e-formador

e-Formador/Professor: Formadores, Professores e Facilitadores em E-Learning

e-Formador/Professor: Formadores, Professores e Facilitadores em E-Learning 1080 1080 Dora Costa Gouveia

: INÍCIO a 19 de agosto 2021 :
: Horário Pós-Laboral :
: Novos Conteúdos e Recursos abordados :

Ser professor(a) ou formador(a) à distância requer o domínio de outras aptidões e conhecimentos, para manter o grupo interessado, por forma promover a correta aquisição de conhecimentos, assim como a transição de módulos presenciais para a distância.

Esta formação visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática da formação profissional em ambiente digital, nomeadamente:

  1. Acesso a conhecimentos da dinâmica da Aprendizagem 4.0
  2. Identificação e exploração de recursos digitais e metodologias
  3. Desenvolvimento de conteúdos e competências de planeamento do processo Ensino-Aprendizagem 4.0.
  4. Configuração de disciplina/curso no Moodle ou Google Classroom

Formato E-Learning 100%

  • 10 Sessão Síncrona
  • 10h Sessão Assíncrona
  • 20h Auto-Estudo
  • Atividades a desenvolver: 2 Exercícios e 1 Projeto Final de Ensino à distância.

O presente curso tem a certificação emitida em SIGO, pelo que será considerada como formação profissional certificada para todos os legais efeitos.

Mais que um certificado, na PsicoSoma focamos a nossa atenção na aprendizagem eficaz e em tornar cada formando, um FORMADOR/PROFESSOR de TOPO. Esse é o nosso desafio… esperamos que todos aceitem esta dedicação a este desafio!

Novo Programa para a 15ª Edição

Estação 1 – Aprendizagem 4.0 – Emoções, Competências e Tecnologias

  • A dinâmica do Novo Paradigma 4.0 – a Humanização do Digital
  • E-Learning, Blended Learning, Mobile Learning, New Learning e Rapid Learning
  • Desafios e avanços na formação em ambiente digital

Estação 2 – Tendências de Comportamento em ambiente digital 

  • Como se comportam os alunos/formandos em ambiente digital
  • Como conhecer melhor o aluno/formando à distância (dinâmicas)
  • O que esperam todos do Professor/Formador neste ambiente?
  • Quais as competências do Futuro para o eProfessor/eFormador?

Estação 3 – A Aprendizagem Digital: Recursos e Dinâmicas

  • O Modelo Pedagógico 4.0 e a Jornada do Aluno/Formando
  • Como auxiliar o formando/aluno a aprender de forma mais eficaz
  • A Taxonomia de Bloom e suas etapas no ambiente digital
  • Recursos e Dinâmicas a utilizar no ambiente digital

Estação 4 – Conceção de Conteúdos, Apresentações e Posturas de Comunicação

  • Como comunicar no ambiente digital: integrar a Neurociência e a Economia Comportamental
  • Criar apresentações envolventes: Canva / Slide Google
  • Criar Vídeos e Tutoriais: Prezi e Loom
  • Criar Podcast

Estação 5 – Recursos Didáticos e Jogos Colaborativos 

  • Recursos Nativos do Moodle e do Google Classroom
  • Recursos Colaborativos: Miró, Mindmeister e Padlet
  • Jogos à distância: Mentimeter, Wordlwall, Quizizz

Estação 6 – O Modelo Pedagógico 4.0 e as Plataformas Colaborativas

  • Alinhamento e preocupações pedagógicas do Google Classroom/Moodle
  • Configurações e funções da plataforma Google Classroom/Moodle
  • Os recursos nativos do Google Classroom/Moodle: partilha, colaboração e avaliação

Estação 7 – Desenho, Planeamento e Gestão de Sessões à distância

  • Operacionalização de Objetivos
  • Métodos e Técnicas Pedagógicas a utilizar
  • Como avaliar: Conhecimentos, Aptidões e Atitudes
  • Integrar o plano no ambiente digital
  • Gestão de projetos formativos (Trello)

Estação 8 – Apresentação do Projeto de Sessão à distância

  • Criação de um projeto de sessão para formação à distância
  • Planeamento, indicadores e avaliações (Fases da conceção de uma sessão em e-Learning)
  • Apresentação do Projeto de Sessão

Veja as DATAS da formação AQUI

Conheça melhor o curso AQUI

Fechar Carrinho
Back to top