Lançamento do livro PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso

No dia 28.05.2018, segunda-feira, decorreu em exclusivo no Ageing Congress 2018 (Coimbra) a apresentação do livro PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso, a cargo do Doutor Ricardo Pocinho (Presidente da ANGES) e do Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo, autor do Prefácio do livro, Professor da Faculdade de Medicina de Coimbra, Assistente Graduado de Medicina Interna dos HUC, Presidente da Competência de Geriatria da Ordem dos Médicos e Coordenador do Consórcio Ageing@Coimbra.

A apresentação contou ainda, com a presença da Autora Doutora Mónica Sousa.

É doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro com Distinção e Louvor. Frequentou um Mestrado Integrado em Psicologia Clínica na Universidade de Coimbra. Pós-graduada em Psicoterapia Dinâmica Integrada e em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica Clínica. Membro Efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o título de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Membro do Group Cognitive Decline of Action Group 3 – European Innovation Partnership On Active And Healthy Ageing (EIP-AHA) e do Ageing@Coimbra.

É ainda criadora, fundadora e responsável pelo PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso®.

Publicou diversos artigos em revistas especializadas, dois projetos como Good Practices da União Europeia, quatro trabalhos em atas de eventos, seis posters, colaboradora com rubrica no Jornal de Montemor e vinte e sete comunicações orais, das quais onze por convite.

Membro do conselho editorial de seis revistas científicas. Recebeu ainda, um prémio de investigação.

O PAPI – Programa de Apoio Psicológico no Idoso® foi cuidadosamente concebido, pensado e delineado. Trata-se de um programa especialmente construído de raiz para uma população idosa que assim o exigiu e o exige. Surge num momento de profundas transformações que influenciam e norteiam a qualidade de vida na terceira idade. Procurou promover alterações, fundamentais para a revisão dos estereótipos relativos ao papel da intervenção psicológica na pessoa idosa, mas também, na reivindicação da importância da avaliação neuropsicológica e da estimulação cognitiva.

O livro inclui propostas de intervenção sob a forma de 10 Sessões Individuais*, Sessões Grupais e ainda a construção de recursos terapêuticos a partir de material reciclado.

Ideal para trabalhar: Orientação | Atenção | Memória | Gnosias | Praxias | Percetivo motor | Linguagem | Cálculo | Funções Executivas

*Material de apoio disponível para download

É reconhecido como Boa Prática pela Parceria Europeia da Inovação para o Envelhecimento.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

11 − 8 =

Help-Desk