Formação e-Learning: o futuro da educação

Artigo e-learning (4)

Formação e-Learning: o futuro da educação

Formação e-Learning: o futuro da educação 1080 1080 Estagio ESEV

Formação e-Learning

Os hábitos das pessoas nem sempre foram os mesmos ao longo dos anos, e com o avanço tecnológico realizado nas mais diversas áreas desde o final do século passado, a adaptação a estas mesmas tecnologias foi necessária. Quem não consegue acompanhar a mudança acaba por ficar a margem das oportunidades no mundo do trabalho,  portanto para acompanhar esta mudança existe formação e-Learning.

Atualmente, as formações e-Learning são uma necessidade e já nem tanto uma opção, isto deve-se ao facto de que as pessoas têm cada vez menos tempo disponível, e através deste método não é necessário realizar deslocações exaustivas e demoradas. Se não possui todos os conhecimentos tecnológicos necessário para aceder a uma formação e-Learning, não precisa preocupar-se, pois esta oferece acompanhamento constante no que for essencial.

Mas afinal, o que é formação e-Learning?

Formação e-Learning nada mais é que um método de ensino eletrónico não presencial, e que a cada dia que passa é popularizado devido as mais diversas vantagens que a mesma apresenta, tanto para as empresas, quanto para os formandos. Este modelo de ensino e aprendizagem está estabelecido no ambiente on-line, com todas as oportunidades que a Internet nos proporciona.

Gomes (2005) afirma que “o e-Learning pode constituir também novos cenários de formação a distância nos quais o potencial das tecnologias associadas à Web permite ultrapassar algumas das dificuldades associadas aos modelos de educação a distância anteriores, por exemplo, permitindo concretizar abordagens pedagógicas baseadas na interacção frequente entre aluno/professor e na adopção de estratégias de trabalho colaborativo envolvendo alunos e professores”.

Crescer nunca foi tão fácil, agora é possível aprender sobre um certo assunto sem muitas burocracias e com a rapidez que o mundo atual exige. Já não há desculpas para não ter aquele emprego de sonho ou alcançar o tão esperado cargo na empresa. Com vontade e formações e-Learning isso é possível.

Quais são as vantagens?

As vantagens que este método apresenta são muitas, entre elas, os custos que são reduzidos, pois os alunos já não precisam de realizar grandes deslocações . O tempo gasto na formação e-Learning passa a ser inferior às formações presenciais e além disto, não há necessidade constante de manter certas infraestruturas. A aprendizagem é eficiente pois é adaptada à vontade e necessidade de cada pessoa, sem que a mesma sinta vergonha ou receios que somente uma sala de aula traz.

A atualização dos conteúdos lecionado é constante pois, está tudo apenas a distância de um click, e sempre que sentir necessidade pode retroceder para fixar melhor a matéria lecionada. Além disto, os conteúdos estão sempre disponíveis para que os formandos possam aceder aos módulos a qualquer momento. As formações e-Learning também são mais alargadas, isto porque não está limitada aos recursos de uma escola comum onde por vezes, os materiais disponíveis são limitados e nem todos conseguem ter acesso. Outra vantagem única, é que a Internet é o limite e  esta é um infinito livro com todo o tipo de informação que existe.

Futuro

Sem dúvidas, este é um método com tendência a crescer cada vez mais, já que as tecnologias dominam o mundo. “Para prever como é que o e-Learning irá evoluir no futuro próximo (entre quatro a seis anos) é necessário analisar como é que o ambiente organizacional vai evoluir. Ao ritmo actual, é de esperar uma cada vez maior penetração e uso de serviços Web ou on-line” (Bernardo & Bielawsky, 2003).

Então porque não as pessoas dominarem as tecnologias e tirarem vantagens da mesma? O conhecimento é o bem mais precioso que uma pessoa pode ter e que ninguém nos pode roubar.

Referências bibliográficas
Bernardo, H. D. M., & Bielawsky, L. (2003). O Futuro do e-Learning. SPI-Sociedade Portuguesa de Inovação.
Gomes, M. J. (2005). Desafios do e-learning: do conceito às práticas.

Helene Souza – PsicoSoma, 2020.

Deixe uma resposta

Fechar Carrinho
Back to top