O Idoso como um Todo

19,25 

Sinopse

A Autora começa por analisar a evolução demográfica quer a nível europeu quer em Portugal e respectivas perspectivas até 2060 tecendo algumas considerações socio-sanitárias, tendo em vista estratégias de intervenção. Numa segunda parte analisa as alterações normais que um idoso pode sofrer durante um processo de envelhecimento não patológico com implicações na sua alimentação, bem – estar e qualidade de vida, bem como numa intervenção terapêutica. Segue-se uma parte elaborada por colaboradores em que se tecem considerações sobre o cérebro e seu envelhecimento e se descrevem alguns aspectos psico-sociais do envelhecimento. Finalmente são descritas algumas estratégias para bem envelhecer.

Em stock

Descrição

Sinopse

Toda a Europa está a sofrer um processo de envelhecimento com repercussões económicas, socio- familiares e sanitárias, entre outras. Também o aumento da longevidade traz inexoravelmente um aumento de incapacidades e doenças que têm consequências socio-económicas. Assim o crescente aumento de proporção de idosos e grande idosos, a diminuição do número de elementos por agregado familiar, bem como a dispersão do parque habitacional, implicam uma sobrecarga familiar nos cuidados a prestar ao idoso que exige uma intervenção de cooperação do Estado e de outras instituições. Foi, assim, objectivo deste trabalho compreender não só o envelhecimento da população e suas consequências, mas também perceber que alterações fisiológicas se dão num indivíduo que envelhece. O presente trabalho, sem pretender ser exaustivo está dividido em seis partes: A primeira trata do envelhecimento demográfico, causas e consequências, em que não é esquecida a problemática da dinâmica espacial. São ainda apresentados aspectos específicos de Portugal. Na segunda parte são focadas algumas alterações fisiológicas do envelhecimento individual, consideradas importantes pela autora, tendo no entanto consciência de que muito ficou por dizer não só sobre os órgãos/ aparelhos mencionados mas também sobre outros que não foram citados. A terceira parte, da autoria do Dr. Fernando Rodrigues e da Drª Sofia Nascimento, é dedicada ao cérebro, sendo feita uma reflexão sobre o que é normal num envelhecimento fisiológico e o que é patológico. A quarta parte é dedicada ao idoso e à sua família, às relações entre os subsistemas familiares salientando as relações intergeracionais e o cuidar do idoso no seio da família. A quinta parte é dedicada aos aspectos psicológicos e familiares do envelhecimento sendo da autoria das Dras Mª da Graça Pereira, Joana Roncom e Helena Carvalho. Nesta parte são também focados aspectos específicos de algumas patologias psíquicas frequentes em idosos Finalmente numa sexta parte são apresentadas algumas estratégias de intervenção para bem envelhecer.

Autor

Zaida Azeredo

Zaida de Aguiar Sá Azeredo, licenciada em Medicina pela Universidade do Porto. Médica de Clínica Geral/Medicina Familiar no Porto, com competências em Geriatria reconhecidas pela Ordem dos Médicos. Mestre em Gerontologia Social Aplicada pela Universidade de Barcelona. Doutorada em Saúde Comunitária, pelo ICBAS, Universidade do Porto. Possui dois Pós-Docs na área da Gerontologia e Geriatria respetivamente pelo ISPA e pela UAL. Coordenadora da (RECI) e Docente do Instituto Piaget. É autora de numerosas publicações em revistas de caráter internacional e em capítulos de livros. Prémios: Menção Honrosa Premio Bial (1986); Prémio destaque 1992 atribuído pelo jornal Médico de Família a pessoas que se destacaram na área da Clínica Geral.
Zaida Azeredo

Informação adicional

Peso 0,2 kg
Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O Idoso como um Todo”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *