Dia Mundial do Cérebro

Dia Mundial do Cérebro

Dia Mundial do Cérebro 2160 2160 Estagio ESEV

22 de julho: Dia de celebrar o Cérebro

Em 2014, a World Federation of Neurology (WFN), instituiu o Dia Mundial do Cérebro, a 22 de julho, com o objetivo de chamar a atenção para o papel do Cérebro na nossa vida e na descoberta do mundo.
Desde então, e a cada ano que passa, um tema novo serve a mensagem com que se pretende alertar as consciências para as grandes questões do Cérebro e para a importância da sua discussão na qualidade da vida humana.

Segundo o médico Tiago Fleming Outeiro “Com cerca de 1,4 Kg, cerca de 86 mil milhões de neurónios, e cerca de 100 mil biliões de sinapses (junções através das quais os neurónios comunicam entre si), e cérebro é um ‘caso sério’ também para a matemática. O cérebro humano passa por diversas fases de desenvolvimento até que, no estado adulto, é capaz de fazer um número enorme de computações que nos permitem ver, cheirar, ouvir, pensar, caminhar, dormir, rir, sentir, amar, e um outro número elevadíssimo de funções essenciais à vida.”

É importante promover o conhecimento sobre o cérebro, através de iniciativas distintas que envolvam e apelem a atenção para a importância de cuidarmos do cérebro, de percebermos os sinais que nos dá, e de potenciarmos a sua saúde e, com ela, a nossa vida.

Em 2020, o Dia Mundial do Cérebro juntou a Federação Mundial de Neurologia e à Sociedade Internacional de Parkinson e Transtorno do Movimento, criando uma plataforma de partilha de informações vitais sobre o início, tratamento e prevalência da Doença de Parkinson.

A Doença de Parkinson é uma doença cerebral neurodegenerativa que afeta mais de 7 milhões de pessoas de todas as idades em todo o mundo. A Parkinson pode afetar o movimento e quase todos os aspectos da função cerebral, e as pessoas com doença de Parkinson podem ser particularmente afetadas pela atual pandemia de COVID-19.

Descubra mais acerca da iniciativa mundial em https://wfneurology.org/ 

Descubra o catálogo editorial PsicoSoma onde vários livros abordam as questões relacionadas com aprendizagem, envelhecimento e outros aspectos fundamentais em torno do cérebro. 

LIVRARIA ONLINE

Deixe uma resposta

Fechar Carrinho
Back to top