A necessidade de transformar radicalmente os sistemas de ensino e a maneira como se vê educação, principalmente infantil, é global e urgente. Parafraseando o poeta russo Vladimir Maiakovski, se não existe conteúdo revolucionário sem forma revolucionária, a Finlândia abriu recentemente as portas da escola do futuro – um prédio pensado em todos os detalhes para abrigar melhor e de maneira mais expansiva um novo tipo de ensino.
Enquanto o desconforto, a austeridade, o tédio e até mesmo o “desengraçado” costumam ser regra na arquitetura e decoração escolar e nos seus instrumentos de ensino, a escola Saunalahti, localizada na cidade finlandesa de Espoo, mais parece um belo museu ou qualquer outro prédio público que nos seduz a entrar e a desfrutar de seus espaços.
Criado pela empresa Verstas, de arquitetura, o edifício foi pensando para ser o contrário do que normalmente é visto no design das escolas, inclusive das salas de aula.
O prédio comporta, além das salas, um clube estudantil, um teatro, um restaurante, uma biblioteca, um ginásio de e muitas outras atrações. Os alunos podem-se sentar onde quiserem e são estimulados a comunicarem e a participarem das aulas – que são quase na sua totalidade realizadas em grupos de trabalho. As poltronas são reguláveis, confortáveis e adaptadas para o uso de laptops – que substituem as lousas e são conectados a uma rede própria.
Para os recreios, há um parque devidamente equipado e ao ar livre, também com espaços para práticas de desporto, e ao fim do horário escolar, a escola converte-se em um grande centro para todos os moradores da zona – trazendo, dessa forma, a comunidade para dentro da escola, necessidade evidente para um novo sistema de ensino.
Rodeada por amplas janelas, a escola integra a área externa e o meio ambiente ao interior da escola, ajudando a virtualmente anular o nível de ansiedade comum do ambiente escolar. Os prédios são desenhados para que ninguém se perca, com zonas destinadas a cada faixa etária pintadas com cores diferentes, a devida e discreta segurança, mas sem barreiras ou maiores proibições de circulação. O objetivo, por fim, é simples porém cada vez mais raro: tornar novamente estimulante e prazeroso o nobre ato de aprender.
Que este modelo de escola seja um exemplo para muitos outros sistemas educativos….pois as crianças de hoje são o futuro do amanhã.
Fonte: site hypeness.com.br/2016/08/a-escola-do-futuro-acaba-de-ser-aberta-na-finlandia-e-e-incrivel/
Inscreva-se na nossa Pós Graduação em NeuroEducação e saiba: https://psicosoma.pt/eventos/categoria/formacao/pos-graduacoes/neuroeducacao