Sinopse

A modificação dos problemas de saúde tornou alguns dos indicadores tradicionais desadequados e passou a ser colocada a ênfase na necessidade de prevenir a doença e de promover a saúde. Hoje, como a maioria das doenças agudas estão sob controlo das práticas médicas, as abordagens relacionadas com a saúde parecem orientar-se mais para as doenças crónicas, procurando manter a vida com o máximo de dignidade e qualidade. Neste contexto enquadra-se a Diabetes Mellitus que, sendo uma doença crónica, requer educação e cuidados de saúde contínuos para prevenção de complicações agudas e redução do risco de complicações tardias, mantendo, desse modo, a qualidade de vida. Assim, esta não deve ser estudada só numa perspetiva clínica, mas também deve englobar aspetos sociais do impacto da doença, pelo que consideramos ser importante que qualquer estudo associe não só dados clínicos, mas também o seu impacto no estado físico e mental e no desempenho social e profissional da criança/jovem com Diabetes Mellitus.

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Susana Ramos

Susana Ramos, licenciada em Psicologia (ramo de Psicologia Clínica) e mestre em Psicologia (área de especialização de Psicologia Clínica do Desenvolvimento) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC e doutorada em Ciências do Desporto e Educação Física (especialidade de Ciências da Educação Física) pela UC. Professora de Nomeação Definitiva na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
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