Sinopse

A Autora propõe uma série de cadernos com exercícios práticos que: “[…] procuram ser uma ferramenta de trabalho útil para o professor do aluno sobredotado ou para o educador, […] em contexto de sala de aula ou em ambiente familiar. Estas atividades podem, naturalmente, ser trabalhadas com alunos que não sejam sobredotados, já que, no que à sobredotação diz respeito, não se trata unicamente de oferecer conteúdos mais complexos, mas antes multiplicar e diversificar as atividades, proporcionando momentos desafiantes e aliciantes para evitar que o sobredotado se aborreça, desmotive ou subaproveite as suas potencialidades.”

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

ENQUADRAMENTO

CAPÍTULO 1 – CONCEITO DE SOBREDOTAÇÃO E DE ALUNO SOBREDOTADO

1.1- Mitos e Realidades relativos à Sobredotação

1.2- Uma Inteligência à Medida: os Testes de QI

1.2.1- As Inteligências Múltiplas

1.2.2- A Teoria dos três Anéis da Sobredotação: inteligência, criatividade e motivação

CAPÍTULO 2 – CARACTERÍSTICAS DO ALUNO SOBREDOTADO

2.1- Sinais de alerta de Sobredotação

2.2- Características Nucleares do Aluno Sobredotado

2.3- Identi cação e Avaliação do Aluno Sobredotado

CAPÍTULO 3 – A INCLUSÃO DO ALUNO SOBREDOTADO NA ESCOLA

3.1- A Intervenção Pedagógica no Aluno Sobredotado

3.1.1- A (in)adaptação do aluno sobredotado à escola e a (in)adaptação da escola ao aluno sobredotado

3.1.2- O Professor do Aluno Sobredotado

3.2- Modalidades de Atendimento ao Aluno Sobredotado

3.2.1- Aceleração escolar

3.2.2- Enriquecimento

3.2.3-Agrupamento/Segregação

CAPÍTULO 4 – CRIATIVIDADE E ESCRITA CRIATIVA

4.1- A Criatividade e a Imaginação

4.2- A Escrita Criativa e o Desenvolvimento Cognitivo

4.3- A Promoção da Criatividade e da Escrita Criativa na Sala de Aula

CONSIDERAÇÕES FINAIS

PROGRAMA DE ESCRITA CRIATIVA

CADERNO I

CADERNO II

CADERNO III

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LEGISLAÇÃOCONSULTADA

SÍTIOS DE INTERESSE

ANEXOS

Brand

Manuela Silva

Licenciada em Estudos Portugueses e Franceses pela Universidade de Coimbra (2003) e Mestre em estudos Franceses pela Universidade de Lisboa (2007). Lecionou em diversas escolas de Ensino Profissional. Curso de Pós-Graduação com Especialização em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (2014) pela Escola Superior de Educação de Torres Novas, com Projeto desenvolvido na área da sobredotação. Doutoranda em Estudos Românicos, na área de especialização em Estudos Comparatistas pela Universidade de Lisboa. Professora na Escola Profissional de Torres Novas e Assistente Convidada do Instituto Politécnico de Tomar.
manuelasilva
Peso 0.2 kg
ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Programa de Escrita Criativa para Sobredotados”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Seja um Autor PsicoSoma!

Com mais de 50 títulos técnicos editados, a sua obra pode fazer parte de um leque de referência a nível nacional!