Carregar Eventos

« All Eventos

Pós-Graduação em NeuroEducação “Neurociência Cognitiva Aplicada à Educação e aos Distúrbios de Aprendizagem” VISEU 11 de Novembro

23 Set @ 18:30 - 24 Mar @ 17:00

€1399
PGNE
3ª Edição em Portugal
174Mensais
A PsicoSoma leva a cabo a organização da sua 3ª Edição da Pós Graduação em Neurociência Cognitiva Aplicada à Educação e aos Distúrbios de Aprendizagem.

a formação terá início em:
Days
:
Hours
:
Minutes
:
Seconds

Conteúdos Programáticos

  • Princípios da NeuroEducação: Neurociências na Aprendizagem
  • Processos Básicos do Funcionamento Cerebral
  • Neuropsicofisiologia em Crianças e Jovens
  • Neurodesenvolvimento da Criança e do Adolescente: Emoção – Cognição – Comportamento
  • Neuroestimulação-Criatividade e Inovação em Crianças e Jovens na sala de aula
  • Perturbações Cognitivas na Sala de Aula e Estratégias para lidar
  • Programação Neurolinguística Aplicada ao Contexto Escolar
  • Os neuroginásios: Um modelo de estimulação seletiva
  • Estratégias de Intervenção na Leitura: Programa de Avaliação e Estimulação
  • Programa de Treino de Consciência Fonológica
  • Neurociências nas Dificuldades Especificas da Aprendizagem
  • Criação de Projetos e Ferramentas em NeuroEducação
  • XI Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial

TESTEMUNHOS

Mais um sucesso! Maravilhoso evento! Foi incrível Julien!

Adriane YaredParticipante na Conferência NeuroDesign - Campinas Brasil
Adriane Yared M

Nós realmente gostamos muito professor Julien! Encerramos as aulas com chave de ouro!

Luana BastosAluna da 1ª Pós Graduação Neuromarketing Brasil
Luana Bastos

Um parabéns especial aos alunos e professores dedicados

Wânia LopesAlunos 1º Pós Graduação Neuromarketing
Wânia Lopes

Informações sobre a 3ª edição

1INTRODUÇÃO

A estrutura da Pós Graduação surge numa estrutura cada vez mais prática, com várias horas dedicadas aos designados laboratórios práticos, com abordagens a casos reais, conhecimento e manipulação de ferramentas e meios e ainda debates e reflexões acerca de metodologias, projetos ou ideias a desenvolver.

A Pós Graduação em Neurociência Cognitiva Aplicada à Educação e aos Distúrbios de Aprendizagem é assim um excelente percurso de atualização de conhecimento, potencializando novas competências, dotando assim formandos de características únicas e diferenciadoras.

Existem Vagas e Valores especiais com OFERTAS e PRAZOS limites. (ver icon INVESTIMENTO)

Valores especiais para grupos, contactar formacao@psicosoma.pt

Todo o percurso encontra-se desenhado assente em cientificidade, investigação e inovação, aliando os melhores conteúdos, práticas e profissionais, para levar a cabo uma formação especializada capaz de transmitir conhecimentos e promover competências nos participantes.

Os participantes terão acesso a uma série de elementos que atribuem à Pós Graduação um carácter único:

  • Programa formativo atualizado anualmente;
  • Aulas presenciais com docentes especializados, com componente teórica e prática em sala;
  • Visita a um Laboratório de Neurociência;
  • Kit de Formação PsicoSoma (NoteBook, Caneta, Bloco de folhas);
  • Acesso à Plataforma ELearning PsicoSoma;
  • Kit de Artigos Científicos e Documentários inerentes aos conteúdos da formação;
  • 1 Certificado de Formação Profissional validado pela SIGO;
  • Participação Grátis no “XII Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial-” a realizar em Portugal em 2017;

2DESTINATÁRIOS

A Pós Graduação é direcionada a um vasto público, sendo que profissionais de outras áreas podem estar igualmente interessados nos diversos temas abordados.

A Pós Graduação em NeuroEducação destina-se a pessoas das seguintes áreas:

– Psicologia
– Sociologia
– Educação e Educação Especial
– Terapia da Fala
– Terapia Ocupacional
– Neurociências e/ou Neuropsicologia
– Reabilitação Psicomotora
– Fisioterapia
– Pedagogia
– Estudantes finalistas das áreas acima
– Outros ligados à área das Neurociências e Educação ou interessados nas áreas

Sendo que os candidatos à Pós Graducação “NeuroEducação” – deverão cumprir os seguintes requisitos:

– Frequência de  licenciatura, mestrado ou doutoramento;
– Currículo académico e experiência profissional nas áreas acima referenciadas
– Possuir conhecimento informáticos na óptica do utilizador e ligação à Internet.

São favorecidos os candidatos com licenciatura finalizada no presente ano.

3OBJECTIVOS GERAIS

Objetivos Gerais

  • Auxiliar na compreensão e aquisição das ferramentas e conceitos bases da Neuroeducação
  • Explicar a importância do conhecimento de matérias afetas às áreas da neurociência e biologia no estudo do comportamento humano em contexto de aprendizagem
  • Caracterizar a importância das diferentes emoções no desenvolvimento da criança e do adolescente
  • Identificar os principais passos da avaliação neuropsicologia e principais procedimentos da reabilitação cognitiva;
  • Reconhecer estratégias Neuropedagógicas de Ensino- Avaliação e NeuroEstimulação em crianças e jovens
  • Identificar as principais Perturbações Cognitivas e Estratégias de Aprendizagem em contexto de Sala de Aula
  • Reconhecer algumas das práticas utilizadas em Programação Neurolinguística (PNL) em Crianças/Jovens
  • Diferenciar as práticas de um modelo de Estimulação Seletiva
  • Reconhecer os diferentes Modelos de Aquisição e Métodos de Ensino na Aprendizagem da Leitura
  • Definir a importância da Consciência Fonológica na aquisição e aprendizagem da leitura
  • Relacionar os princípios básicos das Neurociências às Dificuldades Especificas da Aprendizagem
  • Identificar novas Metodologias e Ferramentas em Neurociências e Educação especial
  • Criar projetos e novas metodologias segundo os princípios básicos da NeuroEducação

4CARGA HORÁRIA - CRONOGRAMA (datas e local)

Carga Horária Total da Pós Graduação
146h presenciais + 254h de auto-formação = 400h certificadas

Estrutura da Pós Graduação

O curso tem 12 módulos de aprendizagem + 1 módulo de supervisão (Módulo 13).

Carga Horária por Módulo
– Presencial: 12h ou 8h teórico-práticas (Excepto Congresso com 10h de Formação)
– Auto–formação*: 16h 0u 22h de autoformação (manuais, artigos de leitura, exercícios e fóruns)

Seminários: poderão decorrer ao longo do percurso seminários ou workshops temáticos com profissionais e técnicos de excelência.

*Módulo 13: 8h presenciais (acompanhamento e análise de projetos)/ 8H Presenciais (Prova Escrita+ Defesa de Projeto)/ 30h Auto-Formação (Realização de Projeto, supervisão acompanhamento etc)- 2h SS (Duvidas e Esclarecimentos relativos ao Projeto)

TOTAL: 400h certificadas

* Os alunos poderão ainda beneficiar de mais sessões elearning (à distância) ao longo do percurso, caso assim entendam como necessário.

As sessões irão decorrer em horário Pós-Laboral, numa base de NÃO mais de 2 fins de semana por mês, nos seguintes horários:

Horário de funcionamento:
– Sextas: 19:00 – 23:00
– Sábados: 10:00 – 19:00 / 09:00 – 18:00 / 10:00 – 17:00

::DIAS PRESENCIAIS::  Viseu clique AQUI para visualizar o cronograma

5INVESTIMENTO

Valor Propinas
Periodicidade das propinas: Mensal
Total de mensalidades: 8 mensalidades
Prazos: Os valores e vagas abaixo apresentados são válidos até à data indicada em cada rubrica

Preço XXS –1399 Eur em 8 mensalidades de 174,90 EUR – Até 30 de Julho
Preço XS – 1499 Eur em 8 mensalidades de 187,40 EUR – Até 31 de Agosto
Preço S –  1599 Eur em 8 mensalidades 199,90 EUR – Até dia 31 de Setembro
Preço M –1999 Eur em 8 mensalidades de 249,90 EUR – Até  31 de Outubro
Preço L – 2399 Eur em 8 mensalidades de 299,90 Eur – Até 1 semana

Valores especiais para grupos, contactar info@psicosoma.pt ou 232 431 060
Procedimentos e Prazos
O curso tem apenas 30 vagas com preços especiais.

De modo a assegurar a inscrição, o participante deverá regularizar os valores:
– Pagamento da 1ª Propina após cinco dias úteis da realização da inscrição;
– Pagamento da 2ª Propina antes do início da Pós Graduação;
– Pagamento mensal das restantes propinas ao longo do meses.

Através de:
– Pagamento em Numerário no balcão da PsicoSoma Viseu;
– Cheque à ordem de PsicoSoma, Livraria, Editora, Formação e Empresas, Lda;
– Transferência Bancária para a conta NIB – Santander Totta PsicoSoma 0018.000312823613020.24;
– Enviar os documentos indicados no formulário Inscrição.

Caso opte pelo cheque, deverá enviar o mesmo para PsicoSoma, Lda, Rua Miguel Bombarda, nº36, 3510-089 Viseu. Deve indicar qual o motivo do pagamento do cheque por carta registada.

Caso opte pela transferência bancária deverá indicar “Pag. PgNeuroeducacaoLISBOA + NOME” no descritivo da operação, e enviar de seguida via email para info@psicosoma.pt o documento comprovativo.

O pagamento da 1ª Propina não confere direito a devolução em caso de desistência por parte do participante.

De modo a tirar dúvidas poderá contactar 00 351 232 431 060 ou info@psicosoma.pt

O que inclui o investimento?
A inscrição na Pós Graduação atribui:
– Acesso às aulas presenciais com docentes especializados;
– Kit de Formação PsicoSoma (NoteBook, Caneta, Bloco de folhas);
– Uma bolsa para tablet;
– Acesso à Plataforma ELearning PsicoSoma;
– Kit de Artigos Científicos e Documentários inerentes aos conteúdos da formação;
– 1 Certificado de Formação Profissional validado pela SIGO.
– Participação Grátis no “Congresso de Neurociências e Educação Especial” a realizar em Portugal em 2018

6PROGRAMA

MÓDULO 1 – Princípios da NeuroEducação: Neurociências na Aprendizagem
8H.P+ 16H.AF

Prof. – Cátia Mateus
1.1 – Princípios da NeuroEducação
1.2 – Conceitos e perspetiva Histórica- As neurociências e a Educação
1.3 – Empreender na Educação: Como incluir crianças com NEE à luz da Neurociência
1.4 – NeuroEducar pequenos Cérebros- Planos de Intervenção
1.5 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
Programa de Estimulação em Neuroeducação em crianças


MÓDULO 2 – Processos Básicos do Funcionamento Cerebral
12H.P+ 22H.AF
Prof. – Fernando Rodrigues

2.1 – Noções básicas do funcionamento do cérebro e neuroanatomia
2.2 – Estruturas Cognitivas de Atenção e Memória
2.3 – Introdução à neurobiologia das emoções
2.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
-Técnicas de Aprendizagem de Leitura com base atencional – Fast Reading
-Estimulação de Memória e Técnicas Eficazes de Neuroaprendizagem
-Estratégias de Criatividade e Inovação com Crianças
-Programa de Neuroeducação para a Felicidade


MÓDULO 3 – Neuropsicofisiologia em Crianças e Jovens
12H.P+ 22H.AF
Prof. – Carlos Fernandes da Silva

3.1 – Processos Cognitivos Básicos e Evidence Based Neuropsychological Practice
3.2 – Aprendizagem pela recompensa: abordagem contingencial e centros de recompensa
3.3 – A aprendizagem pelo erro: abordagem contingencial e fundamentos neurobiológicos
3.4 – Da clínica à escola: Estimulação Cognitiva e Reabilitação cognitiva “ecológica”
3.5 – O eletroencefalograma (EEG) na prática neuroeducativa
3.6 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Avaliação Neuropsicológica Pediátrica: princípios, técnicas e instrumentos
– Utilização de EEG e cuidados no seu uso
– Psicofisiologia periférica nos processos cognitivos: EEG, ECG, EDA e fEMG


MÓDULO 4 – Neurodesenvolvimento da Criança e do Adolescente: Emoção – Cognição – Comportamento
8H.P+ 16H.AF
Prof. – Juliana Monteiro

