20 %

Linguagem Escrita na Educação de Infância

[product_subtitle]

14,90  11,92 

Sinopse

Como formadora, mas sobretudo como educadora de infância, a autora explica que este trabalho surge a partir de questões com que se foi confrontando ao longo da sua experiência pessoal e profissional: “fui visionando que as crianças antes de quererem ‘ler’, ambicionam ‘escrever’ como os adultos e as crianças mais velhas” e foi a partir destas “descobertas” que se foi entusiasmando pelo estudo desta problemática, salvaguardando sempre que as várias áreas e domínios curriculares da educação pré-escolar se articulam, não podendo ser considerados isoladamente. O estudo realizado, para além de possibilitar um melhor conhecimento das práticas relativas ao trabalho sobre
a linguagem escrita na educação pré-escolar, procura constituir-se como uma base de questionamento, evidenciando a preocupação de existir sempre uma adequação às características específicas das crianças.

Em stock

Adicionar à Lista de Desejos
Adicionar à Lista de Desejos

Portes Grátis

Entrega Prioritária

Garantia do melhor preço

SOBRE
O LIVRO

Linguagem Escrita na Educação de Infância

Sinopse

A par da qualidade, profundidade e atualidade do referencial teórico apresentado, destaco o rigor metodológico da investigação realizada e os seus contributos para as práticas educativas e para a formação dos profissionais e das profissionais que trabalham na educação pré-escolar. A solidez teórico-prática deste trabalho é de particular relevância num momento em que a educação de infância entra numa nova etapa da sua história, com a publicação de novas Orientações Curriculares por parte do Ministério da Educação. Dando voz a um grupo de oito educadoras, a Helena Horta acompanha de muito perto a realidade do seu quotidiano, ouvindo as suas dificuldades e preocupações, ao mesmo tempo que descreve as diferentes formas com que trabalham a abordagem à escrita nos seus grupos. Como formadora, mas sobretudo como educadora de infância, a autora explica que este trabalho surge a partir de questões com que se foi confrontando ao longo da sua experiência pessoal e profissional: “fui visionando que as crianças antes de quererem ‘ler’, ambicionam ‘escrever’ como os adultos e as crianças mais velhas” e foi a partir destas “descobertas” que se foi entusiasmando pelo estudo desta problemática, salvaguardando sempre que as várias áreas e domínios curriculares da educação pré-escolar se articulam, não podendo ser considerados isoladamente. O estudo realizado, para além de possibilitar um melhor conhecimento das práticas relativas ao trabalho sobre a linguagem escrita na educação pré-escolar, procura constituir-se como uma base de questionamento, evidenciando a preocupação de existir sempre uma adequação às características específicas das crianças. in, Prefácio - Maria João Cardona

ÍNDICE

PREFÁCIO PRÓLOGO CAPÍTULO I - A LINGUAGEM (ESCRITA) COMO EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA LINGUAGEM LINGUAGEM (ESCRITA) E COMUNICAÇÃO GESTÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR A EXPRESSÃO E A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR PERSPETIVA DE CONJUNTO CAPÍTULO II - INTENCIONALIZAR A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS DO EDUCADOR O EDUCADOR COMO "MODELO ESCRITOR" CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE REGISTOS ESCRITOS EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA O EDUCADOR COMO UM "GUIA EXPERIMENTADO" A ORALIDADE E A ESCRITA: UM "DIÁLOGO INTERATUANTE" A CRIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DE UM AMBIENTE "COMUNICATIVAMENTE ESTIMULANTE" CRITÉRIOS PARA A CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM AMBIENTE "COMUNICATIVAMENTE ESTIMULANTE" UM INSTRUMENTO ORIENTADOR NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA PERSPETIVA DE CONJUNTO CAPÍTULO III - O EDUCADOR COMO PROPONENTE DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM À LINGUAGEM ESCRITA METODOLOGIA DE TRABALHO POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA ESTAR EM PROJETO, DIALOGANDO COM A LINGUAGEM ESCRITA O EDUCADOR DEVE BRINCAR (MUITO!) COM A LINGUAGEM ESCRITA A LINGUAGEM ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DE INFÂNCIA A LINGUAGEM ESCRITA NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE EDUCADORES DE INFÂNCIA ATITUDES E ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO PERSPETIVA DE CONJUNTO CAPÍTULO IV - OITO EDUCADORAS DE INFÂNCIA: OITO FORMAS DE ABORDAR A LINGUAGEM ESCRITA UMA SÍNTESE PROBLEMATIZADORA UM TEMPO PARA PLANIFICAR A INTENCIONALIDADE EDUCATIVA UM TEMPO E UM ESPAÇO PARA CONCRETIZAR A PRÁTICA UM TEMPO PARA REFLETIR DA INTENÇÃO PLANIFICADA À PRÁTICA CONCRETIZADA: UMA CONSTRUÇÃO ARTICULADA DE MÚLTIPLAS SINERGIAS A – O EDUCADOR COMO GESTOR CURRICULAR B – A LINGUAGEM ESCRITA VISTA POR UM GRUPO DE EDUCADORAS C – A ESPECIFICIDADE DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR D – A DIMENSÃO REFLEXIVA E A PERSPETIVA DE APRENDIZ EPÍLOGO PERSPETIVAS DE PARTILHAR EXPERIÊNCIAS PERSPETIVAS DE FORMAÇÃO CONJUNTA PERSPETIVAS DE APROFUNDAMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL REFERÊNCIAS AGRADECIMENTOS

Opinião dos leitores

5 avaliações de Linguagem Escrita na Educação de Infância

  1. Dora Costa Gouveia

    Eu acho o livro fantástico, também por ser de boa leitura e interessante para qualquer pessoa. Eu e Catarina adoramos aqueles momentos. A Catarina ia lendo o livro e quando saímos suspirou e disse que “devia era fazer uma formação para trabalhar com crianças”

    Conceição Simões, Assistente Social, Faro e a filha Catarina, 17 anos, estudante de Artes

  2. Dora Costa Gouveia

    “Adorei o teu livro e já coloquei em prática algumas coisas. Foi tocante o sorriso de um menino de 4 anos quando fez a sua assinatura. Ele ficou muito perturbado quando o desafiei e insistia que não sabia escrever. Até que eu olhei para ele e disse, faz de conta que és o professor … Ele olhou para mim e começou a fazer os seus ‘gatafunhos’ – nunca vou esquecer a cara dele. Estava radiante, pois tinha conseguido escrever o seu nome.”

    Carla Gomes, Bióloga Marinha, mentora do Projeto “Viver com o Oceano”, que desenvolve projetos com crianças em idade pré-escolar e alunos do 1.º ciclo

  3. Dora Costa Gouveia

    “Os seus contributos são sempre uma mais valia para a minha (e qualquer!) prática pedagógica, professora. Ajudou-me a refletir imenso e a querer debruçar-me mais, ainda, sobre este domínio que gosto muito!” (…) “É verdade, tive uma grande surpresa, até me caiu uma lágrima. Pode acreditar!”

    Cláudia Fernandes, Educadora de Infância, ex-aluna cujo material produzido enquanto aluna vem referenciado no livro.

  4. Dora Costa Gouveia

    (…) “Agradeço, mais uma vez, o conteúdo tão bom, tão bem estruturado e tão direccionado para a prática educativa de qualquer educador. Um livro bonito, como a Prof. Olga o disse e que merece ser lido, relido tantas vezes quantas necessárias. Vou debruçar-me sobre o que li e tentar melhorar as minhas práticas diárias em relação a este domínio tão bonito.”

    Cláudia Fernandes, Educadora de Infância, ex-aluna – Lançamento Faro, dia 19.11.2016

  5. Dora Costa Gouveia

    “Mais um excelente contributo para as questões da pedagogia. Obrigada Maria Helena Horta pela abordagem da escrita.”

    Fátima Candeias, Educadora – Lançamento em Faro, 19.11.2016

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DETALHES DO PRODUTO

Peso0.3 kg
ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

Autor

Maria Helena Horta

Educadora de infância, doutora em formação de professores: desenvolvimento profissional de professores para uma educação multicultural - Universidade de Huelva, Espanha. Mestre em Ciências da Educação, especialização em Educação de Infância; licenciada no domínio de especialização de educação especial e apoios educativos; bacharel em educação de infância, pela Universidade do Algarve. Docente na Universidade do Algarve - Departamento de Ciências Sociais e da Educação, Área Científica de Desenvolvimento Curricular, da Escola Superior de Educação e Comunicação, Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar.

Maria Helena Horta

Seja um Autor PsicoSoma!

Com mais de 50 títulos técnicos editados, a sua obra pode fazer parte de um leque de referência a nível nacional!

compre também

Psicomotricidade

19,90  15,92 

Esclerose Múltipla

19,90  15,92 

PIEC

17,50  15,75 

OUTREM

12,00  9,60 

PSICOSOMA

OFERTA LIMITADA

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Fechar Carrinho
Back to top