Início: Outubro - Viseu - Preço: 199€

Formação de Formadores Viseu

Conheça as vantagens

quais as razões?

Esta formação permite o acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCP – Antigo CAP) com homologação pelo IEFP.

Muito mais do que um certificado, proporcionamos uma experiência repleta de inovação e  criatividade, capacitando verdadeiros FACILITADORES de TOPO! Todos nós temos potencial para ser um Formador de TOPO e nós exploramos esse seu lado da EXCELÊNCIA da melhor forma!

Participe num processo formativo marcado pelo dinamismo, troca de experiência e conhecimento! Uma experiência na qual o storytelling é uma constante, através da nossa Liga dos Formadores de TOPO, desenhamos uma experiência que potencializa as mais diversas competências de cada um. Como na Liga Fantástica, cada super-herói tem uma vantagem, também os nossos Formadores de TOPO são treinados para ser os melhores!

Um curso em regime B-Learning num total 90h, 34h em Sessão Presencial, 7horas de Sessão Síncrona e 49h de Auto-Formação.

 

uma experiência adaptada

Descubra tudo

preços promocionais para grupos

Objetivos

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática da formação profissional, nomeadamente:

– Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

– Caraterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal; 

– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;

– Adotar uma perspetiva de auto-avaliação relativamente à sua prática; 

– Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;

– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização; 

– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos- alvo e ao contexto de formação;

– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

– Utilizar e conceber de forma adequa- da os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto; 

– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação; 

– Refletir sobre os sistemas de formação;

– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional; 

– Refletir sobre os sistemas de formação.

O que vamos aprender
  • Competências do Facilitador do Futuro
  • Relação Pedagógica (como comunicar com eficácia com grupos, com dicas de Economia Comportamental)
  • Recursos Didáticos e Plataformas Colaborativas (com experiência prática)
  • Criatividade em contexto formativo (como ser único e diferente… com técnicas de ideação)
  • Programação Neurolinguística (como aumentar a eficácia e como podemos retirar mais informação do nosso formando)
  • Dinâmicas de Grupo (como animar grupos mantendo sempre a atenção sendo de TOPO)
  • Entre muitos outros temas… que serão abordados ao longo da formação, com conteúdos inovadores e materiais ÚNICOS e EXCLUSIVOS da PsicoSoma.
Público-Alvo

A formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador, nomeadamente, sendo as condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigidas pela Portaria no 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar:

  • Deve ter uma qualificação de nível superior;
  • Em componentes, unidades ou módulos de formação orientados para competências de natureza mais operativa, o formador pode ter uma qualificação de nível igual ao nível de saída dos formandos, desde que tenha uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos;
  • Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade Sem prejuízo dos critérios legais, deverão constituir critérios de acesso os seguintes: – Interesse e motivação para a realização da ação de formação; – Disponibilidade; – Situação profissional; – Expectativas e necessidades de formação; – Relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, tolerância, capacidade facilidade de cooperação e de trabalho em equipa, capacidade de coordenação de trabalho, …)
Duração e Datas

Um curso em regime B-Learning num total 90h, 34h em Sessão Presencial, 7horas de Sessão Síncrona e 49h de Auto-Formação.

📆  INÍCIO a 28 OUTUBRO

📆  Datas/Cronograma : Horário Pós-Laboral : Consulte as Datas da Formação AQUI

 

Metodologia

As metodologias a adoptar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.

Serão privilegiados um conjunto de manuais teóricos (para estudo), recursos pedagógicos de apoio especialmente concebidos, sessões de esclarecimento (formação online e em sala), e simulações de ensino-aprendizagem (análise e auto-avaliação de comportamentos pedagógicos).

Serão certificados todos os participantes que, no decorrer da ação, tenham demonstrado que atingiram os objetivos propostos. A nota final é resultado da seguinte fórmula: AF = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS /OP) + (0,30 X AS /CP) + (0,3 X AS /PI) AF = Avaliação Final AD = Avaliação Diagnóstica (= 1 X Plano de Sessão Inicial + 1 X Recursos Utilizados Inicial + 2 X Simulação Pedagógica Inicial/4) AS/OP = Avaliação Sumativa dos Objetivos Pedagógicos (Média da avaliação da Observação dos Participantes nos 9 Módulos + Exercícios Pedagógicos + Avaliação Intermédia de Objetivos atingidos) AS/CP = Avaliação Sumativa da Componente Pedagógica (= 1 X Plano de Sessão Final + 1 X Recursos Utilizados Final + 2 X Simulação Pedagógica Final/4) AS/PI = Avaliação Sumativa da Projeto de Intervenção (= 1 X Projeto de intervenção Pedagógica)

Programa

curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é autorizado pelo IEFP, I.P. e inclui a seguinte estrutura curricular mínima:

Duração de referência: 90 horas

Estrutura: 9 Módulos (de 10 horas cada):

  • MF1 – Formador: Contextos de Intervenção
  • MF2 – Simulação Pedagógica Inicial
  • MF3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
  • MF4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
  • MF5 – Operacionalização da Formação: do plano à ação
  • MF6 – Recursos Didáticos
  • MF7 – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
  • MF8 – Avaliação das Aprendizagens
  • MF9 – Simulação Pedagógica Final

Saiba tudo no documento de Apresentação da Formação

Formulário de Inscrição

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

Inscrição válida para 1 pessoa

199

 Acesso Sessões Presenciais

 Acesso Sessões Online via Moodle e Zoom

 Manuais Exclusivos

 Técnicas e Dinâmicas Exclusivas

 Temas como Aprendizagem 4.0,
Comunicação, Programação Neurolinguística,
Recursos Digitais…

INSCRIÇÃO de grupo

Inscrição válida para 3 pessoas

169

 Acesso Sessões Presenciais

 Acesso Sessões Online via Moodle e Zoom

 Manuais Exclusivos

 Técnicas e Dinâmicas Exclusivas

 Temas como Aprendizagem 4.0,
Comunicação, Programação Neurolinguística,
Recursos Digitais…

A nossa equipa de

Facilitadores de TOPO

Julien Diogo

Formação de Formadores
Neuro marketing Comunicação Marketing

Fernando Rodrigues

FORMAÇÃO DE FORMADORES
NEURO MARKETING COMUNICAÇÃO MARKETING

Carina Monteiro

FORMAÇÃO DE FORMADORES

Psicologia

Nuno Bastos

FORMAÇÃO DE FORMADORES

Comunicação

Paula

Paula Veiga

FORMAÇÃO DE FORMADORES

COMUNICAÇÃO
Educação Social

Luís Cordeiro

FORMAÇÃO DE FORMADORES

COMUNICAÇÃO

PNL - Coaching

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