4.1 – As emoções no desenvolvimento da criança – Gestão de Emoções /Resolução de Problemas /Disciplina e autocontrolo
4.2-  Diferenciação emocional cognitiva e comportamental
4.3 – Autoconceito e autoestima
4.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Intervenção/Estimulação em NEE e populações normativas: Programa Crescer a Brincar
– Intervenção em comportamentos Disruptivos: Programa GPS- Gerar Percursos Sociais


MÓDULO 5 Avaliação e NeuroEstimulação em crianças e jovens
12H.P+ 22H.AF
Prof. – Convidado e Juliana Monteiro

5.1 – Áreas Funcionais e sua Avaliação
5.2 – Testes e Baterias de Avaliação Neuropsicológica
5.3 – Programas de Estimulação em Crianças e Jovens
5.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas
– Estratégias de integração: Como agir com mentes diferentes
– Jogos de Estimulação e Reabilitação Neuropsicológica


MÓDULO 6 – Perturbações Cognitivas na Sala de Aula e Estratégias para lidar
12H.P+ 22H.AF
Prof. – Renato Paiva

6.1 – As competências parentais no processo de aprendizagem
6.2 – O que é e como estimular o Alto Rendimento Académico
6.3 – Neuroeducação na prática letiva
6.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas
– Estratégias de Educação Cognitiva
– Estratégias de Pedagogia Ativa
– Estratégias para intervenção com Dificuldades de Aprendizagem


MÓDULO 7 – Programação Neurolinguística Aplicada ao Contexto Escolar
12H.P+ 22H.AF
Prof. – Cristina Ferreira

7.1 – Introdução à Programação Neurolinguística (PNL) em Crianças/Jovens
7.2 –  The Whole Brain Teaching Theory
7.3 – O Modelo de Milton e o Modelo PLENatITUDE
7.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Aplicação de Estratégias de PNL na sala de aula
– Jogos para desenvolvimento de competências intrapessoais e interpessoais
– Atividades práticas do modelo PLENatITUDE


MÓDULO 8 – Os Neuroginásios: Um modelo de Estimulação Seletiva
8H.P+ 22H.AF
Prof. – Juliana Monteiro

8.1 – Os distúrbios do NeuroDesenvolvimento: A DSM V e novas nomenclaturas
8.2 – Interpretação do Relatório NeuroPsicológico – Escolha de Protocolo de Intervenção
8.3 – Como Criar paradigmas em NeuroEducação
8.4 –  Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas
– Estimulação atencional com Eye Tracking
– Estimulação Cognitiva com EEG de 5 e 14 canais


MÓDULO 9 – Estratégias de Intervenção na Leitura: Programa de Avaliação e Estimulação
12H.P+ 22H.AF
Prof. – Sandrina Esteves

9.1 – Aprendizagem da Leitura: Modelos de Aquisição e Métodos de Ensino
9.2 – Modelos Teóricos de Aprendizagem da Leitura
9.3 – Competências Específicas e Dificuldades na Aprendizagem da Leitura
9.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Fluência da Leitura: Da Avaliação à Intervenção
– PAFL – Prova de Avaliação da Fluência na Leitura: Aplicação
– PAFL – Prova de Avaliação da Fluência na Leitura: Interpretação e Intervenção


MÓDULO 10 – Promoção e Desenvolvimento da Consciência Fonológica
12H.P+ 22H.AF
Prof. – Ana Catarina Rios

10.1 – Definição e delimitação do conceito de Consciência Fonológica
10.2 – Desenvolvimento da consciência fonológica
10.3 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Avaliação da Consciência Fonológica
– Consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita
– Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica
– Treino de Consciência da Palavra e silábica
– Treino da Consciência Intrassilábica e fonémica


MÓDULO 11 – Neurociências nas Dificuldades Especificas da Aprendizagem
12H.P+ 22H.AF
Prof. – Inês Rodrigues & Cátia Mateus

11.1 – Dificuldades Especificas da Aprendizagem no Desenvolvimento NeuroPsicomotor- Dislexia/Disgrafia/Discalculia
11.2 – Técnicas de identificação de problemas de dificuldades escolares
11.3 – Instrumentos de aferição de Pré-competências
11.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
PNILE – Programa de Neurociência: Intervenção em Leitura e Escrita
Treino de Competências e Memória e Raciocínio Lógico
Treino de Competências de Cálculo, Atenção e Linguagem
Treino de Competências de Compreensão e Expressão Escrita e Oral


MÓDULO 12 Congresso Internacional- Neurociências e Educação Especial
10H.P

Participação no congresso- Novas Metodologias e Ferramentas em Neurociências e Educação especial


MÓDULO 13 – Criação de Projetos e Ferramentas em NeuroEducação
16H.P+ 30H.AF
Prof. – Juliana Monteiro E Cátia Mateus

SUPERVISÃO e acompanhamento de projeto
– Como criar e gerar programas
– Avaliação Escrita
– Apresentação de Projetos pelos alunos e sugestões

*As apresentações dos Neuro Pitch serão individuais com presença de um júri constituído por três profissionais (15 minutos)

7NOTAS IMPORTANTES

Informações e Certificações

A Pós Graduação em  “Neuroeducação – Neurociência Cognitiva Aplicada à Educação e aos Distúrbios de Aprendizagem” é ministrado sob a responsabilidade formativa da Psico & Soma – Livraria, Editora, Formação e Empresas, Lda. (NIF: 507038231) que é uma entidade certificada pela DGERT, sendo que este curso de formação tem a sua certificação na SIGO ( Sistema de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa) que confere certificação profissional na área 342 – Ciências Empresariais: Marketing e Publicidade.

 


Declarações e Certificado

Os participantes poderão solicitar declarações de presença à Coordenação Estratégica caso necessitem de justificar faltas perante a entidade patronal.
O Certificado da Pós Graduação será emitido após aprovação do participante e avaliações, verificação dos documentos e pagamento integral, num prazo máximo máximo de 60 dias após o processo do aluno estar concluído.

Serão emitidos certificados de cursos de formação profissional, permitindo que o formando além do diploma de pós-graduação, obtenha certificados de formação profissional inseridos na SIGO.

_____________________________________________________________________

Presenças e Ausências

Cada participante apenas poderá faltar 6h INJUSTIFICADAS no total da formação, representando assim 5% do total de horas presenciais/e-learning.

O participante deverá informar os Coordenadores Estratégicos via email a informar acerca da sua ausência e não pode faltar a aulas práticas.

Para obter o certificado de Módulo na SIGO, nunca pode faltar às aulas presenciais desse módulo.
No que se refere a FALTAS JUSTIFICADAS, a PsicoSoma assume a compensação formativa (existindo uma taxa suplementar ao aluno), ministrando formação individual no módulo em formato E-learning. Todavia, essa situação deve ser analisada com o Gestor da Formação.

_____________________________________________________________________

Considerações Importantes:

1) A data limite das fases de candidatura poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
2) Na contingência de não atingir o número mínimo de participantes, a formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela Entidade PsicoSoma Lda.
3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução dos valores pagos quando a mesma for comunicada até 10 dias antes da data agendada para o início da formação (Sendo deduzido o valor de 1.50€ correspondente a encargos financeiros.Da alínea anterior excluem-se as formações “confirmadas“. Se o candidato desistir depois da formação ser dada como confirmada, não haverá lugar à restituição dos valores pagos.
4) Caso a candidatura não seja selecionada fica salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela PsicoSoma.
5) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma localidade.
6) As datas de formação são suscetíveis a alterações por imprevistos de força maior.
7)Informações mais detalhadas em regulamento e termos e anexos


Coordenação

Coordenador Científico
Fernando Rodrigues
fernando.rodrigues@psicosoma.pt

Gestora e Coordenadora da Formação
Cátia Mateus
formacao@psicosoma.pt
+ 351 232 431 060

Coordenador Estratégico e Operacional Atendimento
Natacha Martins
qualidade@psicosoma.pt
+351 232 431 060

Fique a par de toda as novidades

Local

PsicoSoma Viseu
Rua Miguel Bombarda, nº36
Viseu, Viseu 3500 Portugal
Telefone:
232 431 060
Site:
www.psicosoma.pt

Organizador

PSICOSOMA
Telefone:
+351 232431060
E-mail:
viseu@psicosoma.pt
Site:
http://psicosoma.pt/