De Professor a Facilitador de TOPO

Conheça as vantagens

quais as razões?

O mundo não mudou, o mundo muda a cada segundo, e todos seguimos no mesmo barco, é fundamental acompanhar as inovações sociais, as mudanças comportamentais para adequar as melhores práticas pedagógicas.

Cerca de 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas, deixando claro que a atualização constante é mais do que nunca indispensável.

Atualmente, o mercado de trabalho pede aos jovens competências, saber-fazer e saber-evoluir, esta formação visa ser um momento de reflexão, ruptura de posturas e adopção de novos comportamentos e práticas para os Facilitadores permitindo assim um apoio ao desenvolvimento das competências nos seus alunos.

Esta formação visa assim nortear os participantes para uma Educação e Formação 4.0, onde a velocidade de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências, bem como a fusão de práticas e recursos serão os motores indispensáveis.

Preparar conteúdos para qualquer lugar, para a inteligência artificial, para as aprendizagens essenciais, assumir colegas e mentores, modular o conhecimento, personalizar a comunicação, apresentar flexibilidade e usabilidade são os motores  do aqui e do agora no processo ensino-aprendizagem.

Transformar e despertar os formadores e professores para uma postura e dinâmica de Facilitadores, preparados para a Autonomia, Imaginação e Persistência será o resultado!

 

uma experiência adaptada

ESPECIAL ESCOLAS

A estrutura da experiência para professores

Objetivos

– Indicar as variáveis do contexto ensino-aprendizagem na ótica da Aprendizagem 4.0
– Identificar os comportamentos no ensino-aprendizagem por parte das novas gerações.
– Auxiliar na perceção das novas competências e funções do Facilitador do Futuro.
– Construção do Arquétipo do Facilitador do Futuro.
– Alinhar e planear sessões com base nas aprendizagens essenciais e produtos de aprendizagens.
– Reconhecer as boas práticas de comunicação e dinâmicas para a formação profissional.
– Reconhecer as funções dos recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem.
– Conhecer vários recursos didáticos off e online capazes de serem implementados nas várias etapas do processo de aprendizagem com base na Toxonomia de Bloom.
–  Reunir os conhecimentos e drivers para o desenvolvimento de uma dinâmica criativa com base em recursos didácticos off online.

O que vamos aprender
  • Competências do Facilitador do Futuro
  • Relação Pedagógica (como comunicar com eficácia com grupos, com dicas de Economia Comportamental e Neuoricência
  • Recursos Didáticos Online como Inteligência Artificial e outros
  • Potencialidades das Plataformas Colaborativas 
  • Criatividade em contexto formativo (como ser único e diferente… com técnicas de ideação)
  • Programação Neurolinguística (como aumentar a eficácia e como podemos retirar mais informação do nosso formando/aluno)
  • Dinâmicas de Grupo (como animar grupos mantendo sempre a atenção sendo de TOPO)
  • Entre muitos outros temas… que serão abordados ao longo da formação, com conteúdos inovadores e materiais ÚNICOS e EXCLUSIVOS da PsicoSoma.
Público-Alvo

A formação é dirigida a professores e formadores que atuem em escolas públicas e privadas, profissionais e de ensino regular, que pretendam atualizar conhecimentos e competências. 

Nestes termos, o(a) candidato(a) à formação deve:

• Deter uma qualificação de nível superior.

Sem prejuízo dos critérios deverão constituir critérios de acesso os seguintes: Interesse e motivação para a realização da ação de formação; Disponibilidade; Situação profissional; Expectativas e necessidades de formação; Relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, tolerância, capacidade facilidade de cooperação e de trabalho em equipa, capacidade de coordenação de trabalho, …)

Duração e Datas

Um curso em regime B-Learning num total 20h.

16 horas presenciais, em sessão de 4 horas, e 4 horas de auto-formação. 

📆  Datas a identificar com a escola.

📆  Possibilidade de horário laboral ou pós-laboral.

Metodologia

As metodologias a adoptar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.

Esta formação realiza-se em formato presencial, interligando os métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, com recurso a conceitos atuais, fomentando o pensamento divergente face ao contexto de ensino-aprendizagem.

A formação é acompanhada de vários momentos de avaliação, nomeadamente, diagnóstica, formativa e somativa com a realização de uma prova online via Moodle.

A participação na formação terá uma classificação qualitativa, de Aprovado ou Não Aprovado.

Esta formação permitirá um Certificado de Formação Profissional, com duração de 20horas, via SIGO.

Programa

curso de Formação De Professor a Facilitador de TOPO inclui a seguinte estrutura curricular mínima:

Duração de referência: 20 horas

Estrutura

Estação 1 “Novos Contextos”

  • Para onde caminhamos?
    Entidades, Perspectivas e Desafios
  • Aprendizagem 4.0
    Processo “Bloom´s Taxonomy”, estímulos e recursos
  • Quem são os alunos
    Mapa da Empatia, Persona e Jornada do Aluno

Estação 2 “De Formador a Facilitador”

  • Perfil do Facilitador do Futuro
    Atitudes, Competências e
  • Funções do Futuro
  • Como Comunicar no Contexto 2023
  • Dicas para uma Comunicação Envolvente
  • Neuro Insights para Envolver na sala

Estação 3 “ADN dos Recursos”

  • Conceito de recurso
  • Funções dos recursos
  • Critérios de Seleção dos recursos didáticos

Estação 2 “Recursos Didáticos Off”

  • Recursos para as várias etapas da “Bloom ́s Taxonomy”
  • Jogos tradicionais, jogos de tabuleiros adaptados, a Caixa de Tesouro, Design Thinking…
  • Boas práticas e dicas a aplicar

Estação 3 “Recursos Didáticos On”

  • App de Inteligência Artificial ao serviço do conhecimento
  • Padlet, Miro e Genially para atividades colaborativas
  • Mentimeter, Worldwall, Quizizz para jogos online
  • Prezi e outros para a criação de vídeos

Estação 4 “Desafio colaborativo”

  • Como criar uma sessão dinâmica com recursos inesperados
Certificação

Esta formação permitirá um Certificado de Formação Profissional, com duração de 20horas, via SIGO.

PEDIDO de proposta

Formulário de informação

Inscrição válida a Escola

O que levam da experiência

 Acesso Sessões Presenciais

 Agenda e horários ajustados à realidade da escola

 Manuais Exclusivos

 Técnicas e Dinâmicas Exclusivas

 Temas como Aprendizagem 4.0,
Comunicação, Programação Neurolinguística,
Recursos Digitais…

A nossa equipa de

Facilitadores de TOPO

Julien Diogo

Formação de Formadores
Neuro marketing Comunicação Marketing

Fernando Rodrigues

FORMAÇÃO DE FORMADORES
NEURO MARKETING COMUNICAÇÃO MARKETING

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *