10 %

Saber Profissional em Serviço Social

uma perspetiva etnográfico-situacional

de: Caria, Telmo & Pereira, Fernando (Coordenação)

NOVIDADE! JÁ DISPONÍVEL!

Sinopse

Este livro é dedicado ao estudo do saber profissional na profissão com maior estatuto cultural e simbólico dentro do universo das profissões em trabalho social: o Serviço Social. Está empiricamente baseado numa abordagem etnográfica, multissituada, dos contextos de trabalho de três assistentes sociais. Emerge de um estudo mais amplo sobre o trabalho social profissional no terceiro setor social em organizações não lucrativas (ONL) do norte de Portugal.

Autores de capítulos: Telmo Caria, Fernando Pereira (organizadores), Octávio Sacramento, Filipa César, Raquel Biltes, Elisabeth Challinor e Francisco Branco

19,90  17,91 

Em stock

SOBRE O LIVRO

Sinopse

Este livro é dedicado ao estudo do saber profissional em Serviço Social e está empiricamente baseado numa abordagem etnográfica, multissituada, dos contextos de trabalho de três assistentes sociais. A análise etnográfica foca o olhar nas formas de proceder-fazer e proceder-falar durante o curso da ação profissional quotidiana dos assistentes sociais, isto é, foca-se na componente menos consciente e mais tácita do saber profissional, aquela que é mais usada na interação social pelos profissionais. Assim, mais do que a interpretação dos dados etnográficos encontrados para o Serviço Social, a principal contribuição científica, profissional e social deste livro é a de desenvolver e validar uma teoria e uma metodologia micro social para o saber profissional que se concretiza num modelo de análise situacional para as narrativas etnográficas do trabalho profissional em Serviço Social.

Quanto ao conteúdo, os capítulos dois, três e sete são essenciais para a fundamentação e validação do modelo de análise situacional, que suporta o conceito de saber profissional. Os capítulos quatro e seis têm uma orientação essencialmente metodológica, permitindo perceber a estratégia e as práticas de interação e de escrita etnográficas desenvolvidas. O capítulo cinco tem um conteúdo fundamentalmente descritivo, tendo em vista permitir ao leitor perceber as trajetórias profissionais e as condições socio organizacionais que definem o contexto de trabalho das três assistentes sociais participantes no estudo etnográfico realizado. O livro termina com comentários de dois colegas de outras equipas de investigação interessados na temática.

 

Informação adicional

Peso 0.3 kg
ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

REF: 9789728994792 Categorias: , , Etiquetas: , ,
Brands
Licenciado em Sociologia (ISCTE-UML, 1985) e doutor em Sociologia da Educação (UTAD, 1997). Actualmente professor catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (com provas de agregação em Sociologia do Conhecimento Profissional, 2009), leciona Sociologia, Metodologias de Investigação e diversas problemáticas e temáticas das Ciências Sociais em cursos de Serviço Social, de Antropologia e de Desenvolvimento Social. Enquanto investigador do CETRAD-UTAD e investigador colaborador do CIIE-FPCEP e do CRIA, desenvolve uma linha de investigação, desde 2002, de análise comparada do trabalho e do saber profissionais em diversas profissões técnico-intelectuais, numa orientação interdisciplinar entre a Sociologia, a Antropologia e a Psicologia.
Product ID: 3993

Nossas Recomendações e Opiniões dos Leitores

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Saber Profissional em Serviço Social”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

four × five =

Envios em 48H para todo o país! Ignorar

Help-Desk