Gestão de Eventos (Gratuito)

Conheça as vantagens

quais as razões?

A formação de Gestão de Eventos, da área de educação e formação 345 – Marketing e Publicidade, apresenta-se como uma experiência formativa 100% Gratuita.

Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos sobre a gestão de eventos, abordando a identificação das atividades necessárias, a criação de um gabinete do evento, a monitorização e ajuste das ações planeadas, a implementação de medidas para lidar com imprevistos, a garantia de uma comunicação eficaz entre as partes envolvidas e a resposta adequada a situações de emergência.

Esta formação enquadra-se no Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030), com o código da operação PESSOAS-FSE+-01139800

uma experiência adaptada

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Objetivos

Objetivo Geral

  • Capacitar os formandos para a gestão eficiente de eventos, assegurando a organização, monitorização e adaptação das atividades planeadas, a comunicação eficaz entre os intervenientes e a resposta adequada a imprevistos e situações de emergência.

Objetivos Específicos

  • Identificar as atividades necessárias para gerir o evento.
  • Criar um gabinete do evento.
  • Monitorizar a implementação das atividades planeadas, ajustá-las, se necessário, para atingir os objetivos definidos.
  • Implementar as medidas necessárias para lidar com acontecimentos imprevistos.
  • Estabelecer a garantia da existência da troca de informação adequada entre as diferentes partes da organização do evento e os participantes.
  • Identificar potenciais situações de emergência em eventos.
  • Proceder de forma adequada a situações de emergência.
  •  
Benefícios
  • Subsídio de refeição no valor de 6€ por cada sessão de 3 horas para todos os formandos;
  • Subsídio de Transporte: até 64,34€ (quando a formação é presencial);
  • Acesso ao Moodle e conteúdos de suporte à formação;
  • Certificado de Formação Profissional emitido via SIGO.
Público-Alvo
  • São destinatários desta tipologia de operação os adultos, que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos, sendo excecionalmente admitidos jovens que ainda não tenham completado essa idade, desde que se encontrem comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou quando estejam em causa públicos específicos que se encontrem em situação de particular vulnerabilidade social, devidamente autorizados, nos termos do no 3 do artigo 3o da Portaria n.o 66/2022, de 1 de fevereiro, na sua atual redação.
  • São elegíveis formandos residentes em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II do Norte e Centro.
  • Sublinha-se que nas ações não são, em caso algum, aceites formandos residentes em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II de Lisboa, Algarve e Ilhas (critérios de candidatura PT2020).
  • Não ter participado e finalizado o processo na mesma UFCD (fator de exclusão).
  • São aceites participante​s com o Nível 3 ou inferior (12º ano e 9º ano) preferencialmente, podendo ser aceite participantes de Nível 4 ou mais sob análise e aceitação da entidade PsicoSoma.
Duração e Datas

Maio 2025

CÓDIGO DA UFCD: 0528

CARGA HORÁRIA: 50 horas

PONTOS DE CRÉDITO: 4.5

ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 342 – Marketing e Publicidade

  • Complemento com acesso ao Moodle, dinâmicas de grupo, trabalhos individuais com atividades diversas incluindo vídeos, podcast, leituras…

Todos os módulos serão realizados em formato E-Learning. Esta formação será apoiada pela tutoria ativa e contínua, bem como pela leitura de documentos, visualização de vídeos, podcasts, participação em fóruns de discussão e realização de testes.

CRONOGRAMA

Início Maio
Horário Laboral : 14h30 – 17h30 
Pode consultar o cronograma brevemente.

As datas poderão ser alteradas em resultado da atividade profissional do formador.

Programa

Módulo 1 – Gestão de eventos

  • Enquadramento da gestão de eventos
  • Importância dos planos do evento

Módulo 2 – Tipos de planos do evento

  • Planos elaborados antes dos eventos
  • Planos usados para gerir o evento:
    • Operacionais
    • Saúde e segurança
    • Emergência
  • Aspetos abrangem estes planos e exemplos de planos

Módulo 3 – Gabinete do evento

  • Gabinete do evento e o seu objectivo
  • Criação e gestão de um gabinete do evento

Módulo 4 – Implementação dos planos

  • Requisitos da implementação dos planos
    • Atingir os objetivos do evento
    • Cumprir os requisitos da organização
    • Cumprir os requisitos de
      • Clientes internos
      • Clientes externos
      • Qualidade dos bens produzidos e dos serviços prestados
      • Da quantidade necessária de bens/materiais a serem entregues no sítio certo e à hora certa
      • Para manter a saúde e segurança

Módulo 5 – Confirmação de planos e garantia de que eles são distribuídos a todos os que necessitam de os conhecer

  • Instruções escritas
  • Briefings verbais

Módulo 6 – Checklists

Módulo 7 – Transmissão de informação do organizador para os participantes através

  • Sistemas sonoros
  • Monitores
  • Gabinete/balcão do evento

Módulo 8 – Impacto de normas/códigos de conduta internacionais na gestão do evento e como podem afetar o evento

Módulo 9  – Ambiente saudável e seguro

  • Diferentes aspetos da manutenção da saúde e segurança
  • Informação e apoio a outras pessoas
  • Verificação de que todos os requisitos de saúde e segurança estão a ser cumpridos
  • Identificação e resolução de quaisquer incumprimentos destes requisitos
  • Manter os necessários registos de saúde e segurança
  • Procurar formas de melhorar a saúde e segurança no evento atual e em eventos futuros.

Módulo 10  – Qualidade

  • Monitorização da qualidade dos bens fornecidos e dos serviços prestados, nomeadamente
    • De quem é a responsabilidade
    • Como monitorizar a qualidade
    • Exemplos de questões de qualidade
  • Como lidar com situações em que a qualidade dos bens/serviços
    • Está em risco de cair abaixo dos níveis acordados
    • Abaixo dos níveis acordados

Módulo 11  – Emergências

  • Tipo de emergências que podem ocorrer em eventos
    • Fogo
    • Explosões e atos de terrorismo
    • Desastres naturais tais como inundações
    • Colapso de estruturas, por exemplo, de um expositor ou de uma tenda
    • Emergências médicas
    • Outras emergências – cortes na energia eléctrica
    • Sobrelotação

Módulo 12  – Necessidade de fazer briefings com os funcionários sobre potenciais situações de emergência e a resposta adequada a cada emergência

Módulo 13  – Necessidade de monitorização para identificar potenciais emergências o mais cedo possível

Módulo 14  – Necessidade de identificar todas as potenciais emergências num evento e as respostas adequadas a cada situação

Módulo 15  – Como coordenar as respostas iniciais a situações de emergência, nomeadamente

  • Alertar outras pessoas para a emergência
  • Seguir os procedimentos de emergência adequados
  • Gerir a reposta inicial para
    • Minimização da emergência
    • Minimização dos riscos adicionais
    • Minimização da perturbação do evento
    • Minimização do pânico
  • Utilização dos recursos disponíveis

Módulo 16  – Procedimentos para transferir o controlo de uma situação de emergência

Código da UFCD: 0528

Metodologia

As metodologias da formação irão incidir em diversas técnicas e ferramentas que sustentarão toda a aprendizagem, nomeadamente nos recursos da formação e as sessões de esclarecimento de dúvidas.

Muito embora os métodos Expositivo e Interrogativo estejam previstos, serão privilegiados os métodos Ativo de Demonstrativo.

Pode consultar o Regulamento Interno da Formação AQUI

Documentos

Documentação primária necessária

Essa documentação será solicitada após a sua inscrição:

  • Fotocópia do Cartão de Cidadão (com a referência escrita de “autorizo a utilização documento à PsicoSoma para efeitos de formação”);
  • CV atualizado;
  • Certificado de Habilitações;
  • Contrato de trabalho e último recibo de vencimento (empregados);
  • Declaração / Comprovativo de inscrição no IEFP (desempregados)
  • Extrato de Remunerações da Segurança Social (desempregados);
  • IBAN – declaração válida do banco com a indicação do titular da conta ser o mesmo da inscrição;
  • Certidão de morada obtida através da Autoridade Tributária (site aqui e tutorial aqui)
  • Os documentos como a Ficha de Inscrição e Contrato de Formação devem ser assinados com base em duas opções: 1 – Chave Móvel, através da aplicação oficial. 2 – Se optar por assinatura manual deverá imprimir os documentos e depois enviar para a sede PsicoSoma em formato papel (as assinaturas devem ser originais e não digitalizadas), ambos antes do início da formação.

Avaliação da formação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados no primeiro dia do curso.
  • O certificado será disponibilizado, em formato digital, num prazo máximo de 60 dias úteis, após a data de término do curso.

A formação encontra-se articulada com base no projeto Projeto Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030), PESSOAS-2024-3 – Formações Modulares Certificadas, na tipologia Formações modulares certificadas.

Projeto Pessoas 2030

Esta formação enquadra-se no Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030), com o código da operação PESSOAS-FSE+-01139800

Formulário de Inscrição

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

Inscrição válida para 1 pessoa

GRÁTIS

 Acesso às Sessões Presenciais e Online

 Acesso a conteúdos Online via Moodle

 Apresentações e conteúdos Exclusivos

 Técnicas e Dinâmicas Exclusivas

CONSULTE

Manual de Apoio à Gestão do Perfil / Inscrição

A nossa equipa de

Facilitadores de TOPO

Julien Diogo

Formação de Formadores
Neuro marketing Comunicação Marketing

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