Sinopse

O envelhecimento populacional é um fenómeno que me preocupa enquanto cidadã e técnica, não porque o queira evitar, mas sim porque me preocupo com o facto dos mais velhos vivenciarem, alguns deles, de forma desigual e sem condições, um final de vida digno.

O envelhecimento é um processo que chega lentamente a todas as pessoas. É um processo natural da vida, é contínuo, ocorre a vários níveis e varia de pessoa para pessoa, “…ninguém envelhece da mesma maneira nem ao mesmo ritmo. Isto significa que as experiências do envelhecimento não são iguais para todos.

Primeiro apresenta-se um capítulo sobre o envelhecimento humano e suas características, bem como alguns dados demográficos de Portugal e do Algarve. O segundo e terceiro capítulos, são dedicados às teorias leigas, conceitos e campos de estudo, onde se referenciam trabalhos realizados na área da saúde e da doença, da qualidade de vida e da felicidade. O quarto capítulo, reporta-se ao trabalho de investigação realizado, onde se expõe a metodologia e alguns resultados, considerados mais relevantes para a obra em causa. No quinto e último capítulo, reflete-se sobre o papel do educador social com públicos idosos e apresenta-se um plano de intervenção, organizado em cinco eixos, que tem como objetivo ajudar a melhorar as práticas de intervenção neste campo. Embora saiba que não existem planos de intervenção padronizados e que cada um de nós deverá adequar a sua intervenção ao indivíduo ou grupo de idosos, respeitando sempre a sua individualidade, historicidade e participação, este poderá ser mais uma contribuição.

Penso que a missão de todos, enquanto técnicos, familiares ou cuidadores, é permitir aos idosos o acesso a iguais direitos e deveres e que sejam felizes, vivendo mais uma fase da sua vida com satisfação e qualidade.

 

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Cláudia Luísa

Doutoramento pela Universidade de Huelva (2014) com a tese de doutoramento intitulada "Teorias Leigas sobre saúde e doença e conceitos relacionados em pessoas idosas". Mestrado em Saúde e Qualidade de Vida. Licenciatura em Psicologia Clínica e Educação e Intervenção Comunitária (Educação Social). Docente do curso de Educação Social. Acompanhamento de estágios de alunos com públicos idosos em diversas instituições de apoio formal e informal.
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