacionais

1.1 Processo de comunicação

1.2 Os dois níveis de comunicação

1.3 Comunicação com os idosos – o que se deve e o que não se deve dizer

1.4 Estratégias de comunicação com os idosos

Módulo II – Barreiras à comunicação com a população idosa

2.1 Principais barreiras à comunicação

2.2 Formas de eliminação/atenuação de barreiras

2.3 Criação de facilitadores comunicacionais

Módulo III – Comunicação verbal e não-verbal com a população idosa

3.1 Comunicação verbal – tipos (oral e escrita), características e funções

3.2 Comunicação não-verbal – características e funções

3.3 Exploração de atividades nestes dois níveis

3.4 Interação com pessoas com problemas de comunicação e com deficiência

Módulo IV – Transmissão de notícias: boas e más

4.1 Competências de relacionamento interpessoal

4.2 Papel das emoções no comportamento social

4.3 Comunicação na interação com pessoas com alterações comportamentais (agressividade e agitação)

4.4 Comunicar de forma assertiva

Módulo V – Processo de observação e tipos

5.1 Observação e comunicação não-verbal

5.2 Aspetos a observar no idoso

5.3 Forma e a postura correta de observação

5.4 Principais contextos de observação

5.5 Observação direta

5.6 Observação indireta

5.7 Observação participante

5.8 Observação não-participante

5.9 Observação aberta

5.10 Observação fechada

Módulo VI – Inteligência Artificial ao serviço da Comunicação

Módulo VII – Projeto Individual de Comunicação & Checklist de observação adequada ao contexto a avaliar

7.1 Criação e aplicação de uma cheklist de observação

Metodologia

As metodologias da formação irão incidir em diversas técnicas e ferramentas que sustentarão toda a aprendizagem, nomeadamente nos recursos da formação e as sessões de esclarecimento de dúvidas.

Muito embora os métodos Expositivo e Interrogativo estejam previstos, serão privilegiados os métodos Ativo de Demonstrativo.

Pode consultar o Regulamento Interno da Formação AQUI

Documentos

Documentação primária necessária

Essa documentação será solicitada após a sua inscrição:

  • Fotocópia do Cartão de Cidadão (com a referência escrita de “autorizo a utilização documento à PsicoSoma para efeitos de formação”);
  • CV atualizado;
  • Certificado de Habilitações;
  • Contrato de trabalho e último recibo de vencimento (empregados);
  • Declaração / Comprovativo de inscrição no IEFP (desempregados)
  • Extrato de Remunerações da Segurança Social (desempregados);
  • IBAN – declaração válida do banco com a indicação do titular da conta ser o mesmo da inscrição;
  • Certidão de morada obtida através da Autoridade Tributária (site aqui e tutorial aqui)
  • Os documentos como a Ficha de Inscrição e Contrato de Formação devem ser assinados com base em duas opções: 1 – Chave Móvel, através da aplicação oficial. 2 – Se optar por assinatura manual deverá imprimir os documentos e depois enviar para a sede PsicoSoma em formato papel (as assinaturas devem ser originais e não digitalizadas), ambos antes do início da formação.

Avaliação da formação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados no primeiro dia do curso.
  • O certificado será disponibilizado, em formato digital, num prazo máximo de 60 dias úteis, após a data de término do curso.

A formação encontra-se articulada com base no projeto Projeto Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030), PESSOAS-2024-3 – Formações Modulares Certificadas, na tipologia Formações modulares certificadas.

Projeto Pessoas 2030

Esta formação enquadra-se no Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030), com o código da operação PESSOAS-FSE+-01139800

Formulário de Inscrição

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

Inscrição válida para 1 pessoa

GRÁTIS

 Acesso às Sessões Presenciais e Online

 Acesso a conteúdos Online via Moodle

 Apresentações e conteúdos Exclusivos

 Técnicas e Dinâmicas Exclusivas

CONSULTE

Manual de Apoio à Gestão do Perfil / Inscrição

A nossa equipa de

Facilitadores de TOPO

Raquel Almeida

Licenciada em Serviço Social Mestre Gerontologia Social Coordenadora de RVCC EM GERIATRIA E EDUCAÇÃO Formadora em diversas áreas de Comunicação/COACHING E COMPORTAMENTO, Mediação Familiar, Gerontologia e Educação

